Passos Coelho fala em programa cautelar e não promete baixar impostos

Pedro Passos Coelho em entrevista nesta quinta-feira (foto: reprodução / TVI)

Pedro Passos Coelho em entrevista nesta quinta-feira (foto: reprodução / TVI)

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou esta quinta-feira, em entrevista à TSF/TVI, que o país não precisará de um segundo resgate, mas fala de um eventual programa cautelar e não se compromete com uma baixa dos impostos em 2015.

Passos Coelho disse que os resultados conseguidos por Portugal afastam a necessidade de um segundo resgate e que “colocar tudo a perder seria um disparate”. “Estou em condições de dizer aos portugueses que ao longo destes anos construímos um resultado que dispensa um segundo programa“, afirmou.

No entanto, o PM não descarta um eventual programa cautelar, para o qual o apoio do PS seria secundário. “Se vier a ser adotado, tem a duração de um ano, o que cabe perfeitamente naquilo que é o mandato deste Governo e da maioria que o suporta, que vigorará até às próximas eleições legislativas, que ocorrerão, dentro das circunstâncias normais, que eu espero que se verifiquem, em Setembro de 2015”, afirmou.

Quanto à carga sobre os contribuintes nos próximos anos, Passos Coelho afirmou várias vezes: “não tenho condições para dizer que os impostos baixarão em 2015″.

Primeiro resgate

Portugal deve voltar a financiar-se nos mercados da dívida quando o seu programa de resgate de 78 mil milhões de euros expirar, em junho. Passos Coelho disse que a saída de Portugal do programa de resgate seria discutida com os credores internacionais a partir de janeiro.

A Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI) começaram na semana passada uma revisão das reformas que o país tem realizado.

O pagamento da próxima tranche de empréstimos de 2,7 mil milhões de euros depende de uma revisão bem sucedida do progresso do país na implementação de reformas econômicas.

Ouça a entrevista no site da TSF ou veja no site da TVI.

ZAP / Lusa / AE

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …

Governo admite gratuitidade em creches para 40 mil crianças

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou, esta quarta-feira, a intenção de criar sete mil novos lugares de creches e admitiu a gratuitidade da frequência para 40 mil crianças. Ana Mendes Godinho falava hoje …