Passos faz como Costa e não dá o corpo às balas

Walter Branco / portugal.gov.pt

Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no debate sobre o estado da Nação, Assembleia da República

António Costa estreia-se como primeiro-ministro no debate no Parlamento sobre o novo programa de governo. PSD e CDS vão responder com uma moção de rejeição, mas Passos Coelho vai poupar-se e só falará no segundo dia.

No primeiro dia do debate em torno do programa de governo de António Costa, Passos Coelho vai ficar mudo na bancada, reservando-se para o fim da discussão, na quinta-feira, mesmo antes da votação da moção de rejeição da direita.

A informação foi confirmada ao Diário de Notícias por uma fonte próxima da direcção do PSD que salienta que “o líder do partido só falará na intervenção final, na quinta-feira”.

Esta estratégia imita aquela que António Costa assumiu no debate do programa do anterior governo e que culminou com a queda do Executivo de Passos Coelho, ao fim de apenas 11 dias no poder.

Passos Coelho recusa assim dar o corpo às balas da esquerda e a principal voz do PSD no debate vai ser o líder parlamentar Luís Montenegro.

É certo que a moção de rejeição que PSD e CDS vão apresentar em conjunto vai ser rejeitada pela maioria de esquerda, mas, mesmo assim, os partidos da direita querem vincar a sua posição de que o governo de António Costa não tem legitimidade política.

O que a coligação pretende, fundamentalmente, é forçar a Esquerda a assumir de facto o casamento de conveniência para, no futuro, “imputar responsabilidades por uma eventual instabilidade política ou pelo arrefecimento económico“, refere o DN.

A esquerda vai precisamente demonstrar a sua união, garantindo também, deste modo, que se abre um novo ciclo político em Portugal – e que a austeridade já era.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …