PCP processa Mário Centeno

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O PCP interpôs três ações judiciais contra Mário Centeno, por a Autoridade Tributária ter recusado devolver o IVA de algumas atividades partidárias.

O PCP interpôs três ações judiciais contra o ministro das Finanças, Mário Centeno, no Tribunal Tributário de Lisboa. Segundo o Correio da Manhã, em causa está o facto de a Autoridade Tributária (AT) ter recusado devolver o IVA de vários tipos de despesas, nomeadamente de algumas atividades partidárias.

De acordo com o jornal, os processos deram entrada no Tribunal Tributário em fevereiro e março deste ano. No entanto, não indicam os montantes do IVA que são reclamados pelo PCP ao Fisco.

A ação do partido liderado por Jerónimo de Sousa avança em tribunal visto que o período de contestação com a Autoridade Tributária já terminou. O procedimento normal estabelece que a ação avança em tribunal contra o ministro das Finanças, que tutela a AT.

O PCP recusa-se a avançar o valor do IVA em causa. Contudo, o jornal afirma ser provável que o montante seja elevado. O partido afirma que “a Autoridade Tributária invoca que há despesas que não visam expressamente difundir a mensagem política ou identidade própria”.

Entre as despesas em que o Fisco recusa a devolução do IVA estão “folhetos sobre o tema ‘Derrotar o Governo – Recuperar Salários e Direitos Roubados’; múpis, autocolantes e cartazes da JCP; produção de bandeiras do PCP; folheto e tarjeta sobre a sessão de evocação da Fuga da Cadeia do Forte de Peniche de 1960”, revela o CM.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Olha, esperto, a tua boquinha cai em saco roto sabes porquê? Porque a isenção que foi atribuída ao filho do orelhas foi concedida pela câmera de Lisboa e não pela AT, além de que ele tem lugar cativo na Luz, não precisava de bilhetes porque isso ele já tinha, o que ele pediu foi pra ver o jogo da tribuna VIP, o que faz sentido sendo ele uma figura de estado.
      Estas a ver! Se tivesses ficado caladinho tinhas feito melhor figura!

      • Pois pois, sim sim, está bem está… Não vale a pena discutir com toupeiras, só percebem de túneis e a cegueira não tem remédio.

  1. Pura e simplesmente não deveria haver qualquer devolução de IVA.
    Os custos de promoção deveria e deverá ser suportado integralmente pelos militantes dos partidos porquanto a ser como está em lei, aprovada pelos interessados, coloca a despesa a ser suportada pela generalidade dos Portugueses.

    • Exactamente!!
      Além disso, a isenção do IVA dá origem a muitos esquemas fraudulentos como os que aconteceram no Porto com a publicidade (com a ajuda do vigarista Marco António Costa)!…

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …