Passos já tem o novo governo na cabeça

Pedro Nunes / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, já tem na cabeça a composição do novo governo do país, caso venha a ser esta quarta-feira indigitado pelo presidente da República para o formar. Mas ninguém sabe ao certo quais são as ideias do primeiro-ministro.

Segundo avança uma fonte citada pelo Diário de Notícias, “é certo que Pedro Passos Coelho tem o governo todo formado na sua cabeça, mas muito poucos, ou ninguém mesmo, partilharam com ele esta constituição”.

Nem mesmo o líder do CDS/PP e parceiro de coligação, Paulo Portas, terá sido consultado “quer para a escolha dos membros do executivo quer em relação à orgânica do novo governo”, assegura ao DN a mesma fonte.

O presidente centrista manifestou-se esta segunda-feira disponível para deixar de ser o nº2 do Governo num executivo que integrasse PSD, PS e CDS.

Se tivesse de deixar de ser o número dois nesse governo, deixaria”, afirmou Paulo Portas, considerando que é “no perímetro” dos partidos que respeitam a União Europeia, o euro e a Aliança Atlântica que devem ser encontrados compromissos, excluindo PCP e BE.

Acordo impossível

O líder do PSD foi incumbido há duas semanas pelo presidente Cavaco Silva de encontrar uma solução mais estável do que a que resultaria de um governo minoritário.

Pedro Passos Coelho foi ontem a Belém comunicar ao presidente que acabaram as “diligências” e que não há acordo possível com o PS.

As conversas entre a coligação e o PS resultaram inconclusivas. Apesar de algumas cedências de Passos, António Costa parece preferir um governo apoiado pela esquerda.

Depois de uma reunião com os líderes da coligação, o secretário-geral do PS considerou que o “documento facilitador” apresentado por Passos Coelho e Paulo Portas era “insatisfatório”, por não ser capaz de virar a página em relação à austeridade.

Mas, garante o DN, o líder do PS, que afirmou que não faria “coligações negativas”, só participa no derrube de um governo minoritário da coligação se tiver garantida uma alternativa negociada com PCP e Bloco de Esquerda.

Segundo alguns analistas, Cavaco deverá esta quarta-feira indigitar Pedro Passos Coelho para formar governo, mas há quem aponte a data de sexta-feira para o anúncio.

“Agora tudo está nas mãos do Chefe do Estado”, diz Passos Coelho.

Saídas e entradas

Entretanto, apesar da indefinição acerca de quem virá a ser indigitado para formar governo — e se o mesmo passa no Parlamento —, vários nomes foram já apontados como estando de saída do executivo.

Por questões pessoais, profissionais ou políticas, pelo menos metade dos actuais ministros está de saída: Pires de Lima (Economia), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Rui Machete (Negócios Estrangeiros), Poiares Maduro (ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Anabela Rodrigues (Administração Interna), Nuno Crato (Educação) e Paulo Macedo (Saúde).

Entre os potenciais candidatos a integrar um novo executivo da coligação estão Rui Rio, o ex-presidente do AICEP Pedro Reis (apontado à sucessão de Pires de Lima),  Fernando Negrão, o vice-presidente do PSD José Matos Correia e o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Aparentemente certos na equipa governativa, estão Maria Luís Albuquerque (Finanças), Jorge Moreira da Silva (Ambiente), Luís Marques Guedes (Assuntos Parlamentares) e Assunção Cristas (Agricultura), embora possam mudar de pasta.

Mas, mau grado os nomes que vão circulando, o que vai ao certo na cabeça de Passos Coelho aparentemente só ele mesmo saberá.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Se ele se juntar á corja PS então é que vai ser complicado, á minima oportunidade leva uma facada nas costas como o Seguro levou ahahahaah

  1. O costa também já tem um desgoverno na cabeçôrra. Eu posso adiantar já alguns nomes. Ministro das finanças: Vale e Azevedo. Ministro da juventudo e desportos: paulinho pedroso. Minitro da justica: pintainho monteiro. Provedor da Casa Pia. Calos cruz. Ministro adjunto do costa: zézito socas..

  2. Deve ser um governo ecológico para condizer com a governação do CAVACO, o resto do nome dele deve ser chines.
    Que puto de país?????KKKKKKKKKKKK é este Portugal. Bela democracia, dá gosto c á viver, puta de tristeza este Portugal dos desgraçados.

  3. Os resquícios de oposição interna no PS apagaram-se… Partido uno indivisível mas unívoco na comunicação – Na floresta subsiste um único papagaio e duas carcarejas, à espera pela volta do carlinhos meloas? Talvez assistir à ascensão de Almeida Santos a perfilar-se na 1ª fila da presidência duma qualquer fundação de relações internas… ou quiçá um busto De Rui Mateus e outro de Salgado Zenha no Largo do Rato…

RESPONDER

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …