Número de testes caiu 24% desde o início do desconfinamento

Mahmoud Khaled / EPA

O número médio de testes de diagnóstico de covid-19 realizados diariamente caiu 24% desde o início da reabertura da economia, a 4 de maio.

O número de testes de diagnóstico realizados diariamente em Portugal caiu desde o fim do estado de emergência. Segundo avança o Jornal de Negócios, mesmo assim, o país aumentou a taxa de testes positivos desde o início do desconfinamento.

Dado que a evolução do número diário de testes sofre várias oscilações, o diário usou médias móveis de sete dias (para cada dia, calculou a média dos sete dias anteriores), e conclui que na semana anterior a 17 de junho foram feitos 24% menos testes do que ao fim da primeira semana de reabertura.

O matutino refere ainda que se a comparação for feita com 18 de maio, quando o desconfinamento foi alargado à restauração e às creches, por exemplo, a quebra é ainda mais notória: 38%.

Neste momento, Portugal está a fazer uma média de um teste por cada mil habitantes, enquanto que a 18 de maio estava a fazer 1,5 testes por cada mil habitantes. O jornal questionou a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde, mas não responderam às perguntas sobre a tendência decrescente.

Citando o site gerido pela Universidade de Oxford, Our World In Data, o Negócios contraria o argumento usado pelo primeiro-ministro, António Costa, de que Portugal apresenta mais casos positivos porque realiza mais testes. Atualmente, por cada 100 testes, três são positivos, enquanto que a 4 de maio eram 1,9 e no final de maio 1,8.

Esta queda do número de testes contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere a manutenção da capacidade de testagem durante o alívio das restrições impostas, de forma a monitorizar os focos de contágio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump tem coisas a aprender com o Costa. Uma delas é manter a boca fechada. Em vez de anunciar que vai reduzir o número de testes atraindo as críticas de todo o mundo, redu-los pela calada e pronto, já está. O pior é que estas coisas acabam por vir a saber-se. Mas, como estamos no país dos bananas, não há problema, vamos lá a votar outra vez no cara podre que melhor mente.

RESPONDER

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …