O Oumuamua não transmite sinais de rádio (mas ainda pode ser alienígena)

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Impressão de artista do primeiro asteróide interestelar: Oumuamua.

Investigadores não localizaram sinais de rádio artificiais na superfície do Oumuamua. Mas a hipótese de ser de natureza alienígena ainda não está descartada.

As observações de longo prazo do asteróide Oumuamua no momento da sua aproximação à Terra excluem a presença na sua superfície de qualquer fonte artificial de ondas de rádio ou outros sinais.

Num estudo que será publicado na revista Acta Astronautica em fevereiro do próximo ano, os investigadores do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) explicaram que usaram o campo de antenas Allen Telescope Array (ATA) para tentar detetar transmissões de rádio artificiais do Oumuamua.

As observações foram feitas entre os dias 23 de novembro e 5 de dezembro de 2017, período no qual observaram o corpo celeste em busca de algum tipo de sinal. Embora estivessem à procura de emissões de energia ainda menos do que as emitidas pelos telemóveis, não houve qualquer tipo de resultado.

“Estávamos à procura de um sinal que mostrasse que este objeto incorpora alguma tecnologia de origem artificial”, explica Gerry Harp, principal autor do estudo, no artigo do SETI. “Não encontramos emissões, apesar da busca bastante minuciosa”, disse o cientista.

Contudo, segundo os astrónomos do Instituto SETI, ainda não é possível descartar definitivamente a hipótese de o objeto ter origem extraterrestre não natural.

A importância de Oumuamua reside no facto de ser o primeiro asteróide detetado que não vem do Sistema Solar. A natureza do “Mensageiro das Estrelas” está rodeado de mistérios desde o dia em que foi descoberto por astrónomos da Universidade do Hawai, em outubro de 2017.

Depois de constatar mudanças na velocidade do seu movimento, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu que o asteróide poderia ser uma “sonda” enviada à Terra intencionalmente por uma “civilização alienígena”.

No último ano, o mundo da astronomia debruçou-se no estudo do corpo celeste e as mais várias teorias já foram apresentadas em artigos científicos: desde o seu passado violento, passando pela possibilidade de ser um sistema binário, e até o provável local de onde veio o Oumuamua.

Recentemente, investigadores da Universidade de Harvard sugeriram que milhares de objetos semelhantes ao Oumuamua podem estar presos no Sistema Solar.

ZAP // RT / Phys

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. E se for um objecto alienígena, será que utiliza os mesmos meios de comunicação que existem na Terra? Cientistas, abram as vossas inteligências para campos onde o desconhecido pode ser viável noutras civilizações…

  2. Eu acho que os nossos governantes não vão passar nenhuma informação para a população para não criar expectativas
    Más eles já tem as informações que nós não estamos sozinhos no universo

      • A bíblia interpretada pelos pais da teologia, criou “verdades” que a própria ciência já desmentiu.
        Entre outras, o sistema egocêntrico, desmentido por Galilei Galilei, a teoria criacionista, ainda hoje objeto de polêmicas por parte dos fundamentalistas, etc e etc.
        No caso específico, os fundamentalistas sempre afirmaram que só existe vida na terra!
        Orgulhosos e temerosos de perderem autoridade, não conseguem entender que, êles humanos, admitirem erros de interpretação, não diminui sequer uma fração decatrilionésima de 01 mm, o poder e grandeza de DEUS.

  3. Acho que a vida existe em todo o lugar …o que explica que ela começou em lugar específico no meio do nada e se proliferou vejo isso faz tempo desde que tive a experiência de ver o primeiro OVNI. ..eu não acreditava assim como não acreditava em assombração e tive a experiência de morar em lugar assim…acho que as perguntas corretas são. ..como eles conseguem viver na nossa atmosfera? Do que são feitas as naves?que gases eles usam e qual o risco da radiação. ..já que uma vez alienígena pode conter radiação. ..o que eles comem…como se associam …acho que Jesus existiu sim…mas ele também poderia ser enviado de outro lugar…tem muitas coisas que fazem sentido outras não. ..eu não acredito no que ouço mas no que vejo

  4. Poxa pessoal. É só parar para pensar, vivemos num planeta num vasto sistema de planetas. Daí nós humanos, enviamos sondas à outros planetas, emitimos sons não busca de alguma resposta. Que idéia é essa? Se eles fizessem o mesmo o mundo estaria em colapso. E o que é pior. Achamos estranho se começam a aparecer muitos ovnis ou Osni. Pergunto: existe? Respondo: sim. Pode ter certeza. Como eu sei? Nunca vi. Mas há vários relatos de pilotos que os avistam sobrevoando o espaço. YouTube mostra algumas bem nítida.

  5. Sempre tem uns lunáticos para colocar religião no meio, até os extraterrestres falam de um Deus maior e agora só falta vocês querer provar que eles estão mentindo já que vocês acreditam em extraterrestres, nessa minha vida o pouco que já vivi eu já vi e fiz muita coisa e por isso eu sou muito sortudo, e eu não fico com essa moral toda para falar da religião dos outros, vão ter algum contato de verdade antes de falar besteira, contato por revistas e site não vale talkei.

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …