//

Orçamento não prevê qualquer verba para o Novo Banco

1

André Kosters / Lusa

O Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) não vai prever qualquer verba para o Novo Banco, tendo em conta que o banco já começou a obter lucros.

De acordo com o jornal Público, apesar da indicação dada em maio pelo presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, que no Parlamento falou de uma nova injeção de 100 milhões de euros, o OE 2022 não prevê qualquer verba.

O banco tinha anunciado uma chamada de capital de 600 milhões de euros, mas só recebeu 317, estando ainda 112 milhões em avaliação nos tribunais, recorda o matutino.

Entretanto, foram anunciados os resultados do primeiro trimestre do ano, que revelaram um lucro de 70 milhões, e no primeiro semestre o banco já contou também com lucros de 137 milhões de euros. Além disso, um documento revelado pela agência Lusa deu conta da previsão do Novo Banco de obter lucros de 154 milhões no conjunto de 2021.

Por isso, segundo o diário, são estes números que justificam a decisão do Governo de não incluir qualquer verba com destino ao banco na preparação do OE 2022.

O Executivo vai fechar, esta sexta-feira, o documento do Orçamento do Estado para o próximo ano, que tem de ser entregue no Parlamento na próxima semana.

  ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.