A pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2 ) oriundo da China, está a afetar até as previsões meteorológicas.
Tal como explica a TSF, que dá conta de mais um dano “colateral” da covid-19, a pandemia levou à suspensão de milhares de voos em todo o mundo, fazendo com que a qualidade das observações e previsões meteorológicas diminuísse.
As previsões meteorológicas são feitas com dados transmitidos a partir de estações à superfície, satélites e balões atmosféricos, mas a informação mais relevante para os serviços meteorológicos chega através dos aviões.
Em declarações à mesma rádio, o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, explica que os sensores a bordo das aeronaves obtém milhares de observações do estado da atmosfera, transmitindo medições essenciais “concentradas num sistema designado por AMDAR”, sendo essa informação utilizada para fazer previsões.
Com a atividade das companhias aéreas quase totalmente reduzida, a informação que chega é cada vez menor. No final de março, estima-se, terá sido dez vezes inferior ao habitual, implicando automaticamente consequências para a previsão do tempo.
“Essa redução brusca da informação faz com que a qualidade das previsões começa a sofrer alguma deterioração. A estimativa que se faz neste momento é que a qualidade à superfície vai no mínimo diminuir 3% e a qualidade em altitude irá diminuir entre 15 a 20%”, disse ainda à TSF Miguel Miranda.
A pandemia da covid-19 já matou pelo menos 165.216 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00 desta segunda-feira, que dá conta de quase 2,5 milhões de infetados.
De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, foram registadas 165.216 mortos e pelo menos 2.403.410 casos de infeção em 193 países. Pelo menos 537.700 doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.
Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de mortes e casos, com 40.683 mortos para 759.786 casos. Pelo menos 70.980 pessoas foram declaradas curadas nos Estados Unidos.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Mesmo que se enganem, e chove quando diziam que ia fazer sol, não há problema. Afinal a maioria das pessoas está em casa!
A gripe da China dá para tudo!
O novo coronavírus (SARS-CoV-2 ) ORIUNDO DA China, muito bem! Não convém esquecer de onde veio e quem está a ganhar com isto tudo!!!