ONU considera desproporcional ação de Israel contra palestinianos em Gaza

The Israel Defense Forces

Disparos de tanques israelitas na Faixa de Gaza

A Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas vai investigar de forma independente a sequência de violência registada na Faixa de Gaza, desde o último dia 14, quando foi inaugurada a Embaixada dos Estados Unidos em Israel.

A resolução foi aprovada por 29 votos a favor, dois contrários e 14 abstenções, durante reunião extraordinária, nesta sexta-feira.

O alto comissário dos Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, alertou que houve uma ação desproporcional por parte das autoridades israelitas contra os palestinianos. Pelos dados de Zeid Hussein, 87 palestinianos, inclusive 12 crianças, morreram, e mais de 12 mil ficaram feridas nos últimos dias. Entre os feridos, há 3,5 mil pessoas que foram baleadas.

“Os palestinianos têm exatamente os mesmos direitos humanos que os israelitas e têm os mesmos direitos de viver em segurança nas suas casas, em liberdade, com serviços e oportunidades adequados e essenciais”, afirmou Zeid Hussein.

O governo de Israel reagiu informando que vai pedir a convocação de uma sessão extraordinária para mostrar que houve também ataques inadequados a israelitas.

Segundo a embaixadora israelita Aviva Raz Shechter, Israel também foi vítima nesse processo. De acordo com ela, houve o uso de civis palestinianos, principalmente, mulheres e crianças, na linha de fogo na Fazia de Gaza.

Pelas regras do Conselho de Direitos Humanos, uma sessão extraordinária só pode ser convocada pelos 47 dos membros do órgão. A reunião só ocorre se houver o apoio de pelo menos um terço dos membros.

A crise na Faixa de Gaza acirrou-se com a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de instalar a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, retirando-a de Tel Avive. A iniciativa contraria orientações da ONU, pois Jerusalém é um território disputado por israelitas e palestinianos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Israel tem o direito de defender as suas fronteiras. O alto comissário dos Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein por acaso mostrou indignacao dos cerca de 80 escravos do regime Nazi da Nicaragua ASSASSINADOS por quererem liberdade? Mas agora esta preocupado por causa de 60 apoiantes do hamas que nunca fizeram nada na vida senao matar e queimar pneus?

RESPONDER

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …