/

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

António Cotrim / Lusa

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus.

O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, um serviço telefónico de apoio médico destinado a libertar a linha Saúde 24 e a garantir à população local aconselhamento profissional em caso de suspeita de contaminação por covid-19.

A medida visa garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho do distrito de Aveiro, que desde 17 de março está em estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus e que desde o dia 18 se encontra sob cerco sanitário – o que implica controlo de entradas e saídas no território e o encerramento de toda a atividade empresarial que não envolva bens de primeira necessidade.

Para retirar pressão à linha Saúde 24, a Câmara Municipal implementou a Linha de Apoio Covid Ovar, para que os munícipes com sintomas possam ser atendidos e aconselhados por um profissional médico, das 8h às 20h durante a semana e das 10h às 18h ao fim de semana”, explicou o presidente da autarquia, Salvador Malheiro.

O serviço está disponível através do número 300 00 24 24, tem o custo de uma chamada para a rede fixa e é exclusivo para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus, pelo que “em todos os outros casos de emergência deverá ser usado o 112”.

Quanto aos dados do boletim avançado na quarta-feira à noite pela Câmara, esta madrugada Salvador Malheiro admitiu que estavam errados e retificou a estatística local, contabilizando nessa altura 313 casos positivo no concelho, 13 óbitos e cinco recuperações.

Do universo de doentes em causa, 128 residem na freguesia de Ovar, 71 na de São João de Ovar, 38 na de Válega e 20 na cidade de Esmoriz, repartindo-se os restantes pelas freguesias de São Vicente Pereira, Cortegaça, Maceda e Arada. Há ainda 11 casos positivos sinalizados com tendo “morada desconhecida”. No mesmo registo de balanço, o autarca referia também que, só na quarta-feira, realizaram-se no município 122 testes.

A principal expetativa do presidente da Câmara prende-se agora com a “grande decisão” do Governo quanto ao prazo de vigência da cerca sanitária em curso no território, já que o fim da mesma, pelo menos por enquanto, está previsto para as 23:59 desta quinta-feira.

Insistindo que a quarentena geográfica de Ovar “serviu para evitar o contágio aos municípios vizinhos”, Salvador Malheiro realçou: “Temos tido indicadores de que os resultados são bem melhores do que aconteceria se não tivéssemos a cerca”.

Em todo o caso, “ainda é cedo para retirar conclusões”, ressalvou o autarca, que se comprometeu a aguardar pelas orientações da Direção-Geral de Saúde. “Depois cá estaremos para continuar este trabalho em parceria com o nosso Governo”, concluiu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.