Distribuem panfletos contra comunidade chinesa em Espanha: “São os responsáveis ​​pelas mortes”

Os panfletos, distribuídos no município espanhol de Moaña, estão a ser investigados pela polícia por um possível crime de ódio. Acusam a comunidade chinesa de “tornar a Espanha doente com quase 30.000 mortes”.

A epidemia de covid-19, desencadeada na cidade chinesa de Wuhan, colocou a comunidade chinesa em Moaña, um município de Pontevedra, no centro das atenções. Nos últimos dias, começaram a circular panfletos acusando os “chineses” de serem os “responsáveis pelas mortes”.

Os panfletos, já nas mãos das autoridades por um possível crime de ódio, apontam diretamente as lojas administradas por cidadãos chineses. “Comem o que querem (uma referência a animais vivos), mas o problema é que eles têm lojas por toda a Espanha e viajam constantemente. São os responsáveis ​​pelas mortes e pelo encerramento de vários negócios.”

Segundo o ABC, o texto também culpa a comunidade chinesa por “tornar a Espanha doente, com quase 30.000 mortes” e por “trazerem esta pandemia que nunca imaginaríamos”.

Ainda não se sabe quem é o responsável por esta iniciativa controversa, uma vez que as declarações contidas nos panfletos carecem de qualquer tipo de assinatura ou dados sobre a sua autoria.

A China foi o epicentro da pandemia, com os primeiros surtos do novo coronavírus a serem descobertos na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, localizada no centro do país, no mês de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É problemático acusar sem provas directas que estabeleçam relação causal. Mas o certo é que a china tem sido quem mais ganhou com a pandemia: diz-se que venderam quantidades astronómicas de máscaras, centenas de milhares de ventiladores, enormes quantidades de produtos de higienização, isto além do que é de uso comum e quotidiano que é quase tudo “made in china”. Em Portugal, diz-se em voz baixa que por trás das grandes aquisições chinesas feitas neste país estão as chamadas “tríadas chinesas”, que são as mais mortíferas e extorsionárias organizações criminosas do mundo inteiro. A ser verdade, são elas as donas dos hospitais da luz, etc., etc.
    Seja como for, a verdade é claríssima: eles estavam preparados e mais do que preparados para vender ás centenas de milhões produtos para fazer face ao covid-19 e Whuan terá sido somente o engodo da inocência, fazer crer que foram as primeiras vitímas. Se isto também for verdade, então eles sabem como ninguém usar as armas biológicas e químicas para fazer dinheiro… e dominar o mundo.
    Talvez os nossos irmãos galegos tenham alguma razão…

  2. Começou por falar bem:”É problemático acusar sem provas..”
    e no entanto, está a fazer exactamente isso, acusações e mais acusações com base em especulações sem provas fundadas, e assim se cria um ciclo vicioso de crime de ódio.

  3. Cá este lado do Atlântico, o segundo maior afetado pela Covid-19 no Ocidente, vejo muitos pobres iletrados colocar o dedo em riste na cara do Embaixador chinês em Brasília Yang Waming, acusando a China por “fabricar o vírus para dominar o Mundo”. Eu, ao conversar com um médico que teve a Covid-19, expliquei que a origem do surto foi nas zonas rurais de Hubei e, deduzi que, criações de gansos e porcos trouxeram a sepa virgem do Coronavírus do Ambiente Selvagem às fazendas de onde pertencem e contaminar seus criadores. Efeito reação em cadeia. Saudações da Terra de Vera Cruz, Brasil. Cidade de Pindamonhangaba, estado de São Paulo.

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …