Pandemia abranda no Brasil e México, enquanto Espanha chega ao meio milhão de infeções

Mário Oliveira / SEMCOM

O Brasil contabilizou 310 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 126.960 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Saúde do país.

Este foi o dia com menor número de vítimas mortais desde 03 de maio, há 127 dias, quando as autoridades de Saúde contabilizaram 289 óbitos diários pela doença, noticiou a agência Lusa. Face ao número de infetados, o país somou 10.273 casos nas últimas 24 horas, num total de 4.147.794 pessoas diagnosticadas com a covid-19.

Já os Estados Unidos (EUA) registaram mais 259 mortos e 24.781 novos casos nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste). Desde o ínicio da pandemia, houve 189.168 óbitos e 6.299.169 casos confirmados, até às 20:00 de segunda-feira (01:00 de terça-feira em Lisboa).

Também nas últimas 24 horas o México contabilizou com 223 mortes e 3.486 casos, avançaram as autoridades de Saúde mexicanas, que apontam para a redução da propagação da doença no país. “A circulação do vírus diminuiu”, disse o diretor de Epidemiologia da Secretário da Saúde, José Luis Alomía, citado pela agência Efe.

Desde o início da pandemia, no final de fevereiro, o país contabilizou 67.781 óbitos e 637.509 infeções de covid-19. Até ao momento, recuperaram da doença 446.715 pessoas, cerca de 70% de todos os infetados com covid-19, referiu Alomía.

China diz que todos os casos são oriundos do exterior

A Comissão Nacional de Saúde da China garantiu esta terça-feira que não há atualmente um único local entre os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus, detalhando que todos são viajantes oriundos do exterior.

A fonte detalhou que, até à meia-noite local (17:00, em Lisboa), havia 175 casos ativos na China, entre os quais dois em estado grave. Todos os casos foram diagnosticados entre viajantes oriundos do exterior, conhecidos como casos “importados”.

Enquanto isso, a Índia registou 1.133 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o total diário mais alto de sempre no país, voltando a ultrapassar as 75.000 infeções, apontou o Ministério da Saúde indiano. O número de vítimas mortais desde o início da pandemia é agora de 72.775.

As autoridades indianas registaram também 75.809 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 4,3 milhões desde o início da epidemia, um dia depois de o país ter ultrapassado o Brasil, convertendo-se no segundo com mais infeções no mundo.

Médico homenageado por Xi Jinping proclama vitória

O principal médico especialista em doenças respiratórias da China disse esta terça-feira que este país asiático “derrotou o surto atual” do novo coronavírus, durante uma cerimónia em que celebrou a vitória na erradicação da covid-19. “Derrotámos o surto atual”, proclamou Zhong Nanshan, que foi distinguido pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Zhang, conhecido em 2003 pela contribuição na luta contra a SARS – síndrome respiratória aguda grave -, um outro coronavírus que atingiu a China então, avisou, contudo, que o país não pode baixar a guarda. O especialista defendeu a cooperação médica internacional e enfatizou a necessidade de uma maior contribuição da China para a saúde global.

Durante a cerimónia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, três outros especialistas, além de Zhong, receberam a medalha e título “Heróis do Povo”. Dezenas de funcionários da Saúde também receberam títulos honorários do Partido Comunista Chinês.

Mais da metade da cerimónia consistiu num discurso de Xi Jinping. “A covid-19 apanhou-nos a todos de surpresa”, disse o Presidente chinês, que revisou as medidas tomadas pelo seu país desde o início da pandemia, a fim de conter a propagação.

Xi Jinping lembrou que a China é “a primeira grande economia a retornar ao crescimento económico” e mencionou a contribuição do país asiático na partilha de equipamento de proteção e conhecimento científico com o resto do mundo, onde continua a haver suspeitas sobre a gestão inicial do surto por parte das autoridades chinesas.

O Presidente voltou a defender que a China comunicou o mais rápido possível o surto à Organização Mundial da Saúde e defendeu que ainda há trabalho a ser feito: “Uma vitória completa exige esforço contínuo.”

Durante a cerimónia realizou-se um minuto de silêncio dedicado aos mortos pela doença.

Espanha com mais de meio milhão de infeções

Espanha tornou-se o primeiro país da Europa Ocidental a ultrapassar a marca de meio milhão de infeções, registando na segunda-feira 525.549 casos, numa altura em que recomeçaram as aulas em escolas em seis regiões do país, com as restantes a iniciar nos próximos dez dias.

De acordo com o Público, o número de mortos e de doentes em cuidados intensivos mantém-se comparativamente baixo, tendo havido na segunda-feira oito mortes – desde o início da pandemia foram 29.516 óbitos.

O director do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, disse que mais de metade dos infetados têm menos de 40 anos e a maioria dos novos casos são assintomáticos.

Segundo Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola de Saúde Pública, citado pela Reuters, o aumento do numero de casos deve-se a um fim do confinamento apressado; às diferenças entre regiões no que toca às regras de Saúde e a densidade populacional.

“Para os trabalhadores vulneráveis, seja na agricultura, serviço doméstico ou em restaurantes, pode-se-lhes dizer para ficarem em casa duas semanas, mas não é certo que eles possam fazê-lo”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …