/

“Legislação histórica”. Nova Iorque aprova projeto que legaliza o uso de canábis

Os legisladores do estado de Nova Iorque aprovaram na terça-feira uma iniciativa que legaliza o uso recreativo do canábis.

Com o projeto de lei apoiado pelas duas câmaras do estado, onde os democratas de Andrew Cuomo têm maioria, Nova Iorque une-se agora a outros 14 estados americanos que já permitem o uso de canábis.

“Esta legislação histórica dá justiça a comunidades marginalizadas há muito tempo, abraça uma nova indústria que vai fazer a economia crescer e estabelece garantias de segurança substanciais para a população”, afirmou Cuomo num comunicado.

O gabinete do governador da cidade afirmou que a entrada em vigor da lei pode representar 350 milhões de dólares por ano em impostos e potencializa a criação de dezenas de milhares de postos de trabalho.

A nova lei irá permitir a maiores de 21 anos comprar canábis e cultivar plantas para consumo pessoal, com um plano para que parte dos recursos arrecadados, seja destinado ao tratamento contra a dependência química ou a campanhas de educação.

O estado de Nova Iorque também irá eliminar de forma automática os antecedentes de pessoas condenadas por crimes relacionados à canábis, sendo que estes não serão mais criminalizados.

A lei também vai eliminar as multas por posse da droga até 85 gramas – o que estabelece um novo limite de posse particular – e será ampliado o programa de uso medicinal da canábis.

A decisão acontece numa altura em que Cuomo enfrenta uma investigação por suposto assédio sexual e intimidação de funcionárias, além de acusações de que sua administração ocultou o número real de mortes relacionadas à covid-19 em lares.

// AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.