Passos já tem o novo governo na cabeça

Pedro Nunes / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, já tem na cabeça a composição do novo governo do país, caso venha a ser esta quarta-feira indigitado pelo presidente da República para o formar. Mas ninguém sabe ao certo quais são as ideias do primeiro-ministro.

Segundo avança uma fonte citada pelo Diário de Notícias, “é certo que Pedro Passos Coelho tem o governo todo formado na sua cabeça, mas muito poucos, ou ninguém mesmo, partilharam com ele esta constituição”.

Nem mesmo o líder do CDS/PP e parceiro de coligação, Paulo Portas, terá sido consultado “quer para a escolha dos membros do executivo quer em relação à orgânica do novo governo”, assegura ao DN a mesma fonte.

O presidente centrista manifestou-se esta segunda-feira disponível para deixar de ser o nº2 do Governo num executivo que integrasse PSD, PS e CDS.

Se tivesse de deixar de ser o número dois nesse governo, deixaria”, afirmou Paulo Portas, considerando que é “no perímetro” dos partidos que respeitam a União Europeia, o euro e a Aliança Atlântica que devem ser encontrados compromissos, excluindo PCP e BE.

Acordo impossível

O líder do PSD foi incumbido há duas semanas pelo presidente Cavaco Silva de encontrar uma solução mais estável do que a que resultaria de um governo minoritário.

Pedro Passos Coelho foi ontem a Belém comunicar ao presidente que acabaram as “diligências” e que não há acordo possível com o PS.

As conversas entre a coligação e o PS resultaram inconclusivas. Apesar de algumas cedências de Passos, António Costa parece preferir um governo apoiado pela esquerda.

Depois de uma reunião com os líderes da coligação, o secretário-geral do PS considerou que o “documento facilitador” apresentado por Passos Coelho e Paulo Portas era “insatisfatório”, por não ser capaz de virar a página em relação à austeridade.

Mas, garante o DN, o líder do PS, que afirmou que não faria “coligações negativas”, só participa no derrube de um governo minoritário da coligação se tiver garantida uma alternativa negociada com PCP e Bloco de Esquerda.

Segundo alguns analistas, Cavaco deverá esta quarta-feira indigitar Pedro Passos Coelho para formar governo, mas há quem aponte a data de sexta-feira para o anúncio.

“Agora tudo está nas mãos do Chefe do Estado”, diz Passos Coelho.

Saídas e entradas

Entretanto, apesar da indefinição acerca de quem virá a ser indigitado para formar governo — e se o mesmo passa no Parlamento —, vários nomes foram já apontados como estando de saída do executivo.

Por questões pessoais, profissionais ou políticas, pelo menos metade dos actuais ministros está de saída: Pires de Lima (Economia), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Rui Machete (Negócios Estrangeiros), Poiares Maduro (ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Anabela Rodrigues (Administração Interna), Nuno Crato (Educação) e Paulo Macedo (Saúde).

Entre os potenciais candidatos a integrar um novo executivo da coligação estão Rui Rio, o ex-presidente do AICEP Pedro Reis (apontado à sucessão de Pires de Lima),  Fernando Negrão, o vice-presidente do PSD José Matos Correia e o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Aparentemente certos na equipa governativa, estão Maria Luís Albuquerque (Finanças), Jorge Moreira da Silva (Ambiente), Luís Marques Guedes (Assuntos Parlamentares) e Assunção Cristas (Agricultura), embora possam mudar de pasta.

Mas, mau grado os nomes que vão circulando, o que vai ao certo na cabeça de Passos Coelho aparentemente só ele mesmo saberá.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Se ele se juntar á corja PS então é que vai ser complicado, á minima oportunidade leva uma facada nas costas como o Seguro levou ahahahaah

  1. O costa também já tem um desgoverno na cabeçôrra. Eu posso adiantar já alguns nomes. Ministro das finanças: Vale e Azevedo. Ministro da juventudo e desportos: paulinho pedroso. Minitro da justica: pintainho monteiro. Provedor da Casa Pia. Calos cruz. Ministro adjunto do costa: zézito socas..

  2. Deve ser um governo ecológico para condizer com a governação do CAVACO, o resto do nome dele deve ser chines.
    Que puto de país?????KKKKKKKKKKKK é este Portugal. Bela democracia, dá gosto c á viver, puta de tristeza este Portugal dos desgraçados.

  3. Os resquícios de oposição interna no PS apagaram-se… Partido uno indivisível mas unívoco na comunicação – Na floresta subsiste um único papagaio e duas carcarejas, à espera pela volta do carlinhos meloas? Talvez assistir à ascensão de Almeida Santos a perfilar-se na 1ª fila da presidência duma qualquer fundação de relações internas… ou quiçá um busto De Rui Mateus e outro de Salgado Zenha no Largo do Rato…

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …