Bolsa em queda com perspectiva de Governo de Esquerda

Tiago Petinga / Lusa

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, fala à imprensa após a reunião de hoje com o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, fala à imprensa após a reunião de hoje com o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

A Bolsa de Lisboa foi a praça europeia que mais caiu esta segunda-feira, com os investidores assustados com as declarações de Catarina Martins e António Costa sobre um possível acordo de Governo à esquerda.

O principal índice, o PSI 20, recuou mais de 3%, com o setor bancário a sair fortemente penalizado. Os analistas admitem que a queda é, simultaneamente, “uma correção” às subidas da última semana, mas também uma resposta “à instabilidade provocada pela possibilidade de um Governo de esquerda” em Portugal.

Esta segunda-feira, no final da reunião entre BE e PS, Catarina Martins anunciou que “o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas acabou”, enquanto António Costa admitiu que estavam reunidas condições para “aproximar posições e reduzir divergências”.

“Uma aliança da esquerda parlamentar, no sentido de viabilizar um governo PS deve, no mínimo, assustar qualquer agente nos mercados financeiros, porque as linhas programáticas são muito distintas, ressuscita-se o tema da renegociação da dívida e já houve até discursos antieuropeístas”, alerta Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB, ao Diário de Notícias.

“Em Portugal, a influência de factores endógenos é agora maior que os exógenos”, explicou ainda ao Diário Económico. “Os cenários políticos de governabilidade estão a lançar alguns receios que estavam afastados há algum tempo. Apesar das medidas fraturantes defendidas pelos partidos mais à esquerda do PS estarem afastadas, a verdade é que a memória das experiências do Syriza na Grécia estão ainda bem frescas. Qualquer agente de mercados olha para esta questão com muita preocupação”, alerta o gestor.

ZAP

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. É tão bom o poleirinho que esta corja de irresponsáveis que durante anos e até á uma semana atrás diziam horrores do PS agora com cheirinho a poder até se metem de gatinhas diante do Costa.

    São capazes de destruir o país a bem da sua necessidade de poder.

    Agora pergunto, se o PS á meia dúzia de dias era tão mau porque se querem agora aliar?

      • O povo não votou em cozinhados à esqª exactamente pelo que disseram do PS e vice versa… Os juros da dívidam já começaram a subir! Quem paga? A bolsa em queda… É o poleiro? Demasiado obtuso !

      • O que disseram uns dos outros e sobretudo uns contra os outros durante a campanha também foi isso levou aos resultados eleitorais! É preciso grandes golpes de rins… Por estas a descredibilidade da classe política porque os apaniguados indefectíveis da esqª extremista não se largam!

  2. A não ser que já tenha amealhado o suficiente ou faça contas de terminar os seus dias num acampamento hippie é bom que perceba que os que tem dinheiro não sustentam a pança a quem tem cabeça de vento.
    O primeiro aviso veio do PSI20 e o PR ainda não abriu a boca!…

  3. Eu não quero exagerar, mas se não anda aqui cheiro a PREC é porque talvez eu ande constipado…
    Eu não acredito em bruxas, nem em fantasmas, mas… tenho algum receio aos esqueletos nos armários.

  4. Poleirinho a sério têm os especuladores da Bolsa e toda a malta que se alimenta à custa de uma economia de especulação financeira neo-liberal.

    Claro que essa malta toda sabe que a Esquerda não é fã desse modelo de economia de bolha! E por isso até já andam a tremer… Mas depois dizem que andam a tremer por causa dos ratings que vão baixar com a entrada da Esquerda no poder.

    Acho muito giro, haver malta que vem falar na Esquerda querer Poleirinho… Quando quem não largou o poleiro e o tacho nestes últimos 40 anos foi a direita e a Esquerda caviar!

    Já toda a gente viu que por exemplo, a nível do poder local, as melhores câmaras municipais são em geral as de esquerda…. Mas ainda continua tudo feito parvo a achar que a política é um avião e só a Direita é que tirou o Brevê. Fala-se na Esquerda no poder, e ainda se pensa na URSS, em vez de se pensar na Suécia e na Noruega.

    Abrir a pestana, que tal?…

  5. É incrivel como pesssoas que nunca ganharam um tusto nas bolsas, que vivem muitas vezes vidas cheias de problemas resultantes de dividas que são práticamente obrigados a contrair para ter uma simples casa, um carrito, pagar o estudo dos filhos, etc, vão nessa conversa dos “mercados” e afins sem entenderem que são extorquidos de uma vida digna para alimentar especuladores e fortunas colossais, achando normal que a democracia seja refém de ditames económicos neo-liberais.

  6. A rapaziada anda cheia de medo dos comunistas!!!
    Rapaziada tende fé que eles não são “santos” mas também não comem criancinhas
    Cumprimentos e tomem “xanax`s” que isso passa!!!

  7. Esta cambada marxista trotskista lininista maoista stalinista e irrealista que é a esquerda caviar do Bloco, filha de gente chique, só querem ganhar influência e novos tachos, nem que para isso arruinem o país. O prejuízo que esta gente irresponsável causa ao país com os juros da dívida a aumentar cada vez que eles abrem a boca ainda vai fazer de Portugal outra Grécia, agora que o país estava a recuperar dos rombos (e roubos) causados pelos socialistas que levaram o país à ruina em 2011.

  8. Obrigado PS, estamos a caminho da Syrização de Portugal . Mas com sorte talvez se consiga levantar 100 euros por dia em vez de 60 no multibanco. Afinal somos muito diferentes da Grécia.

  9. Agora o ZAP veicula as ideias do PaF??? Todas as bolsas do mundo estão em queda e a culpa é do Costa??? Não gosto do Costa mas não gosto de mentiras.

  10. Não sei porque pensam que algum dia o Presidente da República, irá permitir que a esquerda governe/desgoverne!!! O mais certo, que irá acontecer será, Portugal sem orçamento, duo décimos durante 2016 e depois novas eleições legislativas. Aí vou querer ver a coligação a esquerda PS, BE e CDU. Depois vamos ver quem ganha as eleições!!!

  11. Os do custume já estão a querer assustar e a expecular, tenham medo que vêm aí os comunistas… Lol
    Quando todos pensam da mesma maneira, significa que ninguém está a pensar.

  12. O Costa, como teve a maior derrota de sempre, quer, perante os seguristas~ lavar-se, ao tentar fazer um golpe palaciano,, ou como se diz, ganhar na secretaria o que vergonhosamente, perdeu, mas urnas. Quer a gamela à custa de nada..Não se importa com o País nem com o seu povo. importa~se com as mordomias e com as excelências, em prejuízo da Nação.Se fizer, o que está a pensar, pode crer,que, já nas eleições presidenciais vai ter a devida resposta. Um governo à esquerda, não é nenhum papão, mas, não é aconselhável no momento presente. Qualquer que seja o governo formado, mais dia, menos dia, vai cair. e depois veremos, quem ganha as eleições.O PS, vai levar a maior derrota de sempre até agora.Felizmente, no PS há gente com juízo que aponta para este cenário. Não querem esta saga, por que veèm-na , não como uma saída, mas como uma desgraça para o país e para o partido.Pelo menos, ouçam os vossos apaniguados antes de fazerem asneiras grossas.

    • Mais cego é quem não quer ver…….
      % Nº Votos Deputados
      2011 28,06% 1.568.168 74
      2015 32,38% 1.742.012 85
      2011/2015 Diferença + 4,32% + 173.844 + 11
      Não queiras mudar de mentor ou fazer um pequeno esforço de pensar com a tua tola. Não serve só para colocar o gorro do partido que deram na campanha eleitoral.

RESPONDER

Aumento salarial exigido por Jesus deixa renovação por um fio

A cumprir a segunda temporada no Flamengo, Jorge Jesus quer um aumento salarial. No entanto, o Flamengo não terá capacidade financeira para responder às suas exigências. A renovação do contrato de Jorge Jesus no Flamengo está …

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …