Distribuem panfletos contra comunidade chinesa em Espanha: “São os responsáveis ​​pelas mortes”

Os panfletos, distribuídos no município espanhol de Moaña, estão a ser investigados pela polícia por um possível crime de ódio. Acusam a comunidade chinesa de “tornar a Espanha doente com quase 30.000 mortes”.

A epidemia de covid-19, desencadeada na cidade chinesa de Wuhan, colocou a comunidade chinesa em Moaña, um município de Pontevedra, no centro das atenções. Nos últimos dias, começaram a circular panfletos acusando os “chineses” de serem os “responsáveis pelas mortes”.

Os panfletos, já nas mãos das autoridades por um possível crime de ódio, apontam diretamente as lojas administradas por cidadãos chineses. “Comem o que querem (uma referência a animais vivos), mas o problema é que eles têm lojas por toda a Espanha e viajam constantemente. São os responsáveis ​​pelas mortes e pelo encerramento de vários negócios.”

Segundo o ABC, o texto também culpa a comunidade chinesa por “tornar a Espanha doente, com quase 30.000 mortes” e por “trazerem esta pandemia que nunca imaginaríamos”.

Ainda não se sabe quem é o responsável por esta iniciativa controversa, uma vez que as declarações contidas nos panfletos carecem de qualquer tipo de assinatura ou dados sobre a sua autoria.

A China foi o epicentro da pandemia, com os primeiros surtos do novo coronavírus a serem descobertos na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, localizada no centro do país, no mês de novembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É problemático acusar sem provas directas que estabeleçam relação causal. Mas o certo é que a china tem sido quem mais ganhou com a pandemia: diz-se que venderam quantidades astronómicas de máscaras, centenas de milhares de ventiladores, enormes quantidades de produtos de higienização, isto além do que é de uso comum e quotidiano que é quase tudo “made in china”. Em Portugal, diz-se em voz baixa que por trás das grandes aquisições chinesas feitas neste país estão as chamadas “tríadas chinesas”, que são as mais mortíferas e extorsionárias organizações criminosas do mundo inteiro. A ser verdade, são elas as donas dos hospitais da luz, etc., etc.
    Seja como for, a verdade é claríssima: eles estavam preparados e mais do que preparados para vender ás centenas de milhões produtos para fazer face ao covid-19 e Whuan terá sido somente o engodo da inocência, fazer crer que foram as primeiras vitímas. Se isto também for verdade, então eles sabem como ninguém usar as armas biológicas e químicas para fazer dinheiro… e dominar o mundo.
    Talvez os nossos irmãos galegos tenham alguma razão…

  2. Começou por falar bem:”É problemático acusar sem provas..”
    e no entanto, está a fazer exactamente isso, acusações e mais acusações com base em especulações sem provas fundadas, e assim se cria um ciclo vicioso de crime de ódio.

  3. Cá este lado do Atlântico, o segundo maior afetado pela Covid-19 no Ocidente, vejo muitos pobres iletrados colocar o dedo em riste na cara do Embaixador chinês em Brasília Yang Waming, acusando a China por “fabricar o vírus para dominar o Mundo”. Eu, ao conversar com um médico que teve a Covid-19, expliquei que a origem do surto foi nas zonas rurais de Hubei e, deduzi que, criações de gansos e porcos trouxeram a sepa virgem do Coronavírus do Ambiente Selvagem às fazendas de onde pertencem e contaminar seus criadores. Efeito reação em cadeia. Saudações da Terra de Vera Cruz, Brasil. Cidade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo.

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …