Covid-19. Parlamento Europeu cancelou visitas, mas abriu exceção para Greta (e Nuno Melo lidera uma rebelião em protesto)

Estela Silva / Lusa

O eurodeputado Nuno Melo, do CDS/PP

O Parlamento Europeu decidiu “negar o acesso de visitantes externos aos edifícios” e cancelar “todos os eventos” por causa do novo coronavírus (Covid-19), mas abriu exceção para receber Greta Thunberg. Nuno Melo é um dos eurodeputados que protesta esta decisão.

O eurodeputado português Nuno Melo questionou o presidente do Parlamento Europeu (PE) sobre as razões pelas quais quer abrir uma exceção para que a ativista sueca Greta Thunberg seja recebida em Bruxelas.

Num e-mail, ao qual o Observador teve acesso, Nuno Melo lembrou a David Sassoli que a “decisão sobre as medidas a serem tomadas em relação ao surto de Covid-19 produz efeitos imediatos” e exigiu saber porque é que a ativista sueca vai ter privilégios numa questão de saúde pública quando em termos de risco “todos os seres humanos são democraticamente iguais“.

A suspensão de visitas externas inclui presenças em comissões, mas manteve-se a audição da jovem ativista na comissão de Ambiente (ENVI) esta quarta-feira.

Vários outros eurodeputados já se juntaram ao eurodeputado do CDS, que lidera uma pequena “rebelião” para que não seja aberta a exceção para Greta Thunberg, como é o caso da eurodeputada belga, Hilde Vautmans, que pertence aos liberais (Renew Europe).

No seu e-mail a Sassoli, revelado pelo Observador, Vautmans disse que concorda “plenamente” com Melo e não consegue “entender por que razão o Parlamento Europeu restringiria o acesso a todos os visitantes, exceto a uma pessoa, a senhora Greta Thunberg”.

“Visitantes externos de todo o mundo não podem entrar no edifício, mas Thunberg pode. Como devemos explicar isso aos nossos visitantes e convidados?”. Para a eurodeputada liberal “todos devem ser tratados como iguais” e avisa que “se o Parlamento Europeu der uma exceção a Greta Thunberg, esta casa não será levada a sério”.

Também a eurodeputada estónia Yana Toom manifestou o apoio a Melo, dizendo que “nesta casanão há lugar para dualidade de critérios.”

O eurodeputado e chefe de delegação do Vox, Jorge Buxadé, disse que apoia “inteiramente a queixa” de Nuno Melo “contra os privilégios injustificados concedidos à senhora “. O espanhol disse ainda que “isto mostra que, infelizmente, este Parlamento não é a casa do pluralismo nem da liberdade dos cidadãos europeus”. “Espero uma reconsideração a esse respeito”, avisou.

O eurodeputado búlgaro Andrey Slabakov disse que concorda plenamente com os colegas e comentou que “parece que Thunberg é membro do staff do Parlamento Europeu. Isso é inaceitável!”. O político disse ainda esperar que a “instituição” volte a ter “bom senso” e não receba Greta Thunberg.

O deputado da extrema-direita alemão Lars Patrick Berg disse que concorda “completamente” com Nuno Melo e os restantes colegas que pedem que não haja exceções para a ativista sueca. Para o alemão, se o Parlamento Europeu quiser “ter credibilidade, não pode ter uma regra para uma pessoa e outra regra para todas as outras”. Berg recomenda “uma reconsideração urgente desta infeliz decisão”.

Jaak Madison, do Partido Conservador da Estónia, avisou Sassoli de que se “há uma regra e uma decisão para todos, não há espaço para uma dupla interpretação”. O deputado disse que se há “alguém mais especial” do que os outros será “difícil levar a sério o Parlamento Europeu”. O deputado terminou o e-mail com “cumprimentos e esperança de não ver hipocrisia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …