“Fixem este dia”. Passos Coelho admitiu mesmo que vai voltar à política?

18

Manuel Almeida / Lusa

Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho mencionou o seu “horizonte político” num discurso, o que está a ser encarado como “um sinal” de que vai voltar à vida política activa. Marcelo Rebelo de Sousa acredita nisso e diz que “vale a pena fixar o dia”.

O “fantasma” de Passos Coelho continua a pairar por aí. Há quem continue a vê-lo como a única “salvação” para um PSD que, desde a sua saída da arena política, tem procurado regressar ao Governo sem sucesso.

O ex-presidente do PSD, que abandonou a liderança do partido em 2018, tem mantido um “nim” latente, não admitindo o regresso, mas nunca o rejeitando liminarmente.

Contudo, nunca tinha deixado tão marcada a possibilidade de regressar à política como num discurso durante o aniversário dos 10 anos da associação de jovens de direita Senado.

No evento no Grémio Literário, em Lisboa, Passos Coelho manifestou a sua abertura a um “horizonte político” enquanto foi tendo um discurso de líder da oposição, criticando, nomeadamente, que “falta um desígnio ao país”, conforme declarações transcritas pelo Expresso.

No discurso de mais de uma hora, Passos fez alguns comentários sobre a vida política portuguesa, criticando a elevada dependência dos fundos europeus e a falta de resultados evidentes da sua aplicação na economia nacional.

Segundo o ex-primeiro-ministro, Portugal não soube aproveitar todo o dinheiro que foi recebendo da União Europeia.

Mas Passos Coelho também falou da vida económica europeia. “Não haverá uma espécie de união orçamental e de dívida, nem Governo europeu que reaja aos choques colectivos de forma agregada. Não o teremos nos anos mais próximos e não o antecipo no horizonte da minha vida política e pessoal“, apontou num momento que Marcelo Rebelo de Sousa escutou e que diz que é preciso “fixar”.

“Se as coisas correrem como é suposto, vale a pena fixar o dia de hoje”, vincou o Presidente da República, como cita também o Expresso.

Para Marcelo que também marcou presença no mesmo evento, fica evidente que aquele momento assinala “um conjunto de princípios, valores e apreciações que definem a vida política e pessoal de quem estava a falar, falando do futuro“.

Se dúvidas ainda houvesse, Marcelo não esconde o ânimo com esse possível regresso de Passos Coelho – e até amplifica as palavras do ex-primeiro-ministro.

No ano passado, Marcelo afirmou, sem pudores, que Portugal “deve esperar muito ainda do contributo no futuro” de Passos Coelho e deixou também elogios ao antigo primeiro-ministro.

Mas também fica evidente, pela postura e pelo discurso, que Passos Coelho pode estar a olhar mais para São Bento do que para Belém, perspectivando antes um regresso como candidato a primeiro-ministro do que a Presidente da República.

ZAP //

18 Comments

  1. Passos coelho NUNCA conseguirá ser presidente de um país onde o povo Jamais esquecerá que ELE os ” roubou”. Farei de tudo para divulgar todos os cortes feitos por ele; mantenho todos os registos, porque EU faço parte dos que ficaram sem subsídios de férias, injustiça feita ao setor público como se fossemos NÒS os culpados.

    • Então e quanto nos têm roubado os corruptos dos camaradas xoxialistas ? Ela ainda tinha a rédea curta, e não podia sair fora do texto, os Sócrates, Pinho, Costa, Merdina e outros, esses que nos têm levado à banca rota, são os verdadeiros heróis do país.
      J.silva

    • Curiosidade, essa medida fazia parte do protocolo assinado pelo Sócrates para o plano de recuperação imposto pela troika.

      Se tem tudo guardado, vá lá rever os documentos.

    • O Baptista é um pouco lento. Já deveria ter percebido por esta altura que:
      – Os seus amigos deixaram o país sem dinheiro.
      – Se o Baptista queria receber o seu salário então Portugal tinha de se endividar. No entanto, ninguém nos emprestava.
      – O seu amigo e os jagunços que o acompanhavam, assinaram um acordo com a TROIKA para o país ter dinheiro.
      – O seu amigo e os jagunços puseram-se a milhas, alguns em Paris, outros nos EUA, e deixaram isto ao Deus dará. Foi nessa altura que o tal Passos teve de se chegar à frente e cumprir integralmente o acordo que os ladrões tinham assinado.

      O Baptista não pode ser tão distraído. Convinha abrir os olhos de vez em quando. Portugal viveu muitos anos acima das suas possibilidades. E isso traduziu-se em dívida externa. Um dia teríamos de pagar. E foi isso que aconteceu. A corda foi esticada para além do limite. E partiu. A assinatura do acordo com a TROIKA permitiu um choque mais acomodado, caso contrário o choque com a realidade teria sido pior: O BAPTISTA TERIA FICADO SEM SALÁRIOS!!! Qual é a parte disto que o Baptista ainda não percebeu!??! É assim tão difícil ou já percebeu mas não lhe dá jeito?!!
      Obviamente que no elenco do Passos também houve artistas e coisas menos positivas. Mas, o país estava com uma mão à frente e outra atrás no início do seu mandato. Seguramente o balanço é positivo. E tanto assim é, que nas eleições seguintes foi o mais votado! Essa é que é a realidade.

  2. Ai Batista Batista, fala com tanta eloquência que até parece que o que diz é verdade.
    Ou esqueceu-se ( por interesse próprio) que a sentença da TROIKA também teve de ser assinada pelos seus amigos (serão os jagunços de que fala?)
    Na verdade, e depois de tudo o que o Governo está a fazer, este POVO encarneirado bem merecia levar com os PASSOS COELHOS todos na cabeça.
    Pela sua posição estou convencido que para si seria indiferente. Deve ser dos que está a viver á custa do Orçamento, esteja quem estiver no governo.

  3. Batista. Concordo consigo. Mas infelizmente granded parte dos “sacrificados”, esqueceram: corte de 4 feriados; corte ferias majoradas; cortes nas pensoes; congelamentos de contratos colectivos de trabalho; imposto extraordinário sobre subs.Natal; redução no pagamento de trab.suplementar ………….Resumindo, só cortes ao Zé . Patrões , nenhum “belisco”. Ah.. e a famosa sugestão aos jovens licenciados e nao só, para imigraram ..

  4. Este Povo é muito esquecido Não foi o Sócrates que chamou a Troika Foram todos os partidos, incluindo o BE, que chumbaram o PEC IV, e que até já estava aprovado pela CE.
    A ESPANHA Assim como outros paises tambem estavam com os problemas financeiros e não tiveram TROIKA
    O PSD é que queria a Troika Lembram-se do Sr. CATROGA de sair a dizer que tinha ido além da TROIKA?
    Muito bem Batista

    • A Troika foi um pedido de resgate de cerca de 90 mil milhões que Sócrates foi obrigado a pedir, quando já só tinha dinheiro para mais um mês para pagar pensões e aos funcionários públicos. O PEC 4 foi a famosa fórmula de Sócrates de aumento de impostos camuflados, a prestações. Esta era já a 4ª, quando no PEC 3 havia pedido a sua aprovação dizendo que era o último. Estávamos a ser governados por um larápio. Aquilo que fomos chamados a contribuir nos 4 anos seguintes, deve-se não a Passos (não foi ele que desgraçou o país), mas a este miserável que esteve preso em Évora e continua a contas com a justiça e que alguns apelidaram de “saca milhões”.

    • “queriam que Passos Coelho fizesse o quê?”
      Mentir e enganar os portugueses, enquanto vendia o país ao desbarato, de certeza que não era!!

  5. P.S e P.S.D , o ritmo muda , mas a musica é a mesma ! . Lembrem-se ; “o que torto nasceu dificilmente ou impossivelmente se endireita” , en relação ao futuro deste país , estou mais inclinado para a segunda opção !

  6. Os ” Baptistas ” os” mm ” deste país deveriam ter vergonha na cara! O” mm” até queria que a Troika não fosse chamada, assim como haveriam as pessoas de receber os ordenados se não havia dinheiro nos cofres?? O PS(pobres sempre) tinha já esgostado o carcalhol todo. É só ilumimados neste país!

  7. O Pssos vendeu a EDP aos chineses!!!!!!!!!! E agora temos a luz cada vez mais cara. Para o Baptista: fazes uma boa parelha com o Passos. Enganado só uma vez. A tua léria dá-me vómitos. No tempo dele fui bem roubado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.