Ohio vai oferecer lotaria de 1 milhão de dólares a cinco pessoas vacinadas

Ser-se vacinado nunca foi tão apelativo. No estado norte-americano do Ohio, cinco adultos vão receber 1 milhão de dólares como incentivo à vacinação contra a covid-19

Mike DeWine, governador do estado norte-americano de Ohio, anunciou recentemente a criação de uma lotaria que vai oferecer um milhão de dólares (cerca de 827 mil euros) a cinco privilegiados que sejam vacinados contra a covid-19.

Depois de ofertas de cerveja, donuts e até canábis, esta é mais uma iniciativa que tem como objetivo incentivar a imunização contra a doença provocada pelo SARS-CoV-2.

Para estar-se apto a jogar, é necessário ter mais de 18 anos, ser residente em Ohio e estar vacinado (antes da lotaria).

“Eu sei que alguns poderão dizer ‘DeWine, estás louco’. Esta ideia é um desperdício de dinheiro. Mas, na verdade, o verdadeiro desperdício neste ponto da pandemia – quando a vacina está prontamente disponível para quem a quiser – é uma vida perdida para a covid-19″, escreveu o governador no Twitter.

O The New York Times avança que a nova lotaria acontecerá uma vez por semana durante cinco semanas, na quarta-feira. O dinheiro – cinco milhões de dólares no total – será retirado dos fundos de alívio federais criados no contexto da pandemia.

As lotarias ainda levantam algumas questões legais por não terem sido aprovadas pelo Governo. Apesar disso, o governador anunciou que o primeiro vencedor será nomeado a 26 de maio e prometeu mais detalhes sobre a iniciativa ao longo desta quinta-feira.

É já sabido que há também incentivos para os menores de 17 anos vacinados contra a covid-19. Como não podem participar na lotaria, habilitam-se a ganhar bolsas de estudo de quatro anos, que incluem os custos das propinas, estadia e livros, nas universidades de Ohio. As candidaturas começam a 18 de maio.

O diário norte-americano avança que 36% dos residentes do estado de Ohio estão totalmente vacinados contra a covid-19. A média nacional é de 35%.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Declaração insultuosa". Costa responde a Rio

O primeiro-ministro considerou insultuosas as acusações proferidas pelo presidente do PSD sobre a escolha do professor universitário Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Numa publicação na …

Peixe-leão ameaça vida marinha ao longo da costa brasileira

Desde que chegou ao norte do Oceano Atlântico, há menos de 30 anos, o peixe-leão tornou-se rapidamente uma das espécies invasoras mais difundidas e vorazes, impactando negativamente os ecossistemas marinhos - especialmente os recifes de …

O nosso Universo era um vasto oceano de líquido (surpreendentemente semelhante à água)

Uma equipa de físicos usou o maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), na Suíça, para esmagar partículas de chumbo a uma velocidade quase impercetível. Era uma tentativa de recriar a …

A formação de estrelas começa quando as nuvens de gás colidem

Quando uma nebulosa - nuvem de gás e poeira - entra em colapso, pode fragmentar-se. Os fragmentos colapsam individualmente e podem alcançar as densidades necessárias para eclodir uma estrela recém-nascida. No ciclo de vida estelar, as …

Cães nascem "prontos" para comunicar com os humanos

Um novo estudo indica que os cães com pouco contacto com pessoas conseguem entender gestos como o de apontar e têm tendência para prestar atenção ao rosto dos humanos. A pesquisa sugere que cães com apenas …

Mistério sobre restos mortais de criminosos de guerra do Japão finalmente resolvido

Um investigador japonês encontrou documentos oficiais dos Estados Unidos que detalham como os militares norte-americanos espalharam as cinzas do antigo primeiro-ministro Hideki Tojo e de outros seis criminosos de guerra no Pacífico. Segundo a agência japonesa …

Hospitais do Quénia têm administrado água em vez de vacinas contra a covid-19

Numa altura em que o país se encontra a tentar acelerar o processo de vacinação - de modo a imunizar os 54 milhões de habitantes o mais rápido possível - surgem rumores de que alguns …

Moeda de ouro americana é leiloada por 18,8 milhões de dólares em Nova Iorque

Uma moeda de ouro americana de 1933 foi leiloada nesta terça-feira na Sotheby's de Nova Iorque por 18,87 milhões de dólares, um valor recorde e quase cinco milhões a mais do que o máximo estimado. O …

Mário Jardel: Botas de Ouro roubadas e teste positivo à covid-19

Primeira semana de junho não está a ser tranquila para o antigo avançado. Jardel contraiu o coronavírus mas não apresenta sintomas graves. Mário Jardel ficou temporariamente sem os seus maiores prémios da carreira, a nível individual. …

No restaurante Pizza Pacaya, o forno é um vulcão ativo

David García usa o maior forno da natureza para cozinhar: um vulcão. Em Pacaya, na Guatemala, a sua pizza tornou-se uma atração turística. Na noite de 27 de maio de 2010, o vulcão Pacaya, na Guatemala, …