“Tragam-me a cabeça desse cão.” A ordem para matar Khashoggi chegou por Skype

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Saud al-Qahtani, aliado do príncipe herdeiro, terá falado por Skype com Jamal Khashoggi e com os indivíduos suspeitos da morte do jornalista. “Tragam-me a cabeça desse cão”, foi assim que deu a ordem.

Tragam-me a cabeça desse cão.” A frase é de Saud al-Qahtani, um elemento destacado do núcleo mais próximo do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, e terá sido enviada por Skype a um dos homens que mantinha o jornalista saudita detido no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

O grupo de 15 homens suspeitos pela morte de Jamal Khashoggi recebeu a ordem e cumpriu-a de imediato, de acordo com uma fonte árabe com relações aos serviços de informações e à família real saudita, citada pela Reuters.

Segundo conta o Observador, os últimos minutos de vida do jornalista saudita foram passados numa troca de insultos entre Khashoggi e o aliado do príncipe. Um dos 15 homens, alegadamente enviados por Riade para uma missão relâmpago na Turquia, segurava um telemóvel com o ecrã em frente ao rosto de Khashoggi, e do outro lado, numa conversa Skype, estaria Qahtani.

Esta não era a primeira vez que Qahtani conversava com Khashoggi. Aliás, o diário conta que foi um telefonema do aliado do príncipe saudita que levou o jornalista a perceber que estava na hora de tomar uma decisão.

“Foi um telefonema muito educado em que ele me disse que tinha instruções para me proibir de continuar a escrever a minha coluna de opinião“, contou Khashoggi ao Observador, em dezembro do ano passado.

Os dois voltaram a comunicar, desta vez no dia 2 de outubro, mas num tom muito mais duro. Após uma troca de insultos intensa, terá sido dada a ordem aos 15 suspeitos para matar o jornalista, segundo uma fonte turca ligada aos serviços de informações.

Seguiu-se, então, uma “operação atabalhoada e informal“. No entanto, não é claro se, durante os sete minutos em que o corpo de Khashoggi foi desmembrado e as várias partes dividas por diferentes malas, o aliado do príncipe se manteve ao telemóvel para assistir.

Apesar de ter seguido tudo à distância, Qahtani acabou por se tornar no principal bode expiatório de Riade a partir do momento em que, no sábado, o rei enviou sinais públicos de que o conselheiro do seu filho e outros oficiais tinham sido afastados do núcleo mais próximo de Mohammed bin Salman, escreve o Observador.

Esta foi a forma de a Arábia Saudita aliviar a pressão internacional sobre o país. No entanto, pode não ter passado de uma encenação.

Fontes da coroa saudita disseram à Reuters que Qahtani poderia ter sido detido, mas a conta do ex-conselheiro do príncipe, onde Qhatani soma mais de um milhão de seguidores, continuou tão ativa como antes. Este facto gerou descrédito relativamente à tese de que teria sido detido pelas autoridades sauditas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que monstruosidade. E cometida nas instalações do consulado, ainda por cima.
    Claro que apenas os lacaios vão ser responsabilizados. Se o forem…

  2. Ver real motivo no vídeo do YouTube:
    Derrubado o “eixo do mal” Saudita-Israelense
    pela…
    Publicado pelo jornalista investigativo Benjamin Fulford.

  3. Este caso só vem reforçar a ideia que já havia de que a arabia saudita é um país tremendamente criminoso e terrorista, capaz de um acto tão horrendo e ignobil como este. A arabia saudita tem que ser fortemente castigada e serem aplicadas fortes sanções tão comerciais como militares, e deve ser dada ordem pela onu (para que serve???) para que pare o acto criminoso e terrorista contra o yemen, por sua vez este tem de ser ajudado por outras nações com poderio militar como a russia, a china, o Irão ou outro qualquer. O yemen deve intensificar o bombardeamento massivo sobre riade e outras cidades sauditas. O tal herdeiro do reino saudita deve ser eliminado a todo o custo, porque animais e bestas como este homem nao tem que existir.

    • Mas primeiro, devem então castigar o Putin que já mandou executar repetidamente vários opositores!
      Ou desse aí já têm medo das consequências?
      Ou são seus cumplices?

      • Onde estão ou leu essas execuçoes que menciona??? Inventar é feio, sabia????E os milhares de assassinatos que os eua cometeram também nao entram nas suas contas????

      • Também percebi pelo seu post que apoia inteiramente e incondicionalmente este assassinato miseravel e repugnante. Esramos conversados

RESPONDER

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …