Obama teme por Biden. “Não subestime a sua capacidade de arruinar tudo”

barackobama.com / Flickr

Barack Obama com Joe Biden

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, expressou algumas dúvidas sobre a capacidade de Joe Biden, seu ex-vice-presidente, derrotar Donald Trump, nas eleições presidenciais de 2020, que irão realizar-se em novembro.

De acordo com um relatório, Barack Obama comentou com um democrata, não identificado, durante a campanha primária: “Não subestime a capacidade de Joe de arruinar as coisas.”

Apesar de ter vindo a dar apoio a Biden na corrida às presidenciais contra o atual presidente Trump, o ex-presidente dos EUA mostra-se particularmente preocupado com o fato de Biden não ter uma ligação muito íntima com o eleitorado americano.

Segundo o Politico, Obama disse ao candidato do Partido Democrata, durante as primárias, que a falta de vínculo íntimo de Joe Biden com o eleitorado de Iowa pode ser um problema.

Alegadamente, no passado, houve tensão entre Biden e Obama. Em 2016, no final do seu mandato, o ex-presidente dos EUA apoiou a democrata Hillary Clinton como sua sucessora, deixando de lado Biden. Na altura, Obama considerou que “jamais houve alguém tão qualificado para ocupar este cargo”, referindo-se a Clinton.

De acordo com o Bussiness Insider, ainda este ano, Joe Biden disse que Obama não “levantou um dedo” para o ajudar a vencer as primárias da Carolina do Sul, sustentando que conquistou o apoio dos eleitores negros por conta própria.

Biden sentiu que precisava de o merecer sozinho, em vez de as pessoas verem isso como uma extensão da presidência — um terceiro mandato — de Obama”, disse Anita Dunn, consultora de Biden, sobre a conquista de eleitorado negro, em comentários relatados pelo Daily Mail.

Ainda assim, o apoio do ex-presidente à corrida presidencial de Biden tem sido marcadamente qualificado. “Acredito que Joe tem todas as qualidades que precisamos num presidente agora, e sei que se irá cercar de boas pessoas”, disse Obama.

Este foi um dos muitos elogios que Obama fez ao candidato democrata nos últimos tempos. Na semana passada o antigo presidente dos EUA mostrou-se feliz com a decisão de Biden convidar Kamala Harris para sua vice-presidente.

“Acertou em cheio”, referiu Obama.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Duvido que Biden tenha acertado em cheio, ainda que a sua candidata a vice-presidente seja superior a ele próprio. Não seria a primeira vez: Al Gore era mais qualificado que Clinton e Dick Cheney era muito superior a George Bush Jr. Mesmo atualmente, embora não tendo a energia, ainda que boçal, e o protagonismo de Trump, o seu vice é claramente um político mais prudente, mais competente e mais confiável.
    Estou convencido que o vice-presidente de um e a vice-presidente de outro poderão vir a ter uma importância como nunca no desfecho das próximas presidenciais americanas. E acho que a vantagem poderá incidir no prato da balança republicano. Infelizmente.

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …