PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a todo o território.

O Partido Comunista quer propor aumentar para 104 milhões de euros a verba disponibilizada pelo Fundo Ambiental e que as Comunidades Intermunicipais definam, até 1 de abril, a forma de aplicação do dinheiro do Programa de Apoio à Redução Tarifária.

A redução do preço dos transportes públicos é de há muito uma reivindicação do PCP, que agora, garantiu Bruno Dias à TSF, cria condições para que isso se torne possível em todo o país.

“É preciso garantir que todos os operadores aceitem este sistema e que haja mais território abrangido para que mais pessoas possam ser servidas”, explicou o deputado do PCP, sublinhando que “além dos passes sociais em Lisboa e no Porto, deve haver condições para criar soluções deste tipo em todo o território“.

O deputado salientou que é necessário que as Comunidades Intermunicipais possam aplicar as medidas já previstas para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O PCP propõe para isso que sejam disponibilizados 104 milhões de euros do Fundo Ambiental em vez dos atuais 87. “É preciso adaptar e reavaliar o quadro de regulamentação aplicado para o financiamento e distribuição das verbas às diferentes empresas de transporte”, afirma.

A proposta não foi negociada com o Governo, mas Bruno Dias diz acreditar na aprovação do parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É uma proposta que não pode chumbaram. A que propósito é que Lisboa e Porto podem ter mais previlegios do que as outras cidades a nível de financiamento de transportes? Por acaso os lisboetas e os portuenses pagam mais impostos do que eu que sou de outra cidade?! As Câmaras Municipais têm de se impor!

RESPONDER

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …