Passos faz como Costa e não dá o corpo às balas

Walter Branco / portugal.gov.pt

Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no debate sobre o estado da Nação, Assembleia da República

António Costa estreia-se como primeiro-ministro no debate no Parlamento sobre o novo programa de governo. PSD e CDS vão responder com uma moção de rejeição, mas Passos Coelho vai poupar-se e só falará no segundo dia.

No primeiro dia do debate em torno do programa de governo de António Costa, Passos Coelho vai ficar mudo na bancada, reservando-se para o fim da discussão, na quinta-feira, mesmo antes da votação da moção de rejeição da direita.

A informação foi confirmada ao Diário de Notícias por uma fonte próxima da direcção do PSD que salienta que “o líder do partido só falará na intervenção final, na quinta-feira”.

Esta estratégia imita aquela que António Costa assumiu no debate do programa do anterior governo e que culminou com a queda do Executivo de Passos Coelho, ao fim de apenas 11 dias no poder.

Passos Coelho recusa assim dar o corpo às balas da esquerda e a principal voz do PSD no debate vai ser o líder parlamentar Luís Montenegro.

É certo que a moção de rejeição que PSD e CDS vão apresentar em conjunto vai ser rejeitada pela maioria de esquerda, mas, mesmo assim, os partidos da direita querem vincar a sua posição de que o governo de António Costa não tem legitimidade política.

O que a coligação pretende, fundamentalmente, é forçar a Esquerda a assumir de facto o casamento de conveniência para, no futuro, “imputar responsabilidades por uma eventual instabilidade política ou pelo arrefecimento económico“, refere o DN.

A esquerda vai precisamente demonstrar a sua união, garantindo também, deste modo, que se abre um novo ciclo político em Portugal – e que a austeridade já era.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …