Cientistas procuram vida extraterrestre no misterioso visitante interestelar

Uma equipa de astrónomos vai analisar um enorme objecto interestelar, com a forma de um gigantesco charuto, em busca de sinais de vida extraterrestre. Há rumores de que pode tratar-se de algum tipo de tecnologia alienígena.

Investigadores do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), projecto que se dedica à procura de Inteligência Extraterrestre, vão direccionar um poderoso telescópio para aquele que é definido como o primeiro asteróide interestelar, para tentar encontrar sinais de uma tecnologia alienígena.

O objecto, com formato singular, foi detectado a 19 de Outubro de 2017, quando rumava em direcção ao Sol. As suas propriedades sugerem que teve origem noutra estrela, o que faria dele o primeiro asteróide de fora do Sistema Solar a ser identificado na nossa vizinhança cósmica.

A iniciativa de investigação é patrocinada pelo bilionário Yuri Milner e vai utilizar um radiotelescópio para ouvir os sinais emitidos pelo objecto, conforme reporta a BBC.

Os primeiros esforços da equipa de pesquisa vão começar já nesta quarta-feira, com astrónomos a observarem o asteróide através de quatro bandas diferentes de radiofrequência.

A primeira etapa de observações deverá durar, pelo menos, 10 horas no Observatório de Green Bank, em West Virginia, nos EUA, com o uso do Green Bank Telescope, o maior radiotelescópio orientável do mundo.

Não há consenso quanto à sua origem

As primeiras impressões sobre o asteróide, baptizado Oumuamua, realçam o seu formato estranho, alongado, parecendo-se um pouco a um charuto ou cigarro gigante.

Até agora, não há consenso quanto à origem do objecto que tem cerca de 4 quilómetros de comprimento, segundo a Sky News.

“Investigadores que trabalham com transporte espacial de longa distância já sugeriram, no passado, que os formatos de charuto ou de agulha são as arquitecturas mais prováveis para uma nave espacial interestelar, já que isso ajudaria a minimizar a fricção e os danos dos gases interestelares e da poeira”, apontou em comunicado o projecto do SETI.

“Breakthrough Listen”, o projeto do SETI, é financiado por Milner para pesquisar evidências de inteligência extraterrestre no universo.

“Se uma origem natural é mais provável, não há, actualmente, consenso sobre que origem pode ser essa, e o Breakthrough Listen está bem posicionado para explorar a possibilidade de o Oumuamua ser um artefacto”, acrescenta-se no referido documento.

“A presença do Oumuamua no Sistema Solar dá ao Breakthrough Listen uma oportunidade de fazer descobertas sem precedentes, sobre possíveis transmissores artificiais”, destaca, em declarações na BBC, o director do Centro de Investigação do SETI em Berkeley, Andrew Siemon, que faz parte da iniciativa.

Já o professor Andrew Coates, do Laboratório de Ciência Espacial Mullard, da University College London, no Reino Unido, aponta que, por enquanto, ainda não há provas concretas de que este asteróide possa ajudar a identificar qualquer sinal de vida extraterrestre.

Andrew Coates destaca que há “outras formas melhores de procurar por vida extraterrestre”, como são os casos do “projecto ExoMars, que irá para Marte em 2020, perfurando a superfície para procurar sinais de vida”.

Um mensageiro de longe…

Outros investigadores que já fizeram observações deste asteróide, com telescópios no solo, dizem que, tirando o seu formato distinto, ele lembra muitos objectos naturais encontrados fora do Sistema Solar.

O asteróide tem uma cor avermelhada, que é um indicativo da presença de compostos orgânicos irradiados por raios cósmicos. As medidas sugerem que tem uma estrutura densa, composta de pedra e metal e especula-se que pode conter alguma água congelada.

Apesar de o Oumuamua poder ter-se formado em torno de outra estrela, os cientistas acham que pode ter circulado pela Via Láctea, sem ligação a qualquer sistema estelar, durante centenas de milhões de anos, antes do encontro casual com o nosso Sistema Solar.

O nome do asteróide, Oumuamua, significa “mensageiro” na Língua havaiana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro coisa a descobrir são planetas com vida vegetal e oxigênio na atmosférica.assim podem dizer se tem mais planetas semelhante a terra. Assim podem ter porcentagens a divulgar ao publico se a vidas animal e alienígenas !!! Cada um com seu comentário!!!

RESPONDER

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …