/

ONU considera que a pandemia é a “pior crise desde a Segunda Guerra Mundial”

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro e atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a pandemia de Covid-19 é a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial. O secretário-geral, António Guterres, afirma que é a “a pior crise mundial desde a fundação da ONU”.

Segundo avançou a AFP, citada pela TSF, Guterres defende que esta pandemia “é uma doença que é uma ameaça para todos no mundo” e, ao mesmo tempo, “tem um impacto económico que trará uma recessão sem precedentes no passado recente”.

“A combinação desses dois fatores e o risco de contribuir para o aumento da instabilidade, o aumento da violência e o aumento do conflito são coisas que nos fazem acreditar que essa é, de facto, a crise mais desafiadora que enfrentamos desde a Segunda Guerra Mundial”, explica o secretário-geral da ONU.

E diz: “Estamos longe de ter um pacote global para ajudar os países em desenvolvimento a criar condições para eliminar a doença e responder às dramáticas consequências para as suas populações”, na “de perda de empregos, pequenas empresas em risco de desaparecer e pessoas que vivem na economia informal e agora não conseguem sobreviver”.

Guterres acredita que “a humanidade está em jogo”. Estamos “a caminhar lentamente na direção certa, mas precisamos de acelerar e fazer muito mais”, frisa.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.