“Um charro para uma vacina.” Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

“Um charro para uma vacina.” Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Manhattan, nos Estados Unidos.

O objetivo da iniciativa era comemorar a legalização da canábis recreativa no estado de Nova Iorque, aprovada no final de março, e, ao mesmo tempo, apoiar a campanha de vacinação no dia 20 de abril (“4/20” em inglês, números que viraram código da canábis), uma espécie de feriado não oficial.

“Esta é a primeira vez que nos podemos sentar legalmente e distribuir charros”, disse Michael O’Malley, um dos organizadores da iniciativa, enquanto distribui cigarros de erva preparados com antecedência por voluntários. “Apoiamos o esforço de vacinação do governo e também estamos a tentar legalizar a canábis a nível federal”, acrescentou.

Desde o início da distribuição, que começou por volta das 11h00 locais e durou cerca de cinco horas, formou-se uma fila de 50 pessoas, jovens e idosos, na Union Square, a alguns passos de Greenwich Village. Dez minutos bastaram para mostrar o boletim de vacinação, no papel ou no telefone, e dar o endereço de e-mail.

Sarah Overholt, de 38 anos, saiu com dois charros no bolso depois de mostrar o seu cartão de vacinas e o da sua mãe, de 70 anos. Para Overholt, a canábis e a vacina são igualmente indispensáveis.

Quanto à vacina, “todos deveriam vacinar-se”. “A erva não deveria ser necessária para convencer as pessoas a fazê-lo, mas se funcionar, melhor“, acrescentou esta mulher que recebeu a primeira dose da vacina no dia 25 de março e voltará para receber a segunda dose esta quinta-feira.

Alex Zerbe, um corretor da bolsa de 24 anos, concorda com Overholt. O jovem já recebeu as duas doses e fuma um charro “uma ou duas vezes por dia”. Apesar de não precisar de ganhar um de presente, diz que a ideia de receber um como prémio por ser vacinado “é muito boa“.

Na primeira meia hora, foram distribuídos entre 150 e 200 cigarros de erva, de um total de 1.500 preparados pelos voluntários.

Várias marcas norte-americanas, principalmente da indústria alimentícia, lançaram nas últimas semanas promoções relacionadas com a vacina: bolinhos fritos, cachorros-quentes ou cervejas são oferecidos em várias partes do país para pessoas que comprovarem ter sido vacinadas contra a covid-19.

// AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.