“Tragam-me a cabeça desse cão.” A ordem para matar Khashoggi chegou por Skype

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Saud al-Qahtani, aliado do príncipe herdeiro, terá falado por Skype com Jamal Khashoggi e com os indivíduos suspeitos da morte do jornalista. “Tragam-me a cabeça desse cão”, foi assim que deu a ordem.

Tragam-me a cabeça desse cão.” A frase é de Saud al-Qahtani, um elemento destacado do núcleo mais próximo do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, e terá sido enviada por Skype a um dos homens que mantinha o jornalista saudita detido no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

O grupo de 15 homens suspeitos pela morte de Jamal Khashoggi recebeu a ordem e cumpriu-a de imediato, de acordo com uma fonte árabe com relações aos serviços de informações e à família real saudita, citada pela Reuters.

Segundo conta o Observador, os últimos minutos de vida do jornalista saudita foram passados numa troca de insultos entre Khashoggi e o aliado do príncipe. Um dos 15 homens, alegadamente enviados por Riade para uma missão relâmpago na Turquia, segurava um telemóvel com o ecrã em frente ao rosto de Khashoggi, e do outro lado, numa conversa Skype, estaria Qahtani.

Esta não era a primeira vez que Qahtani conversava com Khashoggi. Aliás, o diário conta que foi um telefonema do aliado do príncipe saudita que levou o jornalista a perceber que estava na hora de tomar uma decisão.

“Foi um telefonema muito educado em que ele me disse que tinha instruções para me proibir de continuar a escrever a minha coluna de opinião“, contou Khashoggi ao Observador, em dezembro do ano passado.

Os dois voltaram a comunicar, desta vez no dia 2 de outubro, mas num tom muito mais duro. Após uma troca de insultos intensa, terá sido dada a ordem aos 15 suspeitos para matar o jornalista, segundo uma fonte turca ligada aos serviços de informações.

Seguiu-se, então, uma “operação atabalhoada e informal“. No entanto, não é claro se, durante os sete minutos em que o corpo de Khashoggi foi desmembrado e as várias partes dividas por diferentes malas, o aliado do príncipe se manteve ao telemóvel para assistir.

Apesar de ter seguido tudo à distância, Qahtani acabou por se tornar no principal bode expiatório de Riade a partir do momento em que, no sábado, o rei enviou sinais públicos de que o conselheiro do seu filho e outros oficiais tinham sido afastados do núcleo mais próximo de Mohammed bin Salman, escreve o Observador.

Esta foi a forma de a Arábia Saudita aliviar a pressão internacional sobre o país. No entanto, pode não ter passado de uma encenação.

Fontes da coroa saudita disseram à Reuters que Qahtani poderia ter sido detido, mas a conta do ex-conselheiro do príncipe, onde Qhatani soma mais de um milhão de seguidores, continuou tão ativa como antes. Este facto gerou descrédito relativamente à tese de que teria sido detido pelas autoridades sauditas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que monstruosidade. E cometida nas instalações do consulado, ainda por cima.
    Claro que apenas os lacaios vão ser responsabilizados. Se o forem…

  2. Ver real motivo no vídeo do YouTube:
    Derrubado o “eixo do mal” Saudita-Israelense
    pela…
    Publicado pelo jornalista investigativo Benjamin Fulford.

  3. Este caso só vem reforçar a ideia que já havia de que a arabia saudita é um país tremendamente criminoso e terrorista, capaz de um acto tão horrendo e ignobil como este. A arabia saudita tem que ser fortemente castigada e serem aplicadas fortes sanções tão comerciais como militares, e deve ser dada ordem pela onu (para que serve???) para que pare o acto criminoso e terrorista contra o yemen, por sua vez este tem de ser ajudado por outras nações com poderio militar como a russia, a china, o Irão ou outro qualquer. O yemen deve intensificar o bombardeamento massivo sobre riade e outras cidades sauditas. O tal herdeiro do reino saudita deve ser eliminado a todo o custo, porque animais e bestas como este homem nao tem que existir.

    • Mas primeiro, devem então castigar o Putin que já mandou executar repetidamente vários opositores!
      Ou desse aí já têm medo das consequências?
      Ou são seus cumplices?

      • Onde estão ou leu essas execuçoes que menciona??? Inventar é feio, sabia????E os milhares de assassinatos que os eua cometeram também nao entram nas suas contas????

      • Também percebi pelo seu post que apoia inteiramente e incondicionalmente este assassinato miseravel e repugnante. Esramos conversados

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …