Passos guarda zanga na gaveta e cola-se a Marcelo num aviso a Costa

PSD / Flickr

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Pedro Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Pedro Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse

Marcelo Rebelo de Sousa e Passos Coelho só falaram a sós por uma vez, nos primeiros seis meses de mandato do Presidente da República, mas revelam absoluta concordância quanto à necessidade que o país tem de “crescer” em termos económicos.

“As finanças estão controladas, agora é preciso crescer“, avisa Marcelo Rebelo de Sousa numa declaração enviada ao jornal Expresso, no âmbito dos seus primeiros seis meses de mandato.

Nessa nota, o Presidente da República diz que acredita no cumprimento do défice de 2,5%, mas alerta o ministro das Finanças de que “sem investimento público e privado não há crescimento”.

Palavras que coincidem com as que Passos Coelho proferiu durante uma visita à Festa do Leitão, em Águeda, na sexta-feira.

“O país precisa de controlar bem a sua dívida e de uma abordagem da economia que seja favorável ao crescimento”, salienta o líder do PSD em declarações divulgadas pela TSF, vincando que esse “crescimento não tem estado a ocorrer”.

“O Presidente da República já disse isso: precisamos de disciplina orçamental sem esquecer os que estão em maiores dificuldades”, destacou também o dirigente social-democrata, fazendo assim questão de colar o seu discurso ao de Marcelo.

Autárquicas podem colocar zanga com 20 anos na gaveta

As relações entre Passos e Marcelo não são exactamente próximas e o Expresso trata de destacar que os dois “só falaram a sós uma vez em 6 meses”, desde que o ex-líder do PSD está na Presidência da República.

Passos chegou a referir-se ao Presidente como “Dr. Rebelo de Sousa” e os dois homens terão uma zanga latente desde 1996, após um congresso do PSD em Santa Maria da Feira, por razões que não se conhecem, reporta um artigo do Diário de Notícias.

Mas, após ser muito criticado pela sua estratégia política e, nomeadamente, pelo distanciamento que tem tido de Marcelo, Passos poderá agora, estar a tentar mudar a bitola, no sentido de uma aproximação. Eventualmente, a pensar nas eleições autárquicas de 2017 que vão ser um grande teste para o PSD.

Costa “goleia” Passos e PS alarga vantagem

A popularidade de Passos anda pelas ruas da amargura e uma sondagem da Aximagem para o Jornal de Negócios vem cotar António Costa como o líder mais popular com uma avaliação positiva de 13,1 pontos.

Catarina Martins, a líder do Bloco de Esquerda, soma 11,3 pontos e Jerónimo de Sousa, do PCP, consegue 10,1 pontos, enquanto Assunção Cristas, do CDS, averba 9,6 pontos e Passos apenas 6,5 pontos.

Na mesma sondagem, 57,3% dos inquiridos disseram ter mais confiança em Costa como primeiro-ministro, enquanto apenas 31,2% escolheram Passos.

Entre Julho e Setembro, o PS aumentou para 39,8% as intenções de voto dos portugueses, contra apenas 30,1% do PSD, de acordo com a mesma sondagem que atribui 10,6% ao Bloco de Esquerda, 6,6% à CDU e 4,6% ao CDS.

Marcelo Rebelo de Sousa, recebe uma votação esmagadoramente positiva, conforme aponta o Jornal de Negócios, notando que somente 4,4% consideram o seu desempenho na Presidência “assim-assim” e 3,1% o classificam como “mau”.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há coisas que tarde ou nunca se endireitam, lá diz o povo, com razão.
    Este Passos Coelho, mestre da “pirueta”, está a tornar-se num politico digno de anedota.

  2. “As finanças estão controladas” disse Marcelo.
    Que chatice! terá pensado Passos (e o resto da direitalha ).

    Agora resta-lhe engolir o sapo, tentando aproximar-se de Marcelo, pra ver se assim consegue envenenar a boa relação que até agora tem existido entre o Costa e o Marcelo.

    Politica a quanto obrigas!

  3. Este Passos nem tenta disfarçar a vira-casaquice oportunista. Agora já dá jeito fazer as pazes com Marcelo. Aliás, isto vai ser só ver agora a direita a arrastar a asa num esforço de alavancagem politica neste momento de zanga de Marcelo com o Governo.

RESPONDER

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …

Nova espécie de planta fóssil descoberta em Gondomar

Annularia noronhai foi encontrada no meio da cidade de Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época. Uma nova espécie de planta já …

Há um ano, 12 jovens ficaram presos numa caverna da Tailândia. Hoje, é um local turístico

Há um ano, 11 meninos foram explorar a província de Chiang Rai, na Tailândia, com o seu treinador de futebol, e acabaram presos no fundo de uma caverna sob uma montanha. Depois de terminar o …

Alemães compraram toda a cerveja de Ostritz para "secar" neonazis

Os habitantes de Ostritz, na Alemanha, impediram os participantes de um festival neonazi de beber álcool, esvaziando todas as prateleiras dos supermercados. Num protesto inédito contra a comemoração do aniversário de Hitler naquela localidade, os habitantes  …