Oposição sobe salários dos técnicos de diagnóstico à revelia do Governo

Esta terça-feira, os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República aprovaram mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e aumentaram a tabela salarial contra o PS e contra o Governo.

Esta terça-feira, foram aprovadas várias alterações à carreira de técnicos de Diagnóstico e Terapêutica à revelia do Governo. Além de uma nova forma de progressão da carreira, as mudanças feitas pela oposição implicam também um aumento salarial.

Fonte do Ministério das Finanças adiantou ao Expresso que “o valor estimado do impacto financeiro será de cerca de 46,5 milhões de euros, a partir de 2022, de forma permanente”.



O texto final do grupo de trabalho vai ser aprovado na Comissão de Administração Pública e Modernização Administrativa esta quarta-feira e deverá receber os votos favoráveis do PSD, BE, PCP, CDS e PAN, os partidos que deram o aval a propostas feitas por uma iniciativa legislativa de cidadãos.

O PS votou contra todas as propostas.

Segundo o semanário, fonte do Executivo aponta o dedo ao PSD pela aprovação, ao juntar-se aos partidos da esquerda na imposição de uma “despesa permanente” e por “contribuir para que o Parlamento legisle sobre carreiras, um tema que por lei é esfera de competência do Governo e deve ser tratado na esfera da negociação com os sindicatos”.

Esta medida só surtirá efeito no Orçamento para 2022, mas responsáveis do Governo alertam para o “risco de a Assembleia da República aprovar medidas de forma descontrolada, quando depois é o Governo que tem de assumir a responsabilidade pela estabilidade financeira e de assegurar que existem meios financeiros para fazer face às despesas com pessoal, pensões e outras despesas do país”.

O PS mantém-se em silêncio e só se vai pronunciar esta quarta-feira, depois da votação da medida em comissão. No entanto, salvaguarda o matutino, a possibilidade de haver mais uma medida da oposição a caminho do Tribunal Constitucional é elevada.

Mudanças nas carreiras

As mudanças só surtem efeito a partir do dia 1 de janeiro de 2022, mas houve, na prática, três mudanças substanciais.

A primeira mudou a forma de transição entre os níveis de carreira. Antes, havia 5 níveis na carreira, agora três. Além disso, foi alterada a forma como se distribuem os trabalhadores pelos diferentes níveis.

O Governo queria os primeiros quatro níveis da anterior carreira no nível 1 da atual, o que fazia com que grande parte dos trabalhadores regredisse na sua posição na carreira.

A segunda mudança está relacionada com o descongelamento: como estes técnicos estiveram dois anos à espera de ver a carreira ser regulamentada, houve profissionais que “descongelaram” na anterior carreira e perderam os pontos associados para uma progressão diferente.

A mudança impõe que o descongelamento das carreiras se faça já na nova e que os profissionais fiquem nos níveis adequados à sua experiência.

A última mudança altera a tabela salarial para aproximar os níveis salariais destes profissionais a outros profissionais de saúde com as mesmas qualificações.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …