Passos guarda zanga na gaveta e cola-se a Marcelo num aviso a Costa

PSD / Flickr

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Pedro Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta Pedro Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse

Marcelo Rebelo de Sousa e Passos Coelho só falaram a sós por uma vez, nos primeiros seis meses de mandato do Presidente da República, mas revelam absoluta concordância quanto à necessidade que o país tem de “crescer” em termos económicos.

“As finanças estão controladas, agora é preciso crescer“, avisa Marcelo Rebelo de Sousa numa declaração enviada ao jornal Expresso, no âmbito dos seus primeiros seis meses de mandato.

Nessa nota, o Presidente da República diz que acredita no cumprimento do défice de 2,5%, mas alerta o ministro das Finanças de que “sem investimento público e privado não há crescimento”.

Palavras que coincidem com as que Passos Coelho proferiu durante uma visita à Festa do Leitão, em Águeda, na sexta-feira.

“O país precisa de controlar bem a sua dívida e de uma abordagem da economia que seja favorável ao crescimento”, salienta o líder do PSD em declarações divulgadas pela TSF, vincando que esse “crescimento não tem estado a ocorrer”.

“O Presidente da República já disse isso: precisamos de disciplina orçamental sem esquecer os que estão em maiores dificuldades”, destacou também o dirigente social-democrata, fazendo assim questão de colar o seu discurso ao de Marcelo.

Autárquicas podem colocar zanga com 20 anos na gaveta

As relações entre Passos e Marcelo não são exactamente próximas e o Expresso trata de destacar que os dois “só falaram a sós uma vez em 6 meses”, desde que o ex-líder do PSD está na Presidência da República.

Passos chegou a referir-se ao Presidente como “Dr. Rebelo de Sousa” e os dois homens terão uma zanga latente desde 1996, após um congresso do PSD em Santa Maria da Feira, por razões que não se conhecem, reporta um artigo do Diário de Notícias.

Mas, após ser muito criticado pela sua estratégia política e, nomeadamente, pelo distanciamento que tem tido de Marcelo, Passos poderá agora, estar a tentar mudar a bitola, no sentido de uma aproximação. Eventualmente, a pensar nas eleições autárquicas de 2017 que vão ser um grande teste para o PSD.

Costa “goleia” Passos e PS alarga vantagem

A popularidade de Passos anda pelas ruas da amargura e uma sondagem da Aximagem para o Jornal de Negócios vem cotar António Costa como o líder mais popular com uma avaliação positiva de 13,1 pontos.

Catarina Martins, a líder do Bloco de Esquerda, soma 11,3 pontos e Jerónimo de Sousa, do PCP, consegue 10,1 pontos, enquanto Assunção Cristas, do CDS, averba 9,6 pontos e Passos apenas 6,5 pontos.

Na mesma sondagem, 57,3% dos inquiridos disseram ter mais confiança em Costa como primeiro-ministro, enquanto apenas 31,2% escolheram Passos.

Entre Julho e Setembro, o PS aumentou para 39,8% as intenções de voto dos portugueses, contra apenas 30,1% do PSD, de acordo com a mesma sondagem que atribui 10,6% ao Bloco de Esquerda, 6,6% à CDU e 4,6% ao CDS.

Marcelo Rebelo de Sousa, recebe uma votação esmagadoramente positiva, conforme aponta o Jornal de Negócios, notando que somente 4,4% consideram o seu desempenho na Presidência “assim-assim” e 3,1% o classificam como “mau”.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Há coisas que tarde ou nunca se endireitam, lá diz o povo, com razão.
    Este Passos Coelho, mestre da “pirueta”, está a tornar-se num politico digno de anedota.

  2. “As finanças estão controladas” disse Marcelo.
    Que chatice! terá pensado Passos (e o resto da direitalha ).

    Agora resta-lhe engolir o sapo, tentando aproximar-se de Marcelo, pra ver se assim consegue envenenar a boa relação que até agora tem existido entre o Costa e o Marcelo.

    Politica a quanto obrigas!

  3. Este Passos nem tenta disfarçar a vira-casaquice oportunista. Agora já dá jeito fazer as pazes com Marcelo. Aliás, isto vai ser só ver agora a direita a arrastar a asa num esforço de alavancagem politica neste momento de zanga de Marcelo com o Governo.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …