Já pode fazer uma pausa da pandemia e meditar com o Aquário da Baía de Monterey

O mundo está fechado em casa. Confinada a quatro paredes, a população começa a sentir falta do mundo exterior. A equipa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos, não esqueceu o seu público e está a trabalhar diariamente para partilhar online a vida marinha.

Em março, o aquário norte-americano, um dos mais famosos do mundo, lançou uma série de vídeos, chamada Morning MeditOcean, composta por seis vídeos de meditação, com imagens do aquário. O mais popular é a Meditação guiada com medusas, que conta já com mais de 50 mil visualizações.

Emily Simpson, que trabalha no departamento de comunicação do aquário da Baía de Monterey, explicou que o objetivo era dar atenção à saúde mental numa altura em que o mundo atravessa uma pandemia. Como observar e ouvir o oceano e a vida marinha tem um efeito relaxante, Simpson achou boa ideia lançar esta iniciativa de meditação.

Esta série de meditação nasceu do desejo de levar algum conforto à comunidade online do aquário. As imagens foram filmadas nas instalações do aquário e as narrações foram gravadas por membros do staff.

Combinar imagens da vida marinha com meditação foi uma ideia que resultou num projeto bem sucedido e muito popular. “Num mundo que se tornou tão rápido e industrializado, observar algas a balançar lentamente e peixes a flutuar fornece aos nossos cérebros sobrecarregados um lembrete gentil para fazer uma pausa e apreciar o mundo ao nosso redor”, explicou Simpson.

Numa altura em que o mundo se vê assolado perante a pandemia de covid-19, esta série é também um lembrete de que, apesar de o mundo parecer caótico, “debaixo de água, na floresta, no deserto e em todos os espaços naturais, a vida persiste”.

“Agora, que tantas pessoas estão confinadas a ambientes fechados, estes vídeos fornecem a conexão com a natureza que todos sentimos falta”, acrescentou a responsável, numa entrevista ao Inverse. Além disso, é também uma forma de mostrar às pessoas que não estão sozinhas.

A missão do aquário da Baía de Monterey é inspirar a conservação do oceano, criando conexões com as pessoas a um nível que Simpson classifica de “humano”. “Espero que as pessoas que vêem estes vídeos saibam que o oceano é bonito e resistente – como nós.”

O aquário está a preparar os próximos vídeos do MeditOceans. Por agora, está disponível no YouTube uma playlist com os seis vídeos já lançados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …