Obama afinal conversou com Duterte (sem ser insultado)

Pete Souza / Whitehouse

O presidente norte-americano, Barack Obama

O presidente norte- americano, teve, esta quarta-feira, um breve encontro com o presidente filipino, Rodrigo Duterte, depois de este o ter chamado “filho de uma prostituta”.

O encontro ocorreu antes de um jantar no fórum promovido pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Laos.

“Eles encontraram-se na sala de espera e foram os últimos a sair da sala. Não sei dizer durante quanto tempo estiveram reunidos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, Perfecto Yasay, que acompanha o presidente Rodrigo Duterte.

“Estou muito satisfeito que isto tenha acontecido”, referiu.

A Casa Branca adiantou que “Obama teve uma breve conversa com o presidente Duterte antes do jantar de gala, na sala de espera dos chefes de Estado” e mencionou ainda que os dois líderes trocaram umas palavras num tom amigável.

Na terça-feira, Barack Obama cancelou o encontro que estava marcado com Duterte, depois de o presidente filipino o ter insultado.

Após uma questão feita ao presidente filipino sobre como iria justificar as mortes no país, Rodrigo Duterte chamou “filho de uma prostituta” a Obama, salientando que não aceita quaisquer perguntas sobre as mortes extrajudiciais de traficantes de droga no país.

Entretanto, Duterte já lamentou ter insultado o presidente norte-americano e atribuiu o seu descontrolo à pressão dos jornalistas durante uma conferência de imprensa.

O chefe da diplomacia filipina considerou que o encontro entre os líderes dos Estados Unidos e das Filipinas prova que a aliança entre os dois países é suficientemente forte para aguentar percalços.

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Eleito em Junho com um programa populista, Duterte protagonizou diversas controvérsias, com destaque para a sua cruzada anti-droga, na qual desafiou o povo a linchar toxicodependentes, que já fez mais de 1900 mortos em apenas dois meses.

Os dois meses de presidência de Rodrigo Duterte foram também marcados por ofensas dirigidas a vários líderes mundiais, como o Papa Francisco e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

BZR, ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …