Covid-19. Parlamento Europeu cancelou visitas, mas abriu exceção para Greta (e Nuno Melo lidera uma rebelião em protesto)

Estela Silva / Lusa

O eurodeputado Nuno Melo, do CDS/PP

O Parlamento Europeu decidiu “negar o acesso de visitantes externos aos edifícios” e cancelar “todos os eventos” por causa do novo coronavírus (Covid-19), mas abriu exceção para receber Greta Thunberg. Nuno Melo é um dos eurodeputados que protesta esta decisão.

O eurodeputado português Nuno Melo questionou o presidente do Parlamento Europeu (PE) sobre as razões pelas quais quer abrir uma exceção para que a ativista sueca Greta Thunberg seja recebida em Bruxelas.

Num e-mail, ao qual o Observador teve acesso, Nuno Melo lembrou a David Sassoli que a “decisão sobre as medidas a serem tomadas em relação ao surto de Covid-19 produz efeitos imediatos” e exigiu saber porque é que a ativista sueca vai ter privilégios numa questão de saúde pública quando em termos de risco “todos os seres humanos são democraticamente iguais“.

A suspensão de visitas externas inclui presenças em comissões, mas manteve-se a audição da jovem ativista na comissão de Ambiente (ENVI) esta quarta-feira.

Vários outros eurodeputados já se juntaram ao eurodeputado do CDS, que lidera uma pequena “rebelião” para que não seja aberta a exceção para Greta Thunberg, como é o caso da eurodeputada belga, Hilde Vautmans, que pertence aos liberais (Renew Europe).

No seu e-mail a Sassoli, revelado pelo Observador, Vautmans disse que concorda “plenamente” com Melo e não consegue “entender por que razão o Parlamento Europeu restringiria o acesso a todos os visitantes, exceto a uma pessoa, a senhora Greta Thunberg”.

“Visitantes externos de todo o mundo não podem entrar no edifício, mas Thunberg pode. Como devemos explicar isso aos nossos visitantes e convidados?”. Para a eurodeputada liberal “todos devem ser tratados como iguais” e avisa que “se o Parlamento Europeu der uma exceção a Greta Thunberg, esta casa não será levada a sério”.

Também a eurodeputada estónia Yana Toom manifestou o apoio a Melo, dizendo que “nesta casanão há lugar para dualidade de critérios.”

O eurodeputado e chefe de delegação do Vox, Jorge Buxadé, disse que apoia “inteiramente a queixa” de Nuno Melo “contra os privilégios injustificados concedidos à senhora “. O espanhol disse ainda que “isto mostra que, infelizmente, este Parlamento não é a casa do pluralismo nem da liberdade dos cidadãos europeus”. “Espero uma reconsideração a esse respeito”, avisou.

O eurodeputado búlgaro Andrey Slabakov disse que concorda plenamente com os colegas e comentou que “parece que Thunberg é membro do staff do Parlamento Europeu. Isso é inaceitável!”. O político disse ainda esperar que a “instituição” volte a ter “bom senso” e não receba Greta Thunberg.

O deputado da extrema-direita alemão Lars Patrick Berg disse que concorda “completamente” com Nuno Melo e os restantes colegas que pedem que não haja exceções para a ativista sueca. Para o alemão, se o Parlamento Europeu quiser “ter credibilidade, não pode ter uma regra para uma pessoa e outra regra para todas as outras”. Berg recomenda “uma reconsideração urgente desta infeliz decisão”.

Jaak Madison, do Partido Conservador da Estónia, avisou Sassoli de que se “há uma regra e uma decisão para todos, não há espaço para uma dupla interpretação”. O deputado disse que se há “alguém mais especial” do que os outros será “difícil levar a sério o Parlamento Europeu”. O deputado terminou o e-mail com “cumprimentos e esperança de não ver hipocrisia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …