Passos quer apenas um debate com Costa na televisão

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Os três canais de televisão generalistas reuniram-se esta terça-feira com os partidos, depois de na semana passada terem apresentado uma proposta conjunta para os debates das eleições legislativas. O encontro, no entanto, resultou num impasse e repete-se na sexta-feira.

Na reunião foi debatida a proposta inicial feita pela RTP, SIC e TVI, que prevê três debates entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o líder socialista, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

O Público avança que o secretário-geral do PS consentiu a proposta das televisões em agendar três debates com o líder da coligação: um em cada canal, com a duração de 50 minutos cada e relacionados com diferentes temas.

No entanto, Passos Coelho preferia um único frente-a-frente com António Costa, com a duração alargada de 1h30 e transmitido em simultâneo nos três canais, tendo em conta que ambos vão estar também em discussão na rádio, num debate a ser transmitido simultaneamente na Antena 1, TSF e Renascença.

Outro aspeto que gerou discórdia foi o número de cadeiras em cada debate. Apelando à nova lei sobre a cobertura da campanha eleitoral, António Costa reivindica que só devem ser incluídas nos debates as candidaturas às eleições, e não os partidos, resumindo-se a quatro vozes.

Assim, a coligação PSD/CDS seria apenas representada por Passos Coelho, deixando de fora Paulo Portas, e a coligação CDU, que reúne PCP e Os Verdes, seria representada pelo líder Jerónimo de Sousa, excluindo assim Heloísa Apolónia, dos Verdes.

Os canais de televisão apoiam esta opção, já que teriam de emitir mais debates caso os parceiros de coligação fossem chamados à discussão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …