Presidente filipino chama “filho de uma prostituta” a Barack Obama

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, chamou “filho de uma prostituta” a Barack Obama, salientando que não aceita quaisquer perguntas sobre as mortes extrajudiciais de traficantes de droga no país.

A declaração polémica veio na sequência de uma questão feita ao Presidente filipino sobre como iria justificar as mortes no país, quando os dois líderes se encontrassem no fórum promovido pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Laos.

“Obama deve ser respeitador e não atirar questões e afirmações. Filho de uma prostituta! Vou amaldiçoá-lo no fórum”, afirmou Duterte.

“Quem é ele para me confrontar?”, disse o presidente filipino, acrescentando que os Estados Unidos também têm um “historial de mortes extrajudiciais“.

Segundo a imprensa internacional, a expressão exacta usada por Duterte foi “son of a whore”.

Rodrigo Duterte tem promovido uma guerra às drogas que passa por oferecer recompensas a quem entregar os traficantes às autoridades – 100 mil euros e imunidade perante a justiça se o traficante for morto e 95.500 euros se for entregue com vida.

Segundo o jornal The Independent, desde junho, mais de 2.400 pessoas foram mortas, 900 em operações policiais, e as restantes chamadas de “mortes sob investigação” – um termo usado para encobrir homicídios com recompensas.

Na mesma conferência, Rodrigo Duterte disse que os traficantes serão todos mortos até que o último fabricante de substâncias morra.

Casa Branca cancela encontro

A Casa Branca anunciou, entretanto, o cancelamento do encontro entre os presidentes Obama eDuterte.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Ned Price, adiantou hoje que “o presidente Obama não terá um encontro bilateral com o presidente Duterte”, detalhando que o líder americano vai reunir-se, em vez disso, com a presidente da Coreia do Sul, Par Geun-Hye.

Questionado sobre o assunto, Obama considerou que o seu homólogo filipino “é um tipo extravagante”, e que se chegasse a reunir-se com ele, pensava expor-lhe a preocupação dos Estados Unidos em relação à sua campanha de execuções extrajudiciais.

Entretanto, o presidente Duterte já lamentou ter insultado Barack Obama.

“Apesar de a causa imediata da polémica ter sido a pressão das perguntas da imprensa, lamentamos que tenha sido interpretado como um ataque pessoal contra o presidente dos Estados Unidos“, assinalou um comunicado da presidência.

Rodrigo Duterte tem marcado os seus dois meses de presidência com ofensas dirigidas a vários líderes mundiais, como foi o caso do Papa Francisco e do ainda secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

BZR, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Este presidente tem como louvável o aparente desejo de erradicar o tráfico de droga, independentemente dos meios que usa. Agora está claro que não se sabe comportar como chefe de estado.

  2. Se erradicassem todos os que já consumiram drogas (as legais também),
    este Mundo virava paraíso…
    Embora, eu também cá não ficasse…

  3. Este tipo de insulto na idade média o filipino tinha sido já decapitado, e no tempo de Jesus tinha sido crucificado, e no tempo das cavernas tinha sido mandado aos porcos para servir de pasto…nos nossos tempos é mais um maluco com poderes num pais onde o povo é pobre e submisso, eles os tais malucos como este vivem da droga!!!

  4. A falta de capacidade deste individuo para governar e para manter relações diplomáticas é o de menos. O pior é o que promove com esas recompensas pensando ter a vida fácil:
    * Qualquer um pode matar um adversário com a desculpa que era traficante (já se vé na estatística), depois de morto o tal já não se pode defender caso não seja traficante.
    ** Os traficantes a sério, ou matam o adversário para ganhar a IMUNIDADE ( e 100000$), ou são mortos pelos seus segundos de a bordo pela mesma razão.
    Em resumo, a ignorancia e falta de capacidade para controlar estes problemas está renovando personagens e criando redes mais fortes de barões da droga.

  5. Vamos lá ver é se ainda não se vem a descobrir que o gajo está é a “eliminar a concorrencia”, aproveitando o facto de ser presidente. 😉

RESPONDER

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …

Paris acordou repleto de cartazes que denunciam violência contra as mulheres

Um dos bairros de Paris acordou com cartazes, escritos em português, numa ação de rua contra a violência sobre as mulheres, uma iniciativa do movimento "Collages Feminicides", que tem feito este tipo de ações ilegais …

Ana Julia Quezada declarada culpada no caso da morte de Gabriel

Um júri popular considerou esta quinta-feira por unanimidade que Ana Julia Quezada é culpada de assassinar, com maldade (que segundo o código pena espanhol serve de agravante penal), Gabriel, o filho de oito anos do …

Burger King vai deixar de oferecer brinquedos de plástico nas refeições infantis

A cadeia de hambúrgueres Burger King no Reino Unido vai deixar completamente de usar plástico não biodegradável nos brinquedos que acompanham as refeições infantis. A decisão segue-se a uma petição pública lançada no site Change.org por …

Presidente veta “barrigas de aluguer”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta quinta-feira a alteração à lei relativa à procriação medicamente assistida, em consequência de o Tribunal Constitucional (TC) ter declarado inconstitucional duas normas do diploma. “Na sequência …