/

Pavilhão Rosa Mota. BE está contra mudança do nome e pede debate alargado

1

indicopleustes / Flickr

O Bloco de Esquerda manifestou-se esta segunda-feira contra a alteração do nome do pavilhão Rosa Mota e quer que a Câmara do Porto promova uma discussão alargada para o regresso daquele equipamento à esfera pública e municipal.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda Porto mostrou-se contra a nova denominação atribuída ao espaço inaugurado esta segunda-feira após dois anos de obras de renovação, que vai passar a chamar-se Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota.

No documento o BE quer “reverter de imediato esta apropriação indevida, impedindo a alteração do nome daquele que é e será, para o Porto, o Pavilhão Rosa Mota” ao mesmo tempo que pretende uma “discussão alargada na cidade que permita a renegociação do contrato e seu regresso à esfera pública e municipal”.

Lembrando ter estado “contra a entrega do Palácio de Cristal a entidades privadas pela mão de Rui Rio, em 2009, a par do movimento que na altura se gerou no Porto” e que em 2014 “denunciaram na Assembleia Municipal o modelo de reabilitação deste equipamento municipal essencial à cidade, votando contra a proposta de entrega a privados apresentada por Rui Moreira”, o BE aponta para as contas do município para justificar a sua posição.

“Os sucessivos orçamentos apresentados pelo executivo camarário vieram a dar razão ao Bloco de Esquerda: seria possível avançar com uma reabilitação e gestão inteiramente pública e municipal deste equipamento, fazendo ainda reverter as receitas geradas a favor da cidade”, refere o comunicado onde Rui Moreira surge como culpado. “Não salvaguardou o interesse da cidade do Porto”, acusam os bloquistas.

Lamentando que “não só o Pavilhão Rosa Mota ficará alheado da gestão pública durante 20 anos, como até a sua toponímia ficou subalternizada aos interesses privados e do negócio”, o BE frisou ser Rosa Mota “uma figura marcante do desporto nacional e um símbolo de empenhamento e esforço que tanto diz à cidade do Porto”.

Batalha “vai durar vários anos

O ex-treinador e companheiro de Rosa Mota disse esta segunda-feira estar a preparar-se para “uma batalha que vai durante vários anos” pela defesa do nome do Pavilhão Rosa Mota, segunda-feira inaugurado, no Porto, sob a designação de Super Bock Arena.

“O desabafo que faço é que estou a preparar-me para uma batalha que vai durar vários anos”, afirmou em declarações à Lusa, José Pedroso, que se escusou a tecer qualquer outra declaração.

O Pavilhão Rosa Mota reabriu, esta segunda-feira, com um novo nome, que inclui a designação comercial de um patrocinador e a inscrição da antiga campeã olímpica: “Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota”.

A atleta não gostou da alteração e disse sentir-se “enganada” pela Câmara, pois estava convencida de que o nome do espaço seria “Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena” e não o contrário.

O presidente da Câmara do Porto já tinha referido que considera que o “incómodo” existente é com o logótipo”, sublinhando que a autarquia não tem meios nem recursos para se opor.

“As pessoas que gostam da Rosa Mota gostam que este pavilhão esteja reabilitado. Por favor, não me venham com complexos por haver um nome que está associado a bebidas alcoólicas, porque, quando a cidade não era conhecida como é hoje, pelo FC Porto, pela sua cultura, pelas suas músicas, pela sua irreverência, a cidade do Porto já era associada ao vinho do Porto”, disse o autarca, Rui Moreira.

Para além da atleta, os vereadores da oposição na Câmara do Porto também anunciaram que iam faltar à inauguração do renovado pavilhão no Palácio de Cristal por estarem contra a “menorização” do nome da atleta.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. Vocês BE deviam era ir ver as crianças e as condiçōes que estas teem por ainda não ter sido feita a pediatria … pior é que andam com processos em tribunal so para atrasar ainda mais a obra … é nestas coisas que o bloco de esquerda devia estar a ver e a fazer noticia e não um pavilhao que foi renovado com dinheiro de privados! O que quer dizer que não houve dinheiro dos contributes la metido o que é bom! Agora ja que estao ai no Porto vão la ver as condiçōes precarios que o sns oferece as crianças!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.