Presidente das Filipinas desafia o povo a matar toxicodependentes

Ryan Lim / Wikimedia

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, o polémico novo presidente das Filipinas, já tomou posse no cargo. E, numa das suas primeiras declarações, incita os filipinos a matar os toxicodependentes.

O advogado de 71 anos ganhou as eleições com um discurso polémico, assente na ideia de uma verdadeira guerra contra o crime que levou a polícia filipina a abater mais de 20 traficantes em duas semanas.

No dia em que tomou posse no cargo, nesta quinta-feira, 30 de Junho, Duterte manteve a tónica na luta contra os traficantes, mas também desafiou os filipinos a matarem os toxicodependentes.

“Se sabem de algum viciado, vão em frente e matem-no vocês mesmos, já que ter os seus pais a fazê-lo seria muito doloroso”, disse Duterte em declarações divulgadas pelo jornal inglês The Guardian.

O governante já tinha desafiado o povo, noutra ocasião, a matar traficantes prometendo-lhes “uma medalha”.

“Estes filhos de meretriz estão a destruir as nossas crianças. Aviso-vos, não se metam nisso, mesmo que sejam polícias, porque vou matá-los mesmo”, diz agora Duterte que tem insinuado que há agentes da autoridade envolvidos no tráfico de droga.

O seu discurso no palácio presidencial assentou ainda na luta contra a corrupção no governo e contra a criminalidade nas ruas.

Ex-presidente de Câmara de Davao durante duas décadas e defensor da pena de morte, em especial por enforcamento, há rumores de que Duterte esteja ligado aos esquadrões de morte de vigilantes que mataram mais de mil pessoas naquela cidade filipina.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …