PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a todo o território.

O Partido Comunista quer propor aumentar para 104 milhões de euros a verba disponibilizada pelo Fundo Ambiental e que as Comunidades Intermunicipais definam, até 1 de abril, a forma de aplicação do dinheiro do Programa de Apoio à Redução Tarifária.

A redução do preço dos transportes públicos é de há muito uma reivindicação do PCP, que agora, garantiu Bruno Dias à TSF, cria condições para que isso se torne possível em todo o país.

“É preciso garantir que todos os operadores aceitem este sistema e que haja mais território abrangido para que mais pessoas possam ser servidas”, explicou o deputado do PCP, sublinhando que “além dos passes sociais em Lisboa e no Porto, deve haver condições para criar soluções deste tipo em todo o território“.

O deputado salientou que é necessário que as Comunidades Intermunicipais possam aplicar as medidas já previstas para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

O PCP propõe para isso que sejam disponibilizados 104 milhões de euros do Fundo Ambiental em vez dos atuais 87. “É preciso adaptar e reavaliar o quadro de regulamentação aplicado para o financiamento e distribuição das verbas às diferentes empresas de transporte”, afirma.

A proposta não foi negociada com o Governo, mas Bruno Dias diz acreditar na aprovação do parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É uma proposta que não pode chumbaram. A que propósito é que Lisboa e Porto podem ter mais previlegios do que as outras cidades a nível de financiamento de transportes? Por acaso os lisboetas e os portuenses pagam mais impostos do que eu que sou de outra cidade?! As Câmaras Municipais têm de se impor!

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …