Países muçulmanos reconhecem Jerusalém como capital da Palestina

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

Os países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) acordaram reconhecer Jerusalém Oriental como a capital da Palestina e convidaram as outras nações a fazer o mesmo, em resposta à decisão dos EUA de declarar Jerusalém como a capital de Israel.

“Declaramos Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina e convidamos todos os países a reconhecer o Estado da Palestina com Jerusalém Oriental como sua capital ocupada”, indica a minuta da declaração preparada em Istambul por esta organização, formada por 57 países de maioria muçulmana.

A OCI inclui desde a sua fundação em 1969 a Palestina como membro pleno, com capital em Jerusalém.

O documento, apresentado pelos “reis, chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI)”, mostra em 23 pontos a postura do mundo muçulmano perante a decisão dos EUA.

Nesse texto, a OCI “rejeita e condena nos mais fortes termos” o que chama de “decisão unilateral” de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, à qual se refere como “força de ocupação”.

Os países muçulmanos qualificam o anúncio de Washington de nulo e carente de legalidade e o considera um ataque aos direitos do povo palestino e uma “deliberada deterioração de todos os esforços de paz”.

Além disso, o texto alerta que dará ímpeto aos movimentos extremistas e representa uma ameaça à paz e à segurança internacional.

Segundo um comunicado publicado pela OCI, a declaração final pedirá também aos membros da organização que imponham “restrições políticas e económicas aos Estados, altos cargos, Parlamentos, empresas e indivíduos que reconheçam a anexação israelita de Jerusalém ou colaborem com as medidas que a colonização israelita tenta perpetuar em territórios palestinos ocupados”.

O comunicado também considera o Governo americano “plenamente responsável por qualquer repercussão” da “decisão ilegal” de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, “que considera” uma clara deserção do Governo americano do seu papel como mediador de paz”.

Além disso, a minuta da declaração pede a todos os membros da OCI que aumentem o apoio diplomático e sobretudo económico à Palestina e aos seus habitantes.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Reconhecimento em Istambul cidade turca e onde é que os turcos têm moral para tal quando eles próprios ocupam parte do Curdistão e os matam e massacram a todo o momento e o mesmo se poderá aplicar aos países árabes invasores de Israel ao qual não reconhecem o seu direito como país e de que sempre saíram vencidos das lutas infligidas?.

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …