/

Paz de pouca dura. Ordem dos Médicos acusa Costa de não ter sido “fiel”

16

José Coelho / Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães

Poucas horas depois de uma reunião de três horas que culminou no enterrar do machado de guerra entre António Costa e a Ordem dos Médicos, o bastonário Miguel Guimarães enviou uma carta aos associados a criticar o primeiro-ministro, acusando-o de não ter sido “fiel” ao que foi falado no encontro.

Numa carta a que o Observador teve acesso, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considera que o primeiro-ministro não foi tão “enfático” no “retratamento” público que fez na conferência de imprensa que se seguiu à reunião em São Bento, como foi durante o encontro privado.

A reunião de emergência foi solicitada pela OM após a divulgação de um vídeo, que foi gravado em off pelo Expresso, onde Costa aparece a chamar “cobardes” aos médicos que terão recusado assistir os utentes infectados com covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz.

Depois do encontro de quase três horas em São Bento, Costa e Miguel Guimarães deram uma conferência de imprensa conjunta, onde o caso de Reguengos não foi abordado directamente e com o primeiro-ministro a concluir que “os mal-entendidos” foram ultrapassados.

Mas Miguel Guimarães não gostou do tom utilizado por Costa que não chegou a pedir desculpas declaradamente, vincando antes o “enorme apreço” e a “consideração pelos médicos portugueses e pela generalidade dos profissionais de saúde”.

O bastonário da OM refere na carta divulgada pelo Observador que o governante “não revelou a mensagem de retratamento da mesma forma enfática que aconteceu na reunião”.

Miguel Guimarães acusa Costa de não ter transmitido aos jornalistas “integralmente e fielmente aquilo que minutos antes tinha reconhecido à OM“.

O bastonário alega que durante o encontro, o primeiro-ministro reconheceu que “os médicos cumpriram a sua missão no lar de Reguengos de Monsaraz e em todo o país e que as declarações à margem de uma entrevista ao Expresso, vindas a público no fim-de-semana, não correspondem ao que pensa sobre os médicos”.

Miguel Guimarães também sublinha que foi “peremptório” no pedido para que Costa assumisse “uma postura diferente para com os médicos” de modo a “reconhecer o seu papel meritório e insubstituível em todo o decorrer da resposta à covid-19”.

Considerando que a reunião “foi exigente de parte a parte”, Miguel Guimarães refere ainda que “a OM enfatizou que o apoio por parte dos médicos de família ao lar de Reguengos foi cumprido”, mas ressalva que “o apoio continuado aos lares não pode ser atribuído” a estes profissionais “da forma cega que o primeiro-ministro a expressou”.

Na opinião do bastonário, “os lares do sector social e privado devem ter apoio médico contratado para garantir que os seus utentes são acompanhados de forma regular”.

ZAP //

16 Comments

  1. Para quem não leu o final aqui está.
    “Na opinião do bastonário, “os lares do sector social e privado devem ter apoio médico contratado para garantir que os seus utentes são acompanhados de forma regular”.
    Não quero saber de partidos políticos nem qualquer tipo de politiquice, mas a mim cheira me que este senhor bastonário quer é ganhar mais dinheiros fazendo com que os lares e similares contratem médicos a fim de poderem ganhar mais um cadito. Porque não fazerem através do sistema nacional de saude? porque se negam a fazer?
    Porque assim ja terem de ser contratados em regime privado ….

  2. Num incêndio os bombeiros só vão até onde podem, não vão correr o risco de serem apanhados pelas chamas. Se os médicos não tinham assegurado a sua protecção, não se trata de covardia mas de bom senso… eu não sei se estava assegurada a sua protecção.
    Agora se vamos falar em covardia, já conhecemos um: o Bastonário da Ordem dos Médicos! “Quem não deve não teme” – um velho adágio… ora se o BOM estava à espera de um pedido de desculpas publico por parte de António Costa e este não o fez, era nesse preciso momento (aquando da conferência de imprensa) que o”lembrava”…

  3. O senhor Bastonário devia de explicar o porque de nós contribuintes termos de pagar aos médicos para exercerem no privado, então não o privado que tem de arcar com essas despesas? Ou o privado é só para receber e os gastos é para os contribuintes pagarem? Ou o Bastonário assim como o presidente do Sindicado SIM dos médico que também exige o mesmo tem interesses em alguns desses lares?Passa-se coisas muito estranhas tanto na política como nas Ordens Profissionais e Sindicais lá isso que se passa passa.

  4. Eu quero a justica a apurar responsabilidades quero saber o que se passou naquele lar e as devidas responsabilidades. A ordem dos medicos parece querer braNQUEAR. que a justica seja feita e punicao severa para cobardes se ouverem.

  5. Um lar custa o dobro de uma reforma média em Portual, se todos Lares tiverem um médico os velhotes acabam por morrer sósinhos em casa. pois lar é só para reforma de médico

  6. Mas ele pensava que estava a falar com quem?! Ele estava a falar com o nosso Costa! E já todos o conhecemos. Oficialmente diz uma coisa e em privado diz exatamente o oposto. Cria as medidas de apoio do Lay off e diz que vai gastar mil milhões em cada mês. Depois vimos saber que afinal apenas gastou 700 milhões em 4 meses!!! O que ele não disse na altura era que os candidatos tinham de ter mais de 100 anos e irem acompanhados dos pais… e dos avós. Fico apenas admirado por constatar que o Miguel Guimarães é um pouco distraído, para não dizer mesmo tolo.

  7. Em suma:
    1 – a credibilidade e a relação do dr. Costa com a verdade é sobejamente conhecida de todos;
    2 – por outro lado, a intervenção desinteressada e o posicionamento apolítico da Ordem dos Médicos e sucessivos srs. Bastonários é igualmente conhecida por todos quantos são possuidores de memória não volátil…

  8. A “Ordem” dos médicos ???, não será antes “PSD/CDS dos médicos ???
    A função de uma ordem é regular a actuação dos médicos , função que claramente não exerce há décadas
    È preciso exemplos ?
    Já não há paciência para estes militantes disfarçados. Vergonha precisa-se !!!

  9. É bom não tomar a nuvem por Juno. António Costa não quis ofender a classe médica apenas se referiu aos médicos que não prestaram cuidados aos doentes infectados no lar de Reguengos, alegando que não tinham condições. Mas quantos médicos, enfermeiros e outro pessoal assistiram doentes afectados sem estarem devidamente equipados para o fazerem por não existir equipamento adequado para poderem actuar em segurança? Honra lhes seja feita.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.