PCP recusa segurar Governo. “Está nas mãos do PS impedir que caia”

António Cotrim / Lusa

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista (PCP), explicou o caminho que o partido vai seguir na análise do orçamento retificativo, dizendo mesmo que o PCP não vai segurar o Governo.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Jerónimo de Sousa disse que a a demissão do Governo não é uma questão que se coloca agora. Porém, se um ficar dependente do PCP e o partido não concordar com as políticas do Executivo de António Costa, os comunistas não irão segurar o Governo.

“Consideramos que essa não é a questão agora – a demissão do governo -, mas se o governo do PS enveredar por essa política de retrocesso, que se manifestou nos PEC e no pacto de agressão, nós não acompanharemos o Partido Socialista“, respondeu o secretário-geral do PCP quando questionado se o partido fará o mesmo que fez em 2011, aquando da votação do PECIV que levou à queda do governo de José Sócrates.

Em causa está a discussão para o Orçamento do Estado para 2021 que irá iniciar em julho. Jerónimo de Sousa disse que vai avaliar “cada medida” e que o PCP determinará a sua “posição de voto independentemente do destino do Governo“.

Jerónimo de Sousa demarca-se, assim, de uma responsabilidade de segurar o Governo. “Está nas mãos do Partido Socialista impedir que o governo caia”, disse, citado pelo DN.

Para Jerónimo, a afirmação de Costa de recusa de impor austeridade foi “importante”, mas “falta a prova” e os sinais não o demonstram.

“O que estes quatro anos demonstraram é que quanto mais valorizados forem os trabalhadores, o seu trabalho, os seus direitos, melhor para a nossa economia. A vida provou-o, não sou eu que estou a inventar”, afirmou Jerónimo, que se mostra crítico do aproveitamento que diz que as empresas fizeram de medidas como o lay-off. “Tenho grande dificuldade em compreender que cerca de 500 empresas, tendo tido lucros fabulosos, queiram prolongar o lay-off. Isto não pode ser um processo que continue meses sem fim”.

Na entrevista ao DN, o líder do PCP admite que foi o comportamento das grandes empresas foi o que levou os comunistas a oporem-se ao estado de emergência. “Por isso é que nós considerámos o estado de emergência como um exagero. O estado de emergência serviu, não para salvaguardar a saúde dos portugueses, mas para transformar a dificuldade numa oportunidade para muitos”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …