Pandemia retira mais de cinco mil milhões à receita de impostos

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Orçamento do Estado Suplementar, apresentado na terça-feira pelo Governo, prevê uma erosão da receita fiscal face ao que estava previsto no Orçamento do Estado para este ano (OE2020), ficando 5,2 mil milhões abaixo do que foi inscrito no documento.

Segundo noticiou na quarta-feira o Diário de Notícias, comparativamente a 2019, a redução é de quase 3,8 mil milhões de euros. A maior redução vem do IRC, que sofreu uma quebra de 25% face ao previsto – uma redução nominal de 1,6 mil milhões de euros. Em termos relativos segue-se o IVA, com uma quebra de 13% – menos 2,3 mil milhões de euros.

Quanto ao IRS, este apresenta uma quebra de 3% face ao previsto no OE2020 e um aumento de 0,2% face ao cobrado no ano passado. A maior perda de receita virá da parte do imposto sobre veículos, com uma queda de 32%.

O Diário de Notícias avançou igualmente que Bruxelas ainda não decidiu sobre as ajudas à TAP, mas o Governo já reservou no Orçamento do Estado suplementar uma verba. “O Orçamento do Estado já prevê um montante máximo de 1,2 mil milhões”, disse o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, durante a conferência de imprensa de apresentação do Orçamento Suplementar.

Relativamente à dívida pública, as previsões do Governo apontam para 134,4% do PIB. Trata-se de um agravamento face aos atuais 117,7%, que as Finanças atribuem em grande parte à contração económica da ordem dos 6,9%.

As previsões do Governo apontam ainda para um défice orçamental de 6,3% do PIB no final do ano, recuperando logo a seguir, com o novo ministro das Finanças, João Leão, a esperar um valor abaixo dos 3% do produto, cumprindo as metas dos tratados europeus. A explicar a subida para este ano está a diminuição da receita e o aumento da despesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …