/

Oficial. Hillary Clinton é a candidata democrata

A antiga secretária de Estado norte-americana entrou esta terça-feira na história dos EUA, ao tornar-se a primeira mulher a ser nomeada pelo Partido Democrático como candidata à Casa Branca.

Antiga primeira-dama, senadora e secretária de Estado, Hillary Clinton ultrapassou os 2.383 votos de delegados necessários para ser candidata do partido às eleições presidenciais, que acontecem a 8 de novembro.

A nomeação foi formalmente apresentada pela senadora Barbara Mikulski, do Maryland, a mulher mais antiga na história do Congresso dos Estados Unidos.

Hillary vai assim defrontar o magnata americano Donald Trump, nomeado na semana passada como candidato do Partido Republicano.

A candidata à Casa Branca agradeceu a nomeação, que disse ser uma “honra incrível”, numa intervenção surpresa através de videoconferência.

“Que dia e que noite extraordinários”, afirmou, falando num momento “sem precedentes” para as mulheres.

Com 68 anos de idade, Hillary tornou-se na primeira mulher a ser nomeada candidata à Casa Branca por um grande partido norte-americano.

“Se algumas meninas ficaram acordadas até tarde para ver [a nomeação], deixem-me dizer-vos que eu posso vir a ser a primeira mulher Presidente, mas uma de vocês será a próxima”, afirmou.

“Obrigada a todos vocês e a todos aqueles que lutaram para que isto fosse possível”, acrescentou, na mensagem que dirigiu à convenção democrata, reunida em Filadélfia até quinta-feira.

“Líder natural”

Pouco antes da nomeação, o ex-presidente e seu atual marido, Bill Clinton, tinha feito uma intervenção em que lembrou e contou alguns episódios da vida do casal, incluindo a forma como se conheceram e as duas vezes que Hillary recusou o seu pedido de casamento.

O ex-chefe de Estado disse que Hillary é “uma líder natural” e dirigiu-se aos latinos e muçulmanos, alvos do discurso do candidato do Partido Republicano à Casa Branca.

“A Hillary vai tornar-nos mais fortes juntos”, disse o ex-Presidente.

“Se são muçulmanos e amam os Estados Unidos e a liberdade e odeiam o terror fiquem connosco e ajudem-nos a ganhar”, afirmou, defendendo uma reforma das leis da imigração norte-americanas.

Bill Clinton disse ainda que os republicanos inventaram uma imagem de Hillary que é uma “caricatura”, sem corresponder à realidade.

“Ela sempre acreditou que toda a gente pode alcançar [o sucesso]”, disse, acrescentando que é a “melhor pessoa” que conhece “a conseguir mudanças”.

“Nunca ficou satisfeita com o ‘status quo’, em nada, quer sempre avançar”, assegurou.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.