Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde popularidade

O surto do novo coronavírus, Covid-19, está a ter influência na popularidade dos governantes. Enquanto António Costa sai reforçado, Marcelo piora a sua imagem.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã mostra que a popularidade do primeiro-ministro, António Costa, aumentou, enquanto que a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu decretar o estado de emergência, caiu.

A sondagem foi realizada entre 14 e 19 de março, período que abarca parcialmente o impacto do processo que levou à declaração do estado de emergência.

De acordo com a sondagem, a popularidade de António Costa subiu de 2,9 para 3,3 pontos percentuais – numa escala até 5. Já a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa caiu de 3,9 para 3,7 pontos percentuais.

Em relação aos partidos, o Bloco de Esquerda (14,5%) e o Chega (8,6%) foram aqueles que mais subiram em termos de popularidade.

O PS reforçou-se em 31,4% e o PSD desceu para 21,9%. A CDU ficou-se por 6,1% e o PAN com 5,9%. O CDS estabilizou nos 3,6%. A Iniciativa Liberal recuou para 2,3% e o Livre ficou-se pelos 0,2%.

Porém, já relativamente aos líderes partidários, André Ventura foi o único que apresentou uma quebra, caindo para 2,4 pontos percentuais.

A avaliação de António Costa como secretário-geral do PS melhorou, fixando-se em 3,4. As notas de Rui Rio (3), Catarina Martins (3,1), Jerónimo de Sousa (2,9) e de João Cotrim Figueiredo (2,5) permaneceram estáveis.

Já as avaliações de André Silva (2,9), Francisco Rodrigues dos Santos (2,8), e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (1,9) tiveram ligeiras subidas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Governa” o valente que se enfiou na cama porque tem o poder de mobilizar as tropas e de travar o governo nas más andanças. É mais fácil o que deixa entrar moscas e sair petas ficar do que eu, não te preocupes comigo.

    O mal de Portugal é ser governado por bandalhos que venderam o país aos interesses estrangeiros, lixaram os portugueses com negociatas de amigos como as PPP, lixaram os portugueses consentindo as vigarices da banca, deram cabo do sector primário, deixam arder tudo sem punir severamente os responsáveis etc. Bem diz o Otelo Saraiva de Carvalho, volta Salazar que estás perdoado!

    • Tu, além de ignorante, não és muito inteligente, pois não?!
      Ainda não percebeste sequer que quem governa é o Governo; não PR?!
      Se queres um Salazar tens bom remédio – vais ter com ele ao inferno!!
      Boa viagem!…

  2. Teoricamente quem governa é o governo, mas quem condiciona a agenda é a raposa sabida de Belém.
    Na realidade quem manda nisto tudo são os grupos econômicos aos quais os politicos vergam a ” espinha” .

    Havia de reencarnar alguém que fizesse por este país a parte boa que Salazar fez, só a boa!

    O Bochechas e todos os outros chupistas da nação devem estar no inferno, esses sim!

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …