Pandemia retira mais de cinco mil milhões à receita de impostos

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Orçamento do Estado Suplementar, apresentado na terça-feira pelo Governo, prevê uma erosão da receita fiscal face ao que estava previsto no Orçamento do Estado para este ano (OE2020), ficando 5,2 mil milhões abaixo do que foi inscrito no documento.

Segundo noticiou na quarta-feira o Diário de Notícias, comparativamente a 2019, a redução é de quase 3,8 mil milhões de euros. A maior redução vem do IRC, que sofreu uma quebra de 25% face ao previsto – uma redução nominal de 1,6 mil milhões de euros. Em termos relativos segue-se o IVA, com uma quebra de 13% – menos 2,3 mil milhões de euros.

Quanto ao IRS, este apresenta uma quebra de 3% face ao previsto no OE2020 e um aumento de 0,2% face ao cobrado no ano passado. A maior perda de receita virá da parte do imposto sobre veículos, com uma queda de 32%.

O Diário de Notícias avançou igualmente que Bruxelas ainda não decidiu sobre as ajudas à TAP, mas o Governo já reservou no Orçamento do Estado suplementar uma verba. “O Orçamento do Estado já prevê um montante máximo de 1,2 mil milhões”, disse o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, durante a conferência de imprensa de apresentação do Orçamento Suplementar.

Relativamente à dívida pública, as previsões do Governo apontam para 134,4% do PIB. Trata-se de um agravamento face aos atuais 117,7%, que as Finanças atribuem em grande parte à contração económica da ordem dos 6,9%.

As previsões do Governo apontam ainda para um défice orçamental de 6,3% do PIB no final do ano, recuperando logo a seguir, com o novo ministro das Finanças, João Leão, a esperar um valor abaixo dos 3% do produto, cumprindo as metas dos tratados europeus. A explicar a subida para este ano está a diminuição da receita e o aumento da despesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …