/

Um pequeno país viu a sua economia crescer 10% com a guerra na Ucrânia

Vladimer Shioshvili / Flickr

A guerra na Ucrânia trouxe um boom económico espetacular e inesperado para a antiga república soviética da Geórgia.

O pequeno país ao sul da Rússia, com 3,7 milhões de habitantes, recebeu milhares de imigrantes russos e um fluxo de capital sem precedentes desde que começou o conflito. Antes da guerra, a sua economia crescia cerca de 5% ao ano. Agora, esse crescimento disparou para 10,2% em 2022.

“Existe um aumento gigantesco do fluxo de dinheiro russo para o país”, afirma Yaroslava Babych, diretora do Centro de Pesquisas de Políticas Macroeconómicas do Instituto ISET-PI, da Escola Internacional de Economia da Universidade Estatal de Tbilisi, capital da Geórgia.

A investigadora calcula que tenham entrado no país 1,4 mil milhões de dólares entre janeiro e outubro de 2022 — 3,6 vezes mais que no mesmo período de 2021. Por outro lado, a moeda da Geórgia — o lári — subiu 15% em relação ao dólar desde o início do ano.

Avalanche russa

As estimativas variam, mas calcula-se que, desde o início da guerra, 70 mil a 100 mil cidadãos russos já tenham ido para a Geórgia.

É muito difícil saber o número exato porque os visitantes de países como a Rússia, Ucrânia ou Bielorrússia entram na Geórgia sem precisar de explicar se vão de férias ou se vão morar para o país.

Depois de entrarem no território georgiano, os migrantes podem lá morar e trabalhar durante um ano sem inconvenientes. E podem também sair do país e voltar a entrar para permanecer por mais um ano. Assim, milhares de pessoas conseguiram estabelecer-se na Geórgia sem restrições.

“É uma política migratória muito generosa“, explica Babych à BBC.

Embora o fluxo de cidadãos russos tenha sido constante desde o início da guerra, podem ser identificadas duas ondas de migração: a primeira em maio e a segunda em setembro de 2022. Esta última está relacionada com a rápida saída de homens da Rússia após Putin anunciar a mobilização obrigatória para o combate.

Esta última onda de imigrantes russos ficou evidente em cidades como Tbilisi: grandes filas para entrar nos bancos e alta exigência por imóveis, que elevou os preços das rendas a níveis nunca antes atingidos. A situação gerou mal-estar entre os moradores locais, que não conseguem pagar valores tão altos.

Empresas russas na Geórgia

Criar uma empresa na Geórgia é muito simples para os estrangeiros. Babych explica que é possível registar uma companhia em apenas dois dias. Esta realidade é totalmente diferente da burocracia que os empresários podem encontrar em qualquer outra parte do mundo.

E o número de empresas abertas por cidadãos russos disparou em 2022 — 10 vezes mais do que no ano anterior. Somente entre janeiro e setembro, os cidadãos russos registaram na Geórgia cerca de 9,5 mil empresas, segundo a economista.

A grande maioria é de pessoas que se inscreveram para iniciar o seu próprio negócio, o que dificulta muito saber qual o ramo de atividade. E também aumentou rapidamente a abertura de contas bancárias de cidadãos russos na Geórgia.

O risco do “boom convertido em explosão”

A Geórgia é uma ex-república soviética que travou uma breve guerra com a Rússia em 2008. Por isso, a sua relação com o país vizinho é complexa e alguns georgianos receiam o possível impacto sociopolítico da imigração russa.

Esta imigração poderia tornar-se um “boom convertido em explosão”, segundo Mikheil Kukava, chefe de políticas socioeconómicas do Instituto para o Desenvolvimento da Liberdade de Informação (IDFI, na sigla em inglês), com sede em Tbilisi.

A “explosão” refere-se à possibilidade de que, no futuro, o governo russo venha a considerar uma eventual invasão da Geórgia, como ocorreu na Ucrânia. “Se eles decidirem invadir-nos, o crescimento económico atual poderia acabar por se tornar um conflito”, indica Kukava.

No momento, o crescimento inesperado trouxe fortes impactos para a Geórgia, cuja economia é baseada na produção agrícola (cultivos de uva, frutas cítricas e nozes), mineração (manganês, cobre e ouro), uma pequena indústria vinícola e na produção de aço e fertilizantes.

Localizada no limite entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, no litoral do mar Negro, a Geórgia também observou nos últimos anos um aumento do turismo, que é outra fonte de rendimentos para o país.

Quanto tempo pode durar este fenómeno?

O governo espera que o nível atual de crescimento desacelere em 2023. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o crescimento da Geórgia caia em cerca de 5%, voltando ao nível anterior à guerra.

A pergunta que continua sem resposta é por quanto tempo estes imigrantes permanecerão na Geórgia. Os que trabalham de forma remota têm mais possibilidades de ficar, mas a situação não é fácil para aqueles que procuram emprego presencial.

“Não espero que este crescimento económico dure muito tempo“, afirma Babych. “De qualquer forma, a evolução irá depender do que acontecer com a guerra.”

Ela adverte que “é pouco provável que o fluxo de capital se transforme em investimento de longo prazo”. E que é possível que surjam tensões sociais, considerando o histórico de conflitos entre a Geórgia e a Rússia.

No curto prazo, a migração provocou aumento dos preços que, ainda que seja passageiro, afeta os cidadãos com menos recursos económicos nas grandes cidades.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.