Costa pronto para formar Governo anti-austeridade

Depois de mais uma reunião com os líderes da coligação, o secretário-geral do PS considerou que o documento facilitador apresentado por Passos Coelho e Paulo Portas é “insatisfatório” por não ser capaz de virar a página em relação à austeridade.

O “Documento facilitador de um compromisso entre a coligação Portugal à Frente e o Partido Socialista para a governabilidade”  não traduz, para António Costa, o esforço necessário para “uma mudança de política, que rompa com a austeridade” e o socialista chega mesmo a dizer que encontrou “mais de 17 ou 18 exemplos de lacunas graves”.

Entre as falhas estão, por exemplo, de acordo com o jornal Sol, a ausência de medidas que visem políticas de combate à precariedade, à pobreza infantil, a revisão dos escalões do IRS e a reposição dos salários da Função Pública.

A falta de compromisso relativamente a temas como a revisão do IVA da restauração, a redução das taxas moderadoras e a prioridade à educação de adultos são outros dos erros apontados por Costa.

A reunião na sede do PS, que durou mais de duas horas, foi assim novamente inconclusiva para chegar a um entendimento sobre o próximo Governo, no entanto, o líder socialista adiantou que dará “mais uma oportunidade” às negociações, dizendo que vai também responder por escrito para mostrar a sua posição.

Apesar desta oportunidade, Costa não esquece também os desafios lançados pelos outros partidos, com quem teve contrariamente “reuniões bastante produtivas”, assegurando que a votação maioritária nos partidos à esquerda só mostra a “vontade de mudança” por parte dos portugueses.

Também Pedro Passos Coelho mostrou o seu descontentamento no final da reunião, como mostra o Diário de Notícias, dizendo aos jornalistas que “não se avançou rigorosamente nada” e que cabe agora aos socialistas apresentarem a sua “contraproposta”.

O líder do PSD disse ainda que é urgente perceber “se há ou não há vontade política” por parte dos socialistas “de chegar a um entendimento” com a coligação.

Apesar desta situação, a coligação está “absolutamente convencida” de que terá mandato para governar o país.

“Foi essa a vontade dos portugueses quando deram a vitória à coligação Portugal à Frente e não ao PS. Não esperamos outra coisa se não um mandado para governar“, afirmou um alto dirigente desta força política.

Segundo a mesma fonte, o secretário-geral do PS “desprezou o trabalho feito” pela coligação, um documento que consideravam uma “proposta interessante, séria” e que não seria “fácil de desconsiderar”.

Comportam-se como se tivessem ganho as eleições. Só faltou entregarem-nos o programa eleitoral do PS e dizerem que ou governamos com ele ou nada feito”, afirma.

Costa pronto para formar um Governo anti-austeridade?

Depois das entrevistas concedidas às agências Reuters e AFP, o secretário-geral do PS afirmou ao Financial Times, citado pelo Económico, que está pronto para formar um governo anti-austeridade e garantiu que irá respeitar as regras do euro.

A possível formação de um governo de esquerda provocou uma queda nas ações da banca, mas Costa assegura que não há motivos para preocupação e “que Portugal manterá a estabilidade dos seus compromissos europeus”.

“Não estamos a fazer bluff, atuamos sob o princípio de boa-fé”, declarou.

“As negociações (com a esquerda) para a criação de um novo governo liderado pelo PS estão mais avançadas e correm melhor (do que as conversações com a coligação de direita)”, conclui.

Na entrevista à Reuters, o líder socialista afirmou que a abertura do BE e do PCP “são um bom sinal de que a mudança de política interna não se traduzirá num conflito com a nossa participação no quadro da zona euro”.

“O BE e o PCP souberam distinguir muito bem o que consta do seu programa enquanto partidos daquilo que consideram constar de um programa de Governo para poderem viabilizar esse programa de Governo”, afirmou, acrescentando que “o PCP, em particular, deixou muito claro que, uma coisa é o seu programa, enquanto partido, outra coisa são as medidas que considera, na atual correlação de forças, no horizonte da próxima legislatura, que devam ser objeto de um programa de Governo”.

O líder socialista alertou ainda que “o Presidente da República deve iniciar contactos formais para a formação de Governo na próxima semana”.

“É bom que, quando começarmos esses contactos formais, estejam esclarecidos os caminhos que há a seguir, acho que não é vantajoso prolongar um processo de indefinição política e é importante dar também um sinal, quer à Europa, quer aos mercados, quer a todos, que está encontrado um Governo estável”, disse.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo muito bem o porquê de se votar, fui votar, não votei PS porque foram esses que nos enterraram, não votei PSD para lhes mostrar que não vale tudo, votei num partido menor que não queria ver no governo para não haver maiorias, de mal a mal preferia PSD porque estão a resolver a porcaria deixada pelo PS, PS esse que quer governar agora.

    Tanto eu como tantos outros se soubessem ANTES desta coligação agora formada por 3 partidos que andaram toda a campanha a ofender-se teriam votado PSD, isto é ridículo e sinceramente votar para mim nunca mais, quando os que perdem e por esquemas obscuros arranjam maneira de ganhar está tudo dito.

    • Pois é. Mas o Mundo não gira à sua volta e cada um tem a sua opinião. A minha é que a maioria dos portugueses deixou claro que não queriam continuar a política que vinha sendo seguida. Por isso a PAF teve menos 720 mil votantes desde as últimas eleições e acabou a perder a maioria. Já ninguém acredita no que dizia Vítor Gaspar, que “não há alternativa”. Há sempre alternativa é ninguém é insubstituível. Podem enganar alguns durante algum tempo mas ninguém engana todos por todo o tempo. Fique bem e tranquilo que isto ainda está no início apesar de alguns pensarem que estava no papo…

      • Meu Caro…. a lista dos partidos que se apresentaram à eleições tinham por acaso uma coligação dos partidos à esquerda ?????
        Vi sim, uma coligação de 2 partidos à direita que receberam votos e os eleitores sabiam que estavam a votar numa coligação e vi os restantes partidos individuais a receberam o votos….Não vi uma coligação de partidos à esquerda… ninguém votou para uma coligação da esquerda.
        Agora querem meter os votos todos individuais num saco e formar uma coligação de esquerda…!!!!!!!!!!!!! phoda-se mas estamos onde ?? Na ex-URSS ???

    • Senhor “Votar para quê”, a resposta foi dada por si. Não votou por uma estabilidade de governo. Como o senhor outros fizeram o mesmo. Agora não se venham queixar.

    • Parece que finalmente vamos ter um governo diferente para melhor, andamos desde o 25 de abril a ser governados sempre pelos mesmos…o resultado está à vista…a culpa não é só do Socrates, estes senhores do PSD conseguiram aumentar a divida, o desemprego, a emigração, os impostos, a pobreza, grande maioria de direita! está na hora de virar à esquerda, pior do que o que temos é impossivel.

    • Costa fez parte dos governos Socrates que ignoraram deliberadamente a realidade do país.Foi gente sem pudor politico que nos colocou nas mãos dos credores.
      Preocupa-me que os mesmos apareçam agora a tentar voltar ao poder sem que ao menos tenham pedido desculpa aos portugueses pelos maleficios que nos criaram.
      Querem agora passar culpas para o atual governo que teve de seguir as normas assinadas pelos socialistas em 2011. Há uma luz ao fundo do túnel o que chega para que os que nos trairam voltem como se nada tivesse sido com eles. Não há pudor politico!!!!!!

  2. Está tudo doido?!
    Este tipo a PM?!
    Então vão buscar também o Sócrates, o Penedo, o Vara, a Lurdes Rodrigues, o Ricardo Espírito Santo e façam deste país um pasto para abutres.
    Então este indivíduo não recebeu a confiança do povo e vai ser mandatado para governar?!
    Mas isto é alguma palhaçada, um circo, uma piada de mau gosto ou mais um filme de terror – Bancarrota IV – da saga produzida, realizada e protagonizada pelos mesmos de sempre – os artolas do PS?!
    Então para que raio serviram as eleições do dia 04.Outubro e o tão propalado cumprimento do dever cívico ?!
    Para escolher o menos mau e acabar por levar com os estroinas?!
    Isto é uma usurpação do poder, uma conspiração contra a democracia e contra a vontade do povo.
    Cavaco Silva só tem uma solução: mandatar a coligação para formar um governo minoritário, mesmo com o risco de termo eleições daqui a seis meses!
    Impor para PM um indivíduo que foi rejeitado no sufrágio, é um acto de despotismo.
    A frágil democracia portuguesa corre o perigo de ser violada pelos que pomposamente se arrogam seus progenitores. E sendo assim, é crime!

  3. Se é verdade que o PS perdeu votos para o Bloco e para o PCP, seria bom que reflectisse sobre como vai proceder nas negociações que estão a decorrer para formar governo, não vá esvaziar-se ainda mais. Não adianta falar tanto sobre a maioria da tendência de voto para depois optar por outra política arranjando sofisticadas justificações.

  4. Este monhé quer afundar o país tal como o fez sócrates. Os juros da dívida já começaram a subir e quem paga são os portugueses.

    • Comentários deste calibre, indepentemente das outras razões que possam ter, são reveladores do estatuto moral, noção da democracia e défice de tolerância de quem os produz. Talvez devesses tratar de resolver esse défice antes de te preocupares com outros assuntos que, claramente não são para o teu nível.

  5. Estes PS são todos mais do mesmo. Só querem poleiro seja de que forma for, nem que p/ isso passem por cima da vontade do povo. Está mais que provado que estes do PS só vão p/ o governo p/ prejudicar o povo, prometem mundos e fundo mas passado algum tempo estamos NOVAMENTE na BANCARROTA que é a especialidade deles. É tudo muito bonito “palavras” mas na verdade é que se forem eles a governar o país daqui a nada estamos igual á Grecia. O Syriza também queria muita coisa e depois de andar num impasse que só prejudicou o país ainda mais do que estava lá teve que dar a mão á palmatoria. Quem manda é quem nos está a emprestar o dinheiro p/ a n/ sobrevivência. Caso contrário deixam-nos cair.

  6. Estais mesmo aflitinhos porque vêm aí os comunistas que vão dar injecções atrás das orelhas dos velhinhos e comer criancinhas…
    Francamente já deviam ter evoluído um bocadinho mais, aproveitem a Meo , a Nós e outras(os) canais para ver o que se passa no mundo, deixem de ver a “Quinta” e de ler o “CM”, sejam saudáveis, já que felizes é impossível!!!!

  7. não percebo como é que o dr António Costa consegue acreditar e fazer crer aos outros (incluindo os parceiros europeus) que tenciona, caso venha a formar governo de coligação de esquerda, “a mudança de política interna não se traduzirá num conflito com a nossa participação no quadro da zona euro” – então o PCP e o BE não têm estado até à data manifestamente CONTRA as ditas regras de participação?
    Isto não é um total absurdo e um contrasenso total? será que isto não é mais que a pura demonstração de que o que TODOS querem a todo o custo afinal não é senão o PODER? uma vez lá vão fazer o quê? milagres? o tal da multiplicação ou o da transformação das rosas? vai chover €€€ por tudo o que é canto… ver para crer!!

  8. Claro que Costa está pronto para governar. Nunca vi tamanho cinismo e oportunismo. Primeiro deixou Seguro fazer a travessia do deserto, apesar de tudo ganhando eleições, depois quando se aproximavam as legislativas não hesitou em apunhalar Seguro pelas costas, pensando que as eleições fossem favas contadas. O povo não gostou e as vitórias de Pirro de Seguro transformaram-se em derrota monumental de Costa. Com o oportunismo que o caracteriza optou por fazer algo que nenhum politico antes fez, e tentar ser 1.º ministro à revelia do resultado das eleições e da vontade dos portugueses. Perto de 70 % não votaram em Costa para 1.º ministro. Espero que o povo veja o que se está a passar e esta tentativa de “golpe” não passe impune.

  9. Não entendo tanto da indignação por parte da direita; em 2011 não tiveram qualquer problema em “coligar-se” com a CDU e com o BE para derrotar o PS, precipitando desta forma a entrada da Troika em Portugal.
    Não entendo como podem falar tanto de responsabilidade e seriedade, quando foram tão irresponsáveis..Esses sim queiram o poleiro a qualquer custo em 2011 dado que desde 2005 não o conseguiam.

  10. Continuo a achar graça aos Portugueses, começo por dizer que não sou ps nem psd nem qualquer partido ,sou mais a favor de pessoas que possam nos representar do que partidismos mas sem duvida acho graça a certas coisas que se vão dizendo quando falam de democracia e crime e tantas coisas meio absurdas, ora então vamos lá ver o que valeu estes 4 anos de sacrifício ?
    Estado que gastou ainda mais e cresceu de maneira descontrolada os seus próprios gastos, as milhentas empresas que faliram e lojas que fecharam, o desemprego que subiu em flecha entre tantas coisas más, o próprio governo actual que afinal se ganhasse com maioria só iria entalar mais a classe media que é sempre quem paga os estragos e que nada iria fazer agora para ter apoio do ps já cedia a certas coisas como baixar iva restauração ,repor ordenados função publica diga-se de verdade subida de contas estado, ora então em que ficamos afinal sempre dá para melhorar o Pais em detrimento se calhar de certas regalias governativas e isto são dados ou alguém quer contrapor esta situação de entendimentos encostos.
    Ora dai não gostar nada e cada vez menos de partidos pois o que está a acontecer demonstra bem que afinal a sempre margem de manobra e o que é preciso é haver vontade de quem governa pois para quem não ia fazer nada no seu projecto eleitoral e agora para ter apoio já podia fazer algumas coisas demonstra bem ao que o Pais esta entregue ,seja uns ou outros por isso esta situação não me diz nada vá quem for pelo menos que faça as coisas e se é de direita ou esquerda nem quero saber desde que comecem a governar bem este Pais que é o que mais precisa.
    E se alguém tem dúvidas do que acabei de dizer então estamos mesmo perdidos ou então estamos mesmo cheios de povo que afinal só olha a partidos e não a quem possa governar seja de esquerda ou de direita o que sinceramente nem sei bem qual a distinção pois a democracia e justiça ou lei tem sido desde a muitos anos o que é mesmo com o que chamam partidos da direita.
    Quantas situações nos últimos anos Portugal passou como um mundo de corruptos, sim a começar por vários governantes e outros que se safaram bem porque a lei o permite,pergunto é isto a frágil democracia que se fala mas que de qualquer maneira este governo a tem tentado por várias vezes passar a ferro sem olhar a meios ou ao povo que pisa?
    Bem acho que já chega do que quis dizer e isso é que para mim ser esquerda ou direita estou-me a borrifar desde que saibam fazer crescer o Pais que tanto precisa e mais não me interessa para nada a Europa sem ver primeiro o meu Pais forte e de saúde.

  11. Costa mostra bem o que quer, poder absoluto para continuar a demanda de Sócrates.
    O Seguro foi tramado por eles, e agora querem tramar os Portugueses mais uma vez. Mesmo aqueles que votaram PS , estão a ser enganados pois o voto foi para PS, não para radicais de extrema esquerda.
    Eu responsabilizo Costa e os compinchas dele, pela futura instabilidade de Portugal, muito embora e com a minha precária reforma, me desse muito mais jeito os esquemas do ps. mas se pensarmos em Portugal e não em partidos será mais honesto e terei mais paz de espirito.

  12. Parece haver alguma confusão com o objetivo das eleições em Portugal. Não temos um regime presidencialista em que o candidato mais votado escolhe o governo como é o caso de França por exemplo. Em Portugal vota-se para escolher a composição da Assembleia Constituinte e não para escolher diretamente um governo. Na realidade o psd + o cds apenas teveram cerca de 37% dos votos enquanto o ps + bloco + pcp tiveram cerca de 52%, uma larga maioria. Daí ser normal surgirem diversas hipótese governativas, nada que se pareça a golpes e afins como querem fazer parecer os arautos da direita.

    • Ainda pensei dar-te resposta completa, mas como falas em Assembleia Constituinte, aí já me calo, porque tenho receio de te confundir ainda mais.

  13. O unico que disse alguma coisa importante foi o Joao o resto fazem parte da escumalha que nem dizem o que sabem nem sabem o que dizem, para dizerem porcaria mais vale nem dizerem nada.

  14. Ainda não perceberam que o Costa está à rasca????… A Catarina está a apertar-lhe os “ditos cujos”… Se o PS viabilizar o governo da PAF, vai ter xx% de insatisfeitos. Se o PS viabilizar um governo com o BE e a CDU, vai ter YY% de insatisfeitos. Ora esses xx numa próxima oportunidade não vão votar PS e votam em quem?? No BE claro. Se o PS governar com o BE e a CDU, tem oportunidade de convencer os YY que foi o melhor e talvez, talvez voltem a votar PS… O perigo para o Costa é ser conotado como o coveiro do PS, para grande alegria da Catarina, futuro 2º partido mais votado. Deixem-se de tretas, governo de gestão já e depois do PR eleito dissolvam a AR e novas eleições com um PR a sério…….

  15. Mas alguém pensa que o Presidente da República vai algum dia, permitir que esta falsa coligação (PS, BE e CDU) Governem/Desgovernem!!! É preferível ter um Governo de gestão do que um Governo de coligação de esquerda as turras. É também incrível o BE e a CDU abdicarem dos seus ideais, para fazerem de moços de recado para o PS. Portanto, vamos ter um ano de incertezas e depois, novas eleições legislativas e aí eu quero ver a coligação de esquerda (PS,BE e CDU) apresentarem-se antes das eleições. Penso que os três juntos nem metade dos votos vão ter.

  16. Será que não há dirigentes no PS , que se imponham á burrice do A. Costa, que
    está a prejudicar o próprio PS no futuro.
    pra mim o PS acabou.

    • YORNPOWER ….. só vou votar quando o meu voto puder ser expresso… isto é, haver no boletim de voto um “quadradinho” para a abstenção que quer dizer não se rever em nenhuma propostas dos partidos existentes no boletim……. e esses votos “abstenção” estrarem representados na AR com CADEIRAS VAZIAS……..

  17. O senhor Costa quer o Poder a todo o custo parece um prostituto politico ziguezagueia á direita e á esquerda para um lado oferece pouco do outro certamente exige muito e tudo isto apenas não para resolver um problema nacional com seriedade mas por simples ambição do Poder, criticou e afastou o seu colega Seguro que ganhou por pouco acha-se agora com todo o direito de governar como derrotado baseando-se numa imaginária maioria de esquerda inventada agora á pressa quando antes se condenavam mutuamente, entretanto poderá aproveitar agora a ocasião de formar uma coligação de extrema-esquerda e apresentarem-se em futuras eleições.

  18. E continuam os PSD e os PS por aqui a dizer baboseira , juro que não entendo uma vez que não é isto que o País precisa ,chiça que raça esta que tanto adoram os partidos que sāo os mesmos desde o 25 Abril que governaram e por isso assim vamos nós, foram sempre os mesmos dois daí não entender do que tanto se acusam

  19. Este monhé está pronto para desgovernar contra a austeridade como estava o syrisa. Ou seja, está pronto para fazer “socialismo” com o dinheiro dos outros e levar o país à bancarrota. Também, deve estar pronto para ir chamar a troika. Desgovernar, fazendo coligação com a cachopinha catrina e com a múmia jerónimo? Deus nos livre. Isso é que era um desgoverno que não durava 2 meses. Esses são defensores do quanto pior melhor. Quanto mais um país está na miséria mais eles sobem e prosperam. Sempre assim foi. Em paises desenvolvidos os comunas desapareceram. Onde desgovernam os comunas é só pobreza e miséria. Aida não viram isso???

    • Boas eu até compreendo o que diz mas por favor então elucide-me em relação ao Pais, depois do 25 abril quem nos governou até hoje ?
      E olhe que os cofres do estado na altura estavam bem cheios, e sim foi muito mau antes disso.
      Mas voltando a questão diga-me quem nos governou desde essa altura, penso ter sido sempre entre os dois PS E PSD ,agora sinceramente acha que as culpas do Pais estar assim são só de um Partido ?
      Se me disser que sim então estamos falados e nem vale a pena dizer mais nada.

  20. A única coisa que vejo desde a muitos anos é apenas o Pais a ficar mais pobre e a desaparecer e seja PS ou PSD PORQUE NÃO CONVÉM ESQUECER QUE TAMBÉM JÁ ANTES O PSD TINHA SIDO GOVERNO, ou nessa altura não fez o mesmo e só gastou? mas como já disse por aqui actualmente para mim psd , ps , cdu , ou bloco é totalmente indiferente desde que façam o Pais andar e o resto são cantigas partidárias e tachos para os amigos, o que quero é o Pais a funcionar e não bolsos a encher a custa de mais fechos de empresas e negócios, e da pobreza da classe média que se desaparece coitado então do Pais que morre mesmo pois não são os ricos que o fazem andar pois esses quando der mesmo o berro já tem tudo lá por fora e não voltam mais .

    • Apenas por acaso… Nenhum dos três “convites” ao FMI são da responsabilidade directa da Dirª! Foram todos do PS! Coincidências? Que las ai ai! Fora “Emaudios” faxes de Macau, sucatas… “marquês”… O falecido Salgado Zenha ou o “desaparecido” Rui Mateus explicariam melhor a actual sofreguidão do PS que tem 14 milhões de património e deve, ao que consta, 19… Depois de Sócrates.

  21. E pimba lá continuam acusações , isso não conta nada para a resolução já não digo nossa mas sim dos nossos filhos e netos, o que foi feito foi feito e não a volta a dar seja pelo PS ou pelo PSD, mas garanto que se agora quando este ou outro qualquer governo sair do poder passasse a ser obrigatório declararem o que tinham antes de entrar e o ficam quando saem dos governos talvez 80% fossem todos ver quadrados ou não acham que isto é verdade?
    Se toda a gente que por aqui e noutros fóruns tem falado em vez de acusações inserissem antes ideias reais que acham que resolveria os problemas de Portugal seria bem melhor do que estarem apenas e só a acharem que partido A ou B é o melhor pois assim sendo quer dizer que apenas estão por aqui para defender mesmo que esteja errado o seu Partido.

  22. Ou seja parecem os próprios políticos que em vez de se preocuparem com os problemas do Pais só olham para o umbigo do partido e dos seus afiliados, assim vejo eu por aqui muitas pessoas que mesmo que realmente seja branco vão sempre dizer que afinal é preto, chiça eu posso dizer a boca cheia que já votei PS , PSD, e até na CDU E BLOCO como também já houve alturas que não votei pois eu voto na pessoa que acho que me diz algo e não nos partidos, sim sei que vai dar ao mesmo partidos, mas que fico melhor com a minha consciência por achar que foi útil pelo que na altura vi nessa pessoa e que me disse ao menos algo, isso fico.
    É assim que eu sou se mal se bem não sei mas pronto pelo menos não sou defensor acérrimo de Partidos só para dizer que sou deste ou daquele, defendo quando acho que devo defender assim como acuso quando acho que devo acusar sem olhar se PS, PSD ou outro qualquer.

  23. Este Costa está entre os que foram pais da desgraça do país.. Mentiu ao povo ao não dizer que eventualmente faria governo com a esquerda que depois de 25/4/74 acabou com o sistema produtivo de Portugal, que roubou os donos das terras e que nem sabiam o que andavam a fazer. É com esta ralé que Costa quer constituir governo. No horizonte já vejo mais um PAI da nossa desgraça.

  24. Ao fim de 41 anos os responsáveis das ocupações selvagens, os que quase se apropriaram totalitariamente do país, os das nacionalizações selvagens, além de terem saído impunes, agora pela mão do Partido Socialista são prendados , não com a participação no governo, que até nem querem, mas com protagonismo político de brincar à política. de fazer Alvaro Cunhal bater palmas na tumba… Avante camaradas… A luta continua… Pela classe operária…41 anos depois. Pela mão do PS.

  25. Páh!
    Pode ser impressão minha, as aquilo que me deu entender destas negociações, foi que deve ter sido colocada em cima da mesa a proposta para libertação do ex-PM, que por acaso aconteceu logo a seguir das negociações. Pode ser coincidência, mas para mim cheira a esturro!!!!!
    Se assim for, mal vai a nossa politica!!!
    Não quero dizer com isto que o ex-PM seja culpado de coisa nenhuma, porque eu não tenho capacidade para julgar assuntos que não conheço!!!!

RESPONDER

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …