A pandemia da solidão: 1 em cada 2 australianos sente-se só

Os seres humanos são sociais e todos nós precisamos de alguma conexão humana para viver. Quando somos privados de algo, ainda que por pouco tempo, a necessidade torna-se ainda mais forte. No âmbito de uma pandemia global, parece ainda mais emergente.

Na Austrália, foram várias as pessoas que violaram o confinamento para visitar familiares ou amigos, uma prova de que muitos estavam dispostos a cometer infrações e a pagar multas para ver pessoas de quem já tinham saudades.

Michelle Lim, psicóloga e investigadora da Swinburne University of Technology, escreveu um artigo no The Conversation no qual avança que está a levar a cabo uma investigação que tem como foco o impacto da pandemia de covid-19 nas relações, na saúde e na qualidade de vida. Nesta primeira fase da investigação, a equipa analisou 2.666 pessoas.

Os dados revelaram que 1 em cada 2 australianos se sentem mais sós desde que a pandemia assolou o mundo e que viver com a família durante este período parece ser mais benéfico em termos de proteção contra sentimentos de solidão, depressão, ansiedade social e stress.

Os jovens entre os 18 e os 25 anos relataram os mais altos níveis de solidão em comparação com outros grupos etários, o que pode ser explicado pelo facto de terem grandes necessidades sociais.

Mas a solidão não é um problema exclusivo dos australianos que moram sozinhos: a pesquisa revelou que as pessoas têm necessidades sociais mais complexas, com vários participantes a confessarem que, apesar de amarem a família, estavam “desesperados” para verem os amigos.

A investigadora ressalva que estas conclusões serem preliminares e referentes ao período de confinamento, o que significa que não espelham a realidade de muitas pessoas que perderam os empregos, por exemplo.

Michelle Lim considera que esta pandemia traz muito poucos benefícios, mas destaca que pode ajudar as pessoas redescobrirem formas de se relacionarem com os outros e a apreciar os momentos de interação.

“Os seres humanos são surpreendentemente flexíveis e resistentes em tempos de crise. Podemos encontrar maneiras criativas de nos conectarmos com as pessoas, reduzindo o risco imediato”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …