Pandemia abranda no Brasil e México, enquanto Espanha chega ao meio milhão de infeções

Mário Oliveira / SEMCOM

O Brasil contabilizou 310 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 126.960 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Saúde do país.

Este foi o dia com menor número de vítimas mortais desde 03 de maio, há 127 dias, quando as autoridades de Saúde contabilizaram 289 óbitos diários pela doença, noticiou a agência Lusa. Face ao número de infetados, o país somou 10.273 casos nas últimas 24 horas, num total de 4.147.794 pessoas diagnosticadas com a covid-19.

Já os Estados Unidos (EUA) registaram mais 259 mortos e 24.781 novos casos nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste). Desde o ínicio da pandemia, houve 189.168 óbitos e 6.299.169 casos confirmados, até às 20:00 de segunda-feira (01:00 de terça-feira em Lisboa).

Também nas últimas 24 horas o México contabilizou com 223 mortes e 3.486 casos, avançaram as autoridades de Saúde mexicanas, que apontam para a redução da propagação da doença no país. “A circulação do vírus diminuiu”, disse o diretor de Epidemiologia da Secretário da Saúde, José Luis Alomía, citado pela agência Efe.

Desde o início da pandemia, no final de fevereiro, o país contabilizou 67.781 óbitos e 637.509 infeções de covid-19. Até ao momento, recuperaram da doença 446.715 pessoas, cerca de 70% de todos os infetados com covid-19, referiu Alomía.

China diz que todos os casos são oriundos do exterior

A Comissão Nacional de Saúde da China garantiu esta terça-feira que não há atualmente um único local entre os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus, detalhando que todos são viajantes oriundos do exterior.

A fonte detalhou que, até à meia-noite local (17:00, em Lisboa), havia 175 casos ativos na China, entre os quais dois em estado grave. Todos os casos foram diagnosticados entre viajantes oriundos do exterior, conhecidos como casos “importados”.

Enquanto isso, a Índia registou 1.133 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o total diário mais alto de sempre no país, voltando a ultrapassar as 75.000 infeções, apontou o Ministério da Saúde indiano. O número de vítimas mortais desde o início da pandemia é agora de 72.775.

As autoridades indianas registaram também 75.809 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 4,3 milhões desde o início da epidemia, um dia depois de o país ter ultrapassado o Brasil, convertendo-se no segundo com mais infeções no mundo.

Médico homenageado por Xi Jinping proclama vitória

O principal médico especialista em doenças respiratórias da China disse esta terça-feira que este país asiático “derrotou o surto atual” do novo coronavírus, durante uma cerimónia em que celebrou a vitória na erradicação da covid-19. “Derrotámos o surto atual”, proclamou Zhong Nanshan, que foi distinguido pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Zhang, conhecido em 2003 pela contribuição na luta contra a SARS – síndrome respiratória aguda grave -, um outro coronavírus que atingiu a China então, avisou, contudo, que o país não pode baixar a guarda. O especialista defendeu a cooperação médica internacional e enfatizou a necessidade de uma maior contribuição da China para a saúde global.

Durante a cerimónia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, três outros especialistas, além de Zhong, receberam a medalha e título “Heróis do Povo”. Dezenas de funcionários da Saúde também receberam títulos honorários do Partido Comunista Chinês.

Mais da metade da cerimónia consistiu num discurso de Xi Jinping. “A covid-19 apanhou-nos a todos de surpresa”, disse o Presidente chinês, que revisou as medidas tomadas pelo seu país desde o início da pandemia, a fim de conter a propagação.

Xi Jinping lembrou que a China é “a primeira grande economia a retornar ao crescimento económico” e mencionou a contribuição do país asiático na partilha de equipamento de proteção e conhecimento científico com o resto do mundo, onde continua a haver suspeitas sobre a gestão inicial do surto por parte das autoridades chinesas.

O Presidente voltou a defender que a China comunicou o mais rápido possível o surto à Organização Mundial da Saúde e defendeu que ainda há trabalho a ser feito: “Uma vitória completa exige esforço contínuo.”

Durante a cerimónia realizou-se um minuto de silêncio dedicado aos mortos pela doença.

Espanha com mais de meio milhão de infeções

Espanha tornou-se o primeiro país da Europa Ocidental a ultrapassar a marca de meio milhão de infeções, registando na segunda-feira 525.549 casos, numa altura em que recomeçaram as aulas em escolas em seis regiões do país, com as restantes a iniciar nos próximos dez dias.

De acordo com o Público, o número de mortos e de doentes em cuidados intensivos mantém-se comparativamente baixo, tendo havido na segunda-feira oito mortes – desde o início da pandemia foram 29.516 óbitos.

O director do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, disse que mais de metade dos infetados têm menos de 40 anos e a maioria dos novos casos são assintomáticos.

Segundo Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola de Saúde Pública, citado pela Reuters, o aumento do numero de casos deve-se a um fim do confinamento apressado; às diferenças entre regiões no que toca às regras de Saúde e a densidade populacional.

“Para os trabalhadores vulneráveis, seja na agricultura, serviço doméstico ou em restaurantes, pode-se-lhes dizer para ficarem em casa duas semanas, mas não é certo que eles possam fazê-lo”, sublinhou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …