Países muçulmanos reconhecem Jerusalém como capital da Palestina

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

Os países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) acordaram reconhecer Jerusalém Oriental como a capital da Palestina e convidaram as outras nações a fazer o mesmo, em resposta à decisão dos EUA de declarar Jerusalém como a capital de Israel.

“Declaramos Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina e convidamos todos os países a reconhecer o Estado da Palestina com Jerusalém Oriental como sua capital ocupada”, indica a minuta da declaração preparada em Istambul por esta organização, formada por 57 países de maioria muçulmana.

A OCI inclui desde a sua fundação em 1969 a Palestina como membro pleno, com capital em Jerusalém.

O documento, apresentado pelos “reis, chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI)”, mostra em 23 pontos a postura do mundo muçulmano perante a decisão dos EUA.

Nesse texto, a OCI “rejeita e condena nos mais fortes termos” o que chama de “decisão unilateral” de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, à qual se refere como “força de ocupação”.

Os países muçulmanos qualificam o anúncio de Washington de nulo e carente de legalidade e o considera um ataque aos direitos do povo palestino e uma “deliberada deterioração de todos os esforços de paz”.

Além disso, o texto alerta que dará ímpeto aos movimentos extremistas e representa uma ameaça à paz e à segurança internacional.

Segundo um comunicado publicado pela OCI, a declaração final pedirá também aos membros da organização que imponham “restrições políticas e económicas aos Estados, altos cargos, Parlamentos, empresas e indivíduos que reconheçam a anexação israelita de Jerusalém ou colaborem com as medidas que a colonização israelita tenta perpetuar em territórios palestinos ocupados”.

O comunicado também considera o Governo americano “plenamente responsável por qualquer repercussão” da “decisão ilegal” de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, “que considera” uma clara deserção do Governo americano do seu papel como mediador de paz”.

Além disso, a minuta da declaração pede a todos os membros da OCI que aumentem o apoio diplomático e sobretudo económico à Palestina e aos seus habitantes.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Reconhecimento em Istambul cidade turca e onde é que os turcos têm moral para tal quando eles próprios ocupam parte do Curdistão e os matam e massacram a todo o momento e o mesmo se poderá aplicar aos países árabes invasores de Israel ao qual não reconhecem o seu direito como país e de que sempre saíram vencidos das lutas infligidas?.

RESPONDER

Ministro da Ciência do Brasil partilha fotografia para provar que a Terra é redonda (e é atacado)

O ex-astronauta e atual ministro da Ciência e da Tecnologia do Brasil publicou na sua conta no Twitter uma série de fotografias para provar que a Terra é redonda, acabando por ser atacado na rede …

Rúben Ribeiro pensou que ia morrer em Alcochete, Gelson recebeu SMS a avisar do ataque

Rúben Ribeiro e Gelson Martins foram ouvidos, esta sexta-feira, na 22.ª sessão do julgamento, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. "Sinceramente, pensei que ia morrer, foi um cenário de horror, estavam constantemente a dizer: …

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …