A pandemia da solidão: 1 em cada 2 australianos sente-se só

Os seres humanos são sociais e todos nós precisamos de alguma conexão humana para viver. Quando somos privados de algo, ainda que por pouco tempo, a necessidade torna-se ainda mais forte. No âmbito de uma pandemia global, parece ainda mais emergente.

Na Austrália, foram várias as pessoas que violaram o confinamento para visitar familiares ou amigos, uma prova de que muitos estavam dispostos a cometer infrações e a pagar multas para ver pessoas de quem já tinham saudades.

Michelle Lim, psicóloga e investigadora da Swinburne University of Technology, escreveu um artigo no The Conversation no qual avança que está a levar a cabo uma investigação que tem como foco o impacto da pandemia de covid-19 nas relações, na saúde e na qualidade de vida. Nesta primeira fase da investigação, a equipa analisou 2.666 pessoas.

Os dados revelaram que 1 em cada 2 australianos se sentem mais sós desde que a pandemia assolou o mundo e que viver com a família durante este período parece ser mais benéfico em termos de proteção contra sentimentos de solidão, depressão, ansiedade social e stress.

Os jovens entre os 18 e os 25 anos relataram os mais altos níveis de solidão em comparação com outros grupos etários, o que pode ser explicado pelo facto de terem grandes necessidades sociais.

Mas a solidão não é um problema exclusivo dos australianos que moram sozinhos: a pesquisa revelou que as pessoas têm necessidades sociais mais complexas, com vários participantes a confessarem que, apesar de amarem a família, estavam “desesperados” para verem os amigos.

A investigadora ressalva que estas conclusões serem preliminares e referentes ao período de confinamento, o que significa que não espelham a realidade de muitas pessoas que perderam os empregos, por exemplo.

Michelle Lim considera que esta pandemia traz muito poucos benefícios, mas destaca que pode ajudar as pessoas redescobrirem formas de se relacionarem com os outros e a apreciar os momentos de interação.

“Os seres humanos são surpreendentemente flexíveis e resistentes em tempos de crise. Podemos encontrar maneiras criativas de nos conectarmos com as pessoas, reduzindo o risco imediato”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …