Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde popularidade

O surto do novo coronavírus, Covid-19, está a ter influência na popularidade dos governantes. Enquanto António Costa sai reforçado, Marcelo piora a sua imagem.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã mostra que a popularidade do primeiro-ministro, António Costa, aumentou, enquanto que a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu decretar o estado de emergência, caiu.

A sondagem foi realizada entre 14 e 19 de março, período que abarca parcialmente o impacto do processo que levou à declaração do estado de emergência.

De acordo com a sondagem, a popularidade de António Costa subiu de 2,9 para 3,3 pontos percentuais – numa escala até 5. Já a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa caiu de 3,9 para 3,7 pontos percentuais.

Em relação aos partidos, o Bloco de Esquerda (14,5%) e o Chega (8,6%) foram aqueles que mais subiram em termos de popularidade.

O PS reforçou-se em 31,4% e o PSD desceu para 21,9%. A CDU ficou-se por 6,1% e o PAN com 5,9%. O CDS estabilizou nos 3,6%. A Iniciativa Liberal recuou para 2,3% e o Livre ficou-se pelos 0,2%.

Porém, já relativamente aos líderes partidários, André Ventura foi o único que apresentou uma quebra, caindo para 2,4 pontos percentuais.

A avaliação de António Costa como secretário-geral do PS melhorou, fixando-se em 3,4. As notas de Rui Rio (3), Catarina Martins (3,1), Jerónimo de Sousa (2,9) e de João Cotrim Figueiredo (2,5) permaneceram estáveis.

Já as avaliações de André Silva (2,9), Francisco Rodrigues dos Santos (2,8), e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (1,9) tiveram ligeiras subidas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Governa” o valente que se enfiou na cama porque tem o poder de mobilizar as tropas e de travar o governo nas más andanças. É mais fácil o que deixa entrar moscas e sair petas ficar do que eu, não te preocupes comigo.

    O mal de Portugal é ser governado por bandalhos que venderam o país aos interesses estrangeiros, lixaram os portugueses com negociatas de amigos como as PPP, lixaram os portugueses consentindo as vigarices da banca, deram cabo do sector primário, deixam arder tudo sem punir severamente os responsáveis etc. Bem diz o Otelo Saraiva de Carvalho, volta Salazar que estás perdoado!

    • Tu, além de ignorante, não és muito inteligente, pois não?!
      Ainda não percebeste sequer que quem governa é o Governo; não PR?!
      Se queres um Salazar tens bom remédio – vais ter com ele ao inferno!!
      Boa viagem!…

  2. Teoricamente quem governa é o governo, mas quem condiciona a agenda é a raposa sabida de Belém.
    Na realidade quem manda nisto tudo são os grupos econômicos aos quais os politicos vergam a ” espinha” .

    Havia de reencarnar alguém que fizesse por este país a parte boa que Salazar fez, só a boa!

    O Bochechas e todos os outros chupistas da nação devem estar no inferno, esses sim!

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …