OMS decreta Europa como novo epicentro da pandemia

Andrea Fasani / EPA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, esta sexta-feira, a Europa como o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus.

A decisão da Organização Mundial da Saúde foi anunciada, esta sexta-feira à tarde, numa conferência de imprensa realizada pelo diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus. “A Europa é agora o epicentro da doença“.

De acordo com o Observador, em causa está o facto de haver na Europa mais mortes do que em todo o mundo, com exceção da China.

“Estão a ser reportados mais casos diariamente do que foram reportados na China no ponto máximo da sua epidemia”, disse ainda o diretor-geral da OMS, citado pelo semanário Expresso.

“Os líderes sociais, políticos e religiosos têm agora um papel fundamental, uma obrigação moral para combater este vírus”, afirmou Ghebreyesus, citado pelo jornal Público. “Qualquer país que olhe para a nossa experiência noutros países com grandes surtos e pense que não vai acontecer connosco está a cometer um erro mortífero“.

O diretor da OMS disse que, em todo o mundo, mais de 5000 pessoas perderam já a vida, “um número trágico”, como resultado do surto do novo coronavírus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quarta-feira, o surto do novo coronavírus como pandemia.

Mais de 135 mil pessoas foram infetadas em todo o mundo, a maioria na China, onde mais de 3.000 pessoas morreram e mais de 62 mil já recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque é que a África está a sero poupada? Este vírus é geneticamente modificado para atacar europeus e alguns asiáticos ???

    • Gronelândia, Madagascar, Uruguai e mais de metade de África. A Europa foi toda contaminada pelos amaricões e sua OTAN Defender 2020 prepara-se para espalhar mais vírus.

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …