Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para proporcionar o encontro entre as crianças e o Pai Natal, respeitando assim as devidas distâncias.

Foram muitos os carros que esperaram em fila para poderem proporcionar às crianças a oportunidade de cantassem para o Sinterklaas (é assim que os holandeses se referem ao Pai Natal) ou entregassem os seus desenhos aos ajudantes deste, através das janelas dos veículos, em troca de uma lembrança.

“É uma boa alternativa, para que possamos conhecer as crianças e estas possam realmente vir ver Sinterklaas pessoalmente”, realça Nienke Spruit, que vestiu a pele de São Nicolau num drive-in na cidade de Apeldoorn, no domingo.

De acordo com a tradição holandesa, o São Nicolau viaja uma vez por ano de Espanha num navio a vapor, carregado de presentes, acompanhado por dezenas de ajudantes que normalmente têm os seus rostos pintados de preto. De seguida, viaja por terra, durante duas semanas, distribuindo biscoitos e presentes. A viagem termina com uma noite de prendas e poemas, que tradicionalmente acontece a 5 de Dezembro.

Porém, com a evolução da pandemia no mundo, e com eventos públicos a serem proibidos, estas tradições tiveram de ser adaptadas. Ainda no mês passado, o governo pediu aos holandeses que reduzissem as comemorações às suas casas, enquanto as cidades tiveram de desistir das festividades.

Mesmo assim, e apesar do fantasma do covid-19, essa não é a única mudança que Sinterklaas enfrenta, já que um número cada vez maior de pessoas afirma que a imagem tradicional dos seus ajudantes é uma caricatura racista.

Os figurantes que o acompanham, conhecidos por Zwarte Piet, “Pedro Preto” são geralmente interpretados por brancos com a cara pintada de preto, perucas e batom vermelho

Tal como noticia o Público, numa sondagem nacional realizada este ano, 45% dos inquiridos respondeu que a imagem de Pete deve mudar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …