Passos teve na mão solução para o Banif que pouparia milhões ao Estado

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O caso Banif poderia ter sido resolvido poupando vários milhões aos contribuintes portugueses, a avaliar por uma carta agora divulgada, que revela que a Comissão Europeia apresentou ao anterior governo uma solução para o Banco em 2014.

Na carta, datada de Dezembro de 2014 e divulgada pelo Diário Económico, a Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, apresenta o “esboço” de “um plano de reestruturação” para o Banif que “asseguraria a viabilidade” do Banco e o pagamento da “totalidade dos 825 milhões de euros da ajuda recebida do Estado ou, pelo menos, remunerar essa ajuda de forma adequada”.

A proposta da União Europeia, que surgiu “após a rejeição de vários planos de reestruturação”, realça o Económico, previa a venda do Banif de forma gradual até 2017.

A  Comissária Europeia da Concorrência sublinhava na sua carta que “a necessidade de uma actuação rápida é ainda mais urgente” no caso do Banif do que no caso BES.

Vestager realçava também a ideia de que as instâncias europeias estavam a ser compreensivas e pacientes com o governo de Passos Coelho, que não queria pôr em causa a saída limpa do Programa de Assistência.

Na carta ainda se solicitava ao anterior Executivo a apresentação de uma solução “credível” até Março de 2015, mas como isso não aconteceu, a Comissão Europeia abriu uma investigação ao Banif.

Em Dezembro passado, o governo de António Costa acabou por consumar a venda do Banif ao Santander por 150 milhões de euros, perdendo o Estado a possibilidade de recuperar os 825 milhões de euros injectados no Banco e ficando em risco de gastar mais de três mil milhões de euros .

Um desfecho muito negativo para as contas dos contribuintes e que podia afinal, ter sido menos oneroso para o Estado.

Estado poderia ter poupado mil milhões no Banif

O Jornal de Notícias aponta que o “Estado podia ter poupado até mil milhões no Banif”, caso o governo de Costa tivesse “optado por imputar perdas aos investidores com obrigações seniores“.

A solução traçada para o Banif implicou um “resgate interno mínimo” (“bail-in”) que responsabiliza os accionistas e os obrigacionistas subordinados do Banco.

Mas, “de acordo com as regras portuguesas, era possível que esse resgate interno tivesse chegado também aos obrigacionistas seniores”, frisa o JN, citando uma fonte europeia.

Essa alternativa seria semelhante à que aconteceu no Novo Banco quando a 29 de Dezembro passado, o Banco de Portugal decidiu passar para o BES as obrigações dos credores seniores, imputando-lhes as potenciais perdas fruto da provável incapacidade financeira do “banco mau”.

Decisão esta que está a ser muito contestada, com os obrigacionistas a ameaçarem ir para Tribunal.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Poupava ao Estado (ao povo contribuinte) mil milhões, mas os amigalhaços do Portas e do Passos, aqueles que deviam pagar mais impostos e não pagam, os mais ricos do país, esses perdiam. Como Passos e Portas querem tacho quando saírem da politica, puseram o povo mais uma vez a pagar.

  2. Numa europa desmembrada por conglomerados que patrocinaram “Aliados”, “nacionalistas” e “Socialistas” não é de se admirar que a Eurásia Ocidental vá neste momento passar mal. Todos sabemos que a europa foi orquestrada pela OSS a mando do vaticano e os amigos de jesus e o gang Z. Nada do que foi registado sobre o período anterior á 1ª guerra nem pós segunda guerra (ambas chamadas de Guerra dos 30 Anos por Churchill) é real. Hoje cerra-se dentes ao revisionismo da história para o povo não descobrir que a europa foi tomada por castas agressivas para a tornar nuns meros estados unidos de coisa nenhuma.. um pouco como quando os ingleses retomaram os estados unidos depois da guerra civil americana. Para concluir é de se notar que quem não sabia á 5 anos que iriamos ter para 2016 um governo comunista(ou fabiano) vai agora chorar por nada ter feito pois a situação está em reais maus lençóis. O plano que foi traçado para este canto do planalçto , já se faz mostrar e se notar o efeito de victória.. para tal visionamento basta erger o olhar e verificar as descargas quimicas que se abatem sobre nós 24/7 que nada mais são do que a mais avançada tipologia de guerra.(daí todos os países terem dividas um projecto destes é dispendioso) Feliz 2016 para todos.
    Boa Noite e boa Sorte

  3. Uma das promessas de Passos Coelho na campanha eleitoral de 2011 era a caça aos crimes económicos e políticos – que não prescreveriam nem ficariam sem punição!!
    Pois faça-se-lhe a vontade!

  4. isto e uma das muits coisas que os portugueses nao devem deixar passar este coelho a única coisa que fez foi enterrar o pais um bandido que se arvorava em defensor do pais ate roubou as datas mais importantes a única coisa com que ele se im[ortava er cantar de poleiro ams que grande sacana

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …