Distribuem panfletos contra comunidade chinesa em Espanha: “São os responsáveis ​​pelas mortes”

Os panfletos, distribuídos no município espanhol de Moaña, estão a ser investigados pela polícia por um possível crime de ódio. Acusam a comunidade chinesa de “tornar a Espanha doente com quase 30.000 mortes”.

A epidemia de covid-19, desencadeada na cidade chinesa de Wuhan, colocou a comunidade chinesa em Moaña, um município de Pontevedra, no centro das atenções. Nos últimos dias, começaram a circular panfletos acusando os “chineses” de serem os “responsáveis pelas mortes”.

Os panfletos, já nas mãos das autoridades por um possível crime de ódio, apontam diretamente as lojas administradas por cidadãos chineses. “Comem o que querem (uma referência a animais vivos), mas o problema é que eles têm lojas por toda a Espanha e viajam constantemente. São os responsáveis ​​pelas mortes e pelo encerramento de vários negócios.”

Segundo o ABC, o texto também culpa a comunidade chinesa por “tornar a Espanha doente, com quase 30.000 mortes” e por “trazerem esta pandemia que nunca imaginaríamos”.

Ainda não se sabe quem é o responsável por esta iniciativa controversa, uma vez que as declarações contidas nos panfletos carecem de qualquer tipo de assinatura ou dados sobre a sua autoria.

A China foi o epicentro da pandemia, com os primeiros surtos do novo coronavírus a serem descobertos na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, localizada no centro do país, no mês de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É problemático acusar sem provas directas que estabeleçam relação causal. Mas o certo é que a china tem sido quem mais ganhou com a pandemia: diz-se que venderam quantidades astronómicas de máscaras, centenas de milhares de ventiladores, enormes quantidades de produtos de higienização, isto além do que é de uso comum e quotidiano que é quase tudo “made in china”. Em Portugal, diz-se em voz baixa que por trás das grandes aquisições chinesas feitas neste país estão as chamadas “tríadas chinesas”, que são as mais mortíferas e extorsionárias organizações criminosas do mundo inteiro. A ser verdade, são elas as donas dos hospitais da luz, etc., etc.
    Seja como for, a verdade é claríssima: eles estavam preparados e mais do que preparados para vender ás centenas de milhões produtos para fazer face ao covid-19 e Whuan terá sido somente o engodo da inocência, fazer crer que foram as primeiras vitímas. Se isto também for verdade, então eles sabem como ninguém usar as armas biológicas e químicas para fazer dinheiro… e dominar o mundo.
    Talvez os nossos irmãos galegos tenham alguma razão…

  2. Começou por falar bem:”É problemático acusar sem provas..”
    e no entanto, está a fazer exactamente isso, acusações e mais acusações com base em especulações sem provas fundadas, e assim se cria um ciclo vicioso de crime de ódio.

  3. Cá este lado do Atlântico, o segundo maior afetado pela Covid-19 no Ocidente, vejo muitos pobres iletrados colocar o dedo em riste na cara do Embaixador chinês em Brasília Yang Waming, acusando a China por “fabricar o vírus para dominar o Mundo”. Eu, ao conversar com um médico que teve a Covid-19, expliquei que a origem do surto foi nas zonas rurais de Hubei e, deduzi que, criações de gansos e porcos trouxeram a sepa virgem do Coronavírus do Ambiente Selvagem às fazendas de onde pertencem e contaminar seus criadores. Efeito reação em cadeia. Saudações da Terra de Vera Cruz, Brasil. Cidade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo.

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …