Obama afinal conversou com Duterte (sem ser insultado)

Pete Souza / Whitehouse

O presidente norte-americano, Barack Obama

O presidente norte- americano, teve, esta quarta-feira, um breve encontro com o presidente filipino, Rodrigo Duterte, depois de este o ter chamado “filho de uma prostituta”.

O encontro ocorreu antes de um jantar no fórum promovido pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Laos.

“Eles encontraram-se na sala de espera e foram os últimos a sair da sala. Não sei dizer durante quanto tempo estiveram reunidos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, Perfecto Yasay, que acompanha o presidente Rodrigo Duterte.

“Estou muito satisfeito que isto tenha acontecido”, referiu.

A Casa Branca adiantou que “Obama teve uma breve conversa com o presidente Duterte antes do jantar de gala, na sala de espera dos chefes de Estado” e mencionou ainda que os dois líderes trocaram umas palavras num tom amigável.

Na terça-feira, Barack Obama cancelou o encontro que estava marcado com Duterte, depois de o presidente filipino o ter insultado.

Após uma questão feita ao presidente filipino sobre como iria justificar as mortes no país, Rodrigo Duterte chamou “filho de uma prostituta” a Obama, salientando que não aceita quaisquer perguntas sobre as mortes extrajudiciais de traficantes de droga no país.

Entretanto, Duterte já lamentou ter insultado o presidente norte-americano e atribuiu o seu descontrolo à pressão dos jornalistas durante uma conferência de imprensa.

O chefe da diplomacia filipina considerou que o encontro entre os líderes dos Estados Unidos e das Filipinas prova que a aliança entre os dois países é suficientemente forte para aguentar percalços.

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Eleito em Junho com um programa populista, Duterte protagonizou diversas controvérsias, com destaque para a sua cruzada anti-droga, na qual desafiou o povo a linchar toxicodependentes, que já fez mais de 1900 mortos em apenas dois meses.

Os dois meses de presidência de Rodrigo Duterte foram também marcados por ofensas dirigidas a vários líderes mundiais, como o Papa Francisco e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …