/

Já pode fazer uma pausa da pandemia e meditar com o Aquário da Baía de Monterey

O mundo está fechado em casa. Confinada a quatro paredes, a população começa a sentir falta do mundo exterior. A equipa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos, não esqueceu o seu público e está a trabalhar diariamente para partilhar online a vida marinha.

Em março, o aquário norte-americano, um dos mais famosos do mundo, lançou uma série de vídeos, chamada Morning MeditOcean, composta por seis vídeos de meditação, com imagens do aquário. O mais popular é a Meditação guiada com medusas, que conta já com mais de 50 mil visualizações.

Emily Simpson, que trabalha no departamento de comunicação do aquário da Baía de Monterey, explicou que o objetivo era dar atenção à saúde mental numa altura em que o mundo atravessa uma pandemia. Como observar e ouvir o oceano e a vida marinha tem um efeito relaxante, Simpson achou boa ideia lançar esta iniciativa de meditação.

Esta série de meditação nasceu do desejo de levar algum conforto à comunidade online do aquário. As imagens foram filmadas nas instalações do aquário e as narrações foram gravadas por membros do staff.

Combinar imagens da vida marinha com meditação foi uma ideia que resultou num projeto bem sucedido e muito popular. “Num mundo que se tornou tão rápido e industrializado, observar algas a balançar lentamente e peixes a flutuar fornece aos nossos cérebros sobrecarregados um lembrete gentil para fazer uma pausa e apreciar o mundo ao nosso redor”, explicou Simpson.

Numa altura em que o mundo se vê assolado perante a pandemia de covid-19, esta série é também um lembrete de que, apesar de o mundo parecer caótico, “debaixo de água, na floresta, no deserto e em todos os espaços naturais, a vida persiste”.

“Agora, que tantas pessoas estão confinadas a ambientes fechados, estes vídeos fornecem a conexão com a natureza que todos sentimos falta”, acrescentou a responsável, numa entrevista ao Inverse. Além disso, é também uma forma de mostrar às pessoas que não estão sozinhas.

A missão do aquário da Baía de Monterey é inspirar a conservação do oceano, criando conexões com as pessoas a um nível que Simpson classifica de “humano”. “Espero que as pessoas que vêem estes vídeos saibam que o oceano é bonito e resistente – como nós.”

O aquário está a preparar os próximos vídeos do MeditOceans. Por agora, está disponível no YouTube uma playlist com os seis vídeos já lançados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.