“Tragam-me a cabeça desse cão.” A ordem para matar Khashoggi chegou por Skype

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Saud al-Qahtani, aliado do príncipe herdeiro, terá falado por Skype com Jamal Khashoggi e com os indivíduos suspeitos da morte do jornalista. “Tragam-me a cabeça desse cão”, foi assim que deu a ordem.

Tragam-me a cabeça desse cão.” A frase é de Saud al-Qahtani, um elemento destacado do núcleo mais próximo do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, e terá sido enviada por Skype a um dos homens que mantinha o jornalista saudita detido no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

O grupo de 15 homens suspeitos pela morte de Jamal Khashoggi recebeu a ordem e cumpriu-a de imediato, de acordo com uma fonte árabe com relações aos serviços de informações e à família real saudita, citada pela Reuters.

Segundo conta o Observador, os últimos minutos de vida do jornalista saudita foram passados numa troca de insultos entre Khashoggi e o aliado do príncipe. Um dos 15 homens, alegadamente enviados por Riade para uma missão relâmpago na Turquia, segurava um telemóvel com o ecrã em frente ao rosto de Khashoggi, e do outro lado, numa conversa Skype, estaria Qahtani.

Esta não era a primeira vez que Qahtani conversava com Khashoggi. Aliás, o diário conta que foi um telefonema do aliado do príncipe saudita que levou o jornalista a perceber que estava na hora de tomar uma decisão.

“Foi um telefonema muito educado em que ele me disse que tinha instruções para me proibir de continuar a escrever a minha coluna de opinião“, contou Khashoggi ao Observador, em dezembro do ano passado.

Os dois voltaram a comunicar, desta vez no dia 2 de outubro, mas num tom muito mais duro. Após uma troca de insultos intensa, terá sido dada a ordem aos 15 suspeitos para matar o jornalista, segundo uma fonte turca ligada aos serviços de informações.

Seguiu-se, então, uma “operação atabalhoada e informal“. No entanto, não é claro se, durante os sete minutos em que o corpo de Khashoggi foi desmembrado e as várias partes dividas por diferentes malas, o aliado do príncipe se manteve ao telemóvel para assistir.

Apesar de ter seguido tudo à distância, Qahtani acabou por se tornar no principal bode expiatório de Riade a partir do momento em que, no sábado, o rei enviou sinais públicos de que o conselheiro do seu filho e outros oficiais tinham sido afastados do núcleo mais próximo de Mohammed bin Salman, escreve o Observador.

Esta foi a forma de a Arábia Saudita aliviar a pressão internacional sobre o país. No entanto, pode não ter passado de uma encenação.

Fontes da coroa saudita disseram à Reuters que Qahtani poderia ter sido detido, mas a conta do ex-conselheiro do príncipe, onde Qhatani soma mais de um milhão de seguidores, continuou tão ativa como antes. Este facto gerou descrédito relativamente à tese de que teria sido detido pelas autoridades sauditas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que monstruosidade. E cometida nas instalações do consulado, ainda por cima.
    Claro que apenas os lacaios vão ser responsabilizados. Se o forem…

  2. Ver real motivo no vídeo do YouTube:
    Derrubado o “eixo do mal” Saudita-Israelense
    pela…
    Publicado pelo jornalista investigativo Benjamin Fulford.

  3. Este caso só vem reforçar a ideia que já havia de que a arabia saudita é um país tremendamente criminoso e terrorista, capaz de um acto tão horrendo e ignobil como este. A arabia saudita tem que ser fortemente castigada e serem aplicadas fortes sanções tão comerciais como militares, e deve ser dada ordem pela onu (para que serve???) para que pare o acto criminoso e terrorista contra o yemen, por sua vez este tem de ser ajudado por outras nações com poderio militar como a russia, a china, o Irão ou outro qualquer. O yemen deve intensificar o bombardeamento massivo sobre riade e outras cidades sauditas. O tal herdeiro do reino saudita deve ser eliminado a todo o custo, porque animais e bestas como este homem nao tem que existir.

    • Mas primeiro, devem então castigar o Putin que já mandou executar repetidamente vários opositores!
      Ou desse aí já têm medo das consequências?
      Ou são seus cumplices?

      • Onde estão ou leu essas execuçoes que menciona??? Inventar é feio, sabia????E os milhares de assassinatos que os eua cometeram também nao entram nas suas contas????

      • Também percebi pelo seu post que apoia inteiramente e incondicionalmente este assassinato miseravel e repugnante. Esramos conversados

RESPONDER

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …