Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde. Acusa-os de 9 crimes

Tiago Petinga / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional.

Em causa está a sindicância à Ordem pedida em abril passado pela ministra da Saúde, Marta Temido, que tinha como objetivos questionar “indícios de eventuais ilegalidades resultantes de intervenções públicas e declarações dos dirigentes” da Ordem e averiguar a gestão das contas da ordem.

A OE tomou a decisão de recorrer à justiça depois de ter divulgado um parecer do constitucionalista Paulo Otero que questiona a legalidade da sindicância, comparando-a com as práticas do Estado Novo, escreve o jornal Observador.

O professor catedrático de direito administrativo e constitucionalista considera que, na sindicância pedida pelo Ministério da Saúde, se age sobre a Ordem “como se a ordem jurídica vigente fosse semelhante ao modelo corporativo do Estado fascista italiano ou do Estado novo português”. Paulo Otero defende mesmo que, face à suposta ilegalidade do processo, assiste à ordem um direito de resistência.

Ao todo, precisa o jornal Público, serão nove os crimes alegadamente praticados por Leonor Furtado e pelos inspetores que liderou neste processo, segundo a nota esta segunda-feira enviada à ministra da Saúde e divulgada pela Ordem.

“Atenta a prática de atos materiais por parte dos senhores sindicantes, designadamente por ordem da senhora Inspetora Geral da IGAS, os quais configuram os crimes de sequestro qualificado, furto qualificado, coação agravada, introdução em lugar vedado ao público, abuso de poder, acesso ilegítimo a dados informáticos, dano, difamação agravada e ofensa a pessoa coletiva agravada, será nesta data apresentada participação ao Ministério Público para os devidos efeitos”, pode ler-se.

“Vale sempre a pena lutar por um Estado verdadeiramente democrático e pela liberdade, aqui não entram mais sem ordem judicial!”, termina Ana Rita Cavaco.

A bastonária dos enfermeiros usa o parecer de Paulo Otero para sublinhar que os atos praticados no âmbito da sindicância são nulos, devendo por isso ser arquivados.

“Consequentemente deverá V. Exa. e demais agentes administrativos sob a hierarquia do Ministério da Saúde, abster-se de ordenar ou apoiar a prática de tais atos sob pena de incorrer em responsabilidade criminal que a Ordem dos Enfermeiros não hesitará em promover”, escreve Ana Rita Cavaco.

Mais tarde, a bastonária anunciou, em conferência de imprensa na sede da OE, em Lisboa, que não vai fornecer mais documentos no âmbito desta sindicância sem um pedido do tribunal, porque a considera ilegal. “A sindicância para nós, sem uma decisão do tribunal, terminou, não iremos responder a mais nenhum email, nem fornecer mais documentos, não iremos colaborar”, afirmou à agência Lusa Ana Rita Cavaco.

Ana Rita Cavaco precisou que vão avançar as queixas-crime relativamente à atuação dos inspetores da IGAS, quando estes entraram, com a ajuda da PSP, nas instalações da Ordem. “Foram arrombados armários pelos inspetores da IGAS e foram levados pertences e documentos” e, “perante esta atitude cabe ao tribunal decidir o que vai acontecer”.

A Ordem considera assim que a sindicância terminou e apenas voltará a colaborar se Marta Temido obtiver uma ordem judicial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esta bastonária vigarista continua a incendiar tudo para manter o tacho e não se importa nada se usar os enfermeiros para proveito próprio!
    Tem a “escola” do parasita incendiário da Liga dos bombeiros…
    Mas, de uma bastonária que tem mais horas na política do que na enfermagem e que aumentou o seu ordenado na OdE com efeitos retroativos, já se pode esperar tudo!…
    Como é o ordem que paga as custas judiciais, pode processar toda a gente e assim sempre entretem os mais “distraídos”….

  2. Esta bastonária deve ter muita “porcaria” debaixo do tapete, caso contrário, não se opunha com tanta veemência usando todas as prerrogativas para se furtar a mostrar a casa. Já diz o velho ditado quem não deve não teme (..) e não parece ser o caso. Vamos ver o que descobrem os Sr.s Inspectores.

  3. Esta Sra. causa mais desordem que ordem, na Ordem !………transformou a Ordem dos Enfermeiros (as), numa Sede de partido Politico, se calhar um Anexo do PSD !!!!!…….. no qual nem todos os Profissionais de Enfermagem se revêem !

  4. Não vou entrar na discussão pela pessoa, nem pela figura, nem pela instituição.

    Pensem bem se querem um estado em que inspectores entram em vossa casa, a qualquer momento, com a polícia a arrombar a porta, a vasculhar e apreender as vossas coisas, sem qualquer boa razão, nem sequer uma explicação, só porque “alguém” entendeu que o deve fazer e tem poder para isso.

RESPONDER

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …