“Tragam-me a cabeça desse cão.” A ordem para matar Khashoggi chegou por Skype

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Saud al-Qahtani, aliado do príncipe herdeiro, terá falado por Skype com Jamal Khashoggi e com os indivíduos suspeitos da morte do jornalista. “Tragam-me a cabeça desse cão”, foi assim que deu a ordem.

Tragam-me a cabeça desse cão.” A frase é de Saud al-Qahtani, um elemento destacado do núcleo mais próximo do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, e terá sido enviada por Skype a um dos homens que mantinha o jornalista saudita detido no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

O grupo de 15 homens suspeitos pela morte de Jamal Khashoggi recebeu a ordem e cumpriu-a de imediato, de acordo com uma fonte árabe com relações aos serviços de informações e à família real saudita, citada pela Reuters.

Segundo conta o Observador, os últimos minutos de vida do jornalista saudita foram passados numa troca de insultos entre Khashoggi e o aliado do príncipe. Um dos 15 homens, alegadamente enviados por Riade para uma missão relâmpago na Turquia, segurava um telemóvel com o ecrã em frente ao rosto de Khashoggi, e do outro lado, numa conversa Skype, estaria Qahtani.

Esta não era a primeira vez que Qahtani conversava com Khashoggi. Aliás, o diário conta que foi um telefonema do aliado do príncipe saudita que levou o jornalista a perceber que estava na hora de tomar uma decisão.

“Foi um telefonema muito educado em que ele me disse que tinha instruções para me proibir de continuar a escrever a minha coluna de opinião“, contou Khashoggi ao Observador, em dezembro do ano passado.

Os dois voltaram a comunicar, desta vez no dia 2 de outubro, mas num tom muito mais duro. Após uma troca de insultos intensa, terá sido dada a ordem aos 15 suspeitos para matar o jornalista, segundo uma fonte turca ligada aos serviços de informações.

Seguiu-se, então, uma “operação atabalhoada e informal“. No entanto, não é claro se, durante os sete minutos em que o corpo de Khashoggi foi desmembrado e as várias partes dividas por diferentes malas, o aliado do príncipe se manteve ao telemóvel para assistir.

Apesar de ter seguido tudo à distância, Qahtani acabou por se tornar no principal bode expiatório de Riade a partir do momento em que, no sábado, o rei enviou sinais públicos de que o conselheiro do seu filho e outros oficiais tinham sido afastados do núcleo mais próximo de Mohammed bin Salman, escreve o Observador.

Esta foi a forma de a Arábia Saudita aliviar a pressão internacional sobre o país. No entanto, pode não ter passado de uma encenação.

Fontes da coroa saudita disseram à Reuters que Qahtani poderia ter sido detido, mas a conta do ex-conselheiro do príncipe, onde Qhatani soma mais de um milhão de seguidores, continuou tão ativa como antes. Este facto gerou descrédito relativamente à tese de que teria sido detido pelas autoridades sauditas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que monstruosidade. E cometida nas instalações do consulado, ainda por cima.
    Claro que apenas os lacaios vão ser responsabilizados. Se o forem…

  2. Ver real motivo no vídeo do YouTube:
    Derrubado o “eixo do mal” Saudita-Israelense
    pela…
    Publicado pelo jornalista investigativo Benjamin Fulford.

  3. Este caso só vem reforçar a ideia que já havia de que a arabia saudita é um país tremendamente criminoso e terrorista, capaz de um acto tão horrendo e ignobil como este. A arabia saudita tem que ser fortemente castigada e serem aplicadas fortes sanções tão comerciais como militares, e deve ser dada ordem pela onu (para que serve???) para que pare o acto criminoso e terrorista contra o yemen, por sua vez este tem de ser ajudado por outras nações com poderio militar como a russia, a china, o Irão ou outro qualquer. O yemen deve intensificar o bombardeamento massivo sobre riade e outras cidades sauditas. O tal herdeiro do reino saudita deve ser eliminado a todo o custo, porque animais e bestas como este homem nao tem que existir.

    • Mas primeiro, devem então castigar o Putin que já mandou executar repetidamente vários opositores!
      Ou desse aí já têm medo das consequências?
      Ou são seus cumplices?

      • Onde estão ou leu essas execuçoes que menciona??? Inventar é feio, sabia????E os milhares de assassinatos que os eua cometeram também nao entram nas suas contas????

      • Também percebi pelo seu post que apoia inteiramente e incondicionalmente este assassinato miseravel e repugnante. Esramos conversados

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …