OMS decreta Europa como novo epicentro da pandemia

Andrea Fasani / EPA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, esta sexta-feira, a Europa como o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus.

A decisão da Organização Mundial da Saúde foi anunciada, esta sexta-feira à tarde, numa conferência de imprensa realizada pelo diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus. “A Europa é agora o epicentro da doença“.

De acordo com o Observador, em causa está o facto de haver na Europa mais mortes do que em todo o mundo, com exceção da China.



“Estão a ser reportados mais casos diariamente do que foram reportados na China no ponto máximo da sua epidemia”, disse ainda o diretor-geral da OMS, citado pelo semanário Expresso.

“Os líderes sociais, políticos e religiosos têm agora um papel fundamental, uma obrigação moral para combater este vírus”, afirmou Ghebreyesus, citado pelo jornal Público. “Qualquer país que olhe para a nossa experiência noutros países com grandes surtos e pense que não vai acontecer connosco está a cometer um erro mortífero“.

O diretor da OMS disse que, em todo o mundo, mais de 5000 pessoas perderam já a vida, “um número trágico”, como resultado do surto do novo coronavírus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quarta-feira, o surto do novo coronavírus como pandemia.

Mais de 135 mil pessoas foram infetadas em todo o mundo, a maioria na China, onde mais de 3.000 pessoas morreram e mais de 62 mil já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque é que a África está a sero poupada? Este vírus é geneticamente modificado para atacar europeus e alguns asiáticos ???

    • Gronelândia, Madagascar, Uruguai e mais de metade de África. A Europa foi toda contaminada pelos amaricões e sua OTAN Defender 2020 prepara-se para espalhar mais vírus.

RESPONDER

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …