“Acertou em cheio”. Kamala Harris é a escolha de Biden para a vice-presidência

Michael Reynolds / EPA

A senadora da Califórnia Kamala com o candidato democrata às presidenciais Joe Biden

A três meses das presidenciais nos EUA, o candidato Joe Biden anunciou a sua escolha para a vice-presidência. Kamala Harris será o seu braço direito. Este é um momento histórico pois é pela primeira que o cargo será ocupado por uma mulher de cor.

A nomeação da senadora da Califórnia Kamala Harris já é vista como uma estratégia para derrotar Donald Trump. Num ano eleitoral moldado pela pandemia do coronavírus, esta é uma chamada de atenção sobre questões raciais.

Harris tem 55 anos, uma carreira de mais de 30 anos como advogada, e é filha de imigrantes provenientes da Jamaica e da Índia. É a primeira mulher negra e asiático-americana a ser nomeada para um cargo presidencial de um partido importante.

“Tenho a honra de anunciar que escolhi Kamala Harris como minha companheira na corrida às presidenciais”, escreveu Joe Biden na rede social Twitter. Também Harris se manifestou e disse que se sentia “honrada” por se juntar a Biden, e prometeu “fazer o que for preciso para torná-lo nosso presidente”.

Neste momento, Harris está entre as mulheres negras mais relevantes da política americana. A asiático-americana cumpriu seis anos como procuradora-geral da Califórnia antes de chegar ao Senado em 2016.

Embora Biden e Harris já tenham entrado em confronto durante os debates presidenciais democratas no ano passado, a candidata tornou-se numa importante voz em questões de justiça racial. Num ano eleitoral atribulado pelos protestos em todo o país devido ao assassinato de George Floyd, esta escolha de Biden personifica uma estratégia para reforçar a conquista de negros e mulheres.

A escolha de Harris tem um grande peso. Não apenas para as perspetivas políticas  dos democratas, mas também para o futuro do partido. A nomeação de Harris, uma democrata de 55 anos, levanta já a eminencia da a candidata como uma potencial sucessora que poderia se tornar a primeira mulher presidente dos EUA.

Aos 77 anos, Biden seria a pessoa mais velha já eleita. O democrata apresentou-se como um “candidato de transição” e uma “ponte” para uma nova geração de líderes.

Barack Obama já reagiu à escolha e considera que “Joe Biden acertou em cheio essa decisão”. O ex-presidente dos EUA passou por um processo semelhante em 2008, quando escolheu Biden como seu braço direito.

“Ao escolher a senadora Kamala Harris como a próxima vice-presidente da América, Biden enfatizou seu próprio julgamento e caráter. A realidade mostra que esses atributos não são opcionais em um presidente. São requisitos do trabalho” refere Obama, em comunicado.

Por outro lado, Donald Trump já veio criticar a escolha do seu adversário. Num vídeo publicado no Twitter, acusa Kamala Harris de ser hipócrita, lembrando aos eleitores o que ela já disse sobre Biden em outros momentos políticos.

Segundo o The Guardian, as mulheres negras foram essenciais para o sucesso de Biden nas primárias democratas. Este apoio traduziu-se na vitória na Carolina do Sul, após uma série de derrotas dolorosas. Porém o cenário político mudou depois da morte de George Floyd em Minneapolis, o que desencadeou meses de protestos anti-racismo que intensificaram a pressão sobre Biden para selecionar um companheiro negro.

Harris foi eleita para o Senado em 2016, tornando-se a segunda mulher negra a servir na Câmara. Agora, pode vir a ser a primeira vice-presidente negra dos EUA. Ao longo dos anos, apenas duas mulheres foram indicadas para a vice-presidência de um grande partido político e nenhuma foi bem-sucedida: Sarah Palin, a governadora do Alasca, em 2008, e a congressista Geraldine Ferraro em 1984.

“Este é um passo numa luta muito maior por representação em direção à democracia multirracial que as mulheres de cor sonharam, lutaram e pela qual sangraram por gerações. Precisamos de mulheres negras, latinas, indígenas e asiático-americanas liderando em todos os níveis da política americana”, destaca Aimee Allison, fundadora da She the People, uma organização dedicada a mobilizar mulheres negras.

De acordo com o The New York Times, uma nova sondagem nacional, divulgada esta terça-feira, mostra Biden mantendo uma vantagem de 10 pontos sobre Donald Trump, com apenas 4% dos eleitores permanecendo indecisos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …