Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde popularidade

O surto do novo coronavírus, Covid-19, está a ter influência na popularidade dos governantes. Enquanto António Costa sai reforçado, Marcelo piora a sua imagem.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã mostra que a popularidade do primeiro-ministro, António Costa, aumentou, enquanto que a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu decretar o estado de emergência, caiu.

A sondagem foi realizada entre 14 e 19 de março, período que abarca parcialmente o impacto do processo que levou à declaração do estado de emergência.

De acordo com a sondagem, a popularidade de António Costa subiu de 2,9 para 3,3 pontos percentuais – numa escala até 5. Já a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa caiu de 3,9 para 3,7 pontos percentuais.

Em relação aos partidos, o Bloco de Esquerda (14,5%) e o Chega (8,6%) foram aqueles que mais subiram em termos de popularidade.

O PS reforçou-se em 31,4% e o PSD desceu para 21,9%. A CDU ficou-se por 6,1% e o PAN com 5,9%. O CDS estabilizou nos 3,6%. A Iniciativa Liberal recuou para 2,3% e o Livre ficou-se pelos 0,2%.

Porém, já relativamente aos líderes partidários, André Ventura foi o único que apresentou uma quebra, caindo para 2,4 pontos percentuais.

A avaliação de António Costa como secretário-geral do PS melhorou, fixando-se em 3,4. As notas de Rui Rio (3), Catarina Martins (3,1), Jerónimo de Sousa (2,9) e de João Cotrim Figueiredo (2,5) permaneceram estáveis.

Já as avaliações de André Silva (2,9), Francisco Rodrigues dos Santos (2,8), e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (1,9) tiveram ligeiras subidas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Governa” o valente que se enfiou na cama porque tem o poder de mobilizar as tropas e de travar o governo nas más andanças. É mais fácil o que deixa entrar moscas e sair petas ficar do que eu, não te preocupes comigo.

    O mal de Portugal é ser governado por bandalhos que venderam o país aos interesses estrangeiros, lixaram os portugueses com negociatas de amigos como as PPP, lixaram os portugueses consentindo as vigarices da banca, deram cabo do sector primário, deixam arder tudo sem punir severamente os responsáveis etc. Bem diz o Otelo Saraiva de Carvalho, volta Salazar que estás perdoado!

    • Tu, além de ignorante, não és muito inteligente, pois não?!
      Ainda não percebeste sequer que quem governa é o Governo; não PR?!
      Se queres um Salazar tens bom remédio – vais ter com ele ao inferno!!
      Boa viagem!…

  2. Teoricamente quem governa é o governo, mas quem condiciona a agenda é a raposa sabida de Belém.
    Na realidade quem manda nisto tudo são os grupos econômicos aos quais os politicos vergam a ” espinha” .

    Havia de reencarnar alguém que fizesse por este país a parte boa que Salazar fez, só a boa!

    O Bochechas e todos os outros chupistas da nação devem estar no inferno, esses sim!

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …