Pandemia melhora imagem de António Costa. Marcelo perde popularidade

O surto do novo coronavírus, Covid-19, está a ter influência na popularidade dos governantes. Enquanto António Costa sai reforçado, Marcelo piora a sua imagem.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã mostra que a popularidade do primeiro-ministro, António Costa, aumentou, enquanto que a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decidiu decretar o estado de emergência, caiu.

A sondagem foi realizada entre 14 e 19 de março, período que abarca parcialmente o impacto do processo que levou à declaração do estado de emergência.

De acordo com a sondagem, a popularidade de António Costa subiu de 2,9 para 3,3 pontos percentuais – numa escala até 5. Já a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa caiu de 3,9 para 3,7 pontos percentuais.

Em relação aos partidos, o Bloco de Esquerda (14,5%) e o Chega (8,6%) foram aqueles que mais subiram em termos de popularidade.

O PS reforçou-se em 31,4% e o PSD desceu para 21,9%. A CDU ficou-se por 6,1% e o PAN com 5,9%. O CDS estabilizou nos 3,6%. A Iniciativa Liberal recuou para 2,3% e o Livre ficou-se pelos 0,2%.

Porém, já relativamente aos líderes partidários, André Ventura foi o único que apresentou uma quebra, caindo para 2,4 pontos percentuais.

A avaliação de António Costa como secretário-geral do PS melhorou, fixando-se em 3,4. As notas de Rui Rio (3), Catarina Martins (3,1), Jerónimo de Sousa (2,9) e de João Cotrim Figueiredo (2,5) permaneceram estáveis.

Já as avaliações de André Silva (2,9), Francisco Rodrigues dos Santos (2,8), e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira (1,9) tiveram ligeiras subidas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Governa” o valente que se enfiou na cama porque tem o poder de mobilizar as tropas e de travar o governo nas más andanças. É mais fácil o que deixa entrar moscas e sair petas ficar do que eu, não te preocupes comigo.

    O mal de Portugal é ser governado por bandalhos que venderam o país aos interesses estrangeiros, lixaram os portugueses com negociatas de amigos como as PPP, lixaram os portugueses consentindo as vigarices da banca, deram cabo do sector primário, deixam arder tudo sem punir severamente os responsáveis etc. Bem diz o Otelo Saraiva de Carvalho, volta Salazar que estás perdoado!

    • Tu, além de ignorante, não és muito inteligente, pois não?!
      Ainda não percebeste sequer que quem governa é o Governo; não PR?!
      Se queres um Salazar tens bom remédio – vais ter com ele ao inferno!!
      Boa viagem!…

  2. Teoricamente quem governa é o governo, mas quem condiciona a agenda é a raposa sabida de Belém.
    Na realidade quem manda nisto tudo são os grupos econômicos aos quais os politicos vergam a ” espinha” .

    Havia de reencarnar alguém que fizesse por este país a parte boa que Salazar fez, só a boa!

    O Bochechas e todos os outros chupistas da nação devem estar no inferno, esses sim!

RESPONDER

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …