Passos faz como Costa e não dá o corpo às balas

Walter Branco / portugal.gov.pt

Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no debate sobre o estado da Nação, Assembleia da República

António Costa estreia-se como primeiro-ministro no debate no Parlamento sobre o novo programa de governo. PSD e CDS vão responder com uma moção de rejeição, mas Passos Coelho vai poupar-se e só falará no segundo dia.

No primeiro dia do debate em torno do programa de governo de António Costa, Passos Coelho vai ficar mudo na bancada, reservando-se para o fim da discussão, na quinta-feira, mesmo antes da votação da moção de rejeição da direita.

A informação foi confirmada ao Diário de Notícias por uma fonte próxima da direcção do PSD que salienta que “o líder do partido só falará na intervenção final, na quinta-feira”.

Esta estratégia imita aquela que António Costa assumiu no debate do programa do anterior governo e que culminou com a queda do Executivo de Passos Coelho, ao fim de apenas 11 dias no poder.

Passos Coelho recusa assim dar o corpo às balas da esquerda e a principal voz do PSD no debate vai ser o líder parlamentar Luís Montenegro.

É certo que a moção de rejeição que PSD e CDS vão apresentar em conjunto vai ser rejeitada pela maioria de esquerda, mas, mesmo assim, os partidos da direita querem vincar a sua posição de que o governo de António Costa não tem legitimidade política.

O que a coligação pretende, fundamentalmente, é forçar a Esquerda a assumir de facto o casamento de conveniência para, no futuro, “imputar responsabilidades por uma eventual instabilidade política ou pelo arrefecimento económico“, refere o DN.

A esquerda vai precisamente demonstrar a sua união, garantindo também, deste modo, que se abre um novo ciclo político em Portugal – e que a austeridade já era.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …