Número de testes caiu 24% desde o início do desconfinamento

Mahmoud Khaled / EPA

O número médio de testes de diagnóstico de covid-19 realizados diariamente caiu 24% desde o início da reabertura da economia, a 4 de maio.

O número de testes de diagnóstico realizados diariamente em Portugal caiu desde o fim do estado de emergência. Segundo avança o Jornal de Negócios, mesmo assim, o país aumentou a taxa de testes positivos desde o início do desconfinamento.

Dado que a evolução do número diário de testes sofre várias oscilações, o diário usou médias móveis de sete dias (para cada dia, calculou a média dos sete dias anteriores), e conclui que na semana anterior a 17 de junho foram feitos 24% menos testes do que ao fim da primeira semana de reabertura.

O matutino refere ainda que se a comparação for feita com 18 de maio, quando o desconfinamento foi alargado à restauração e às creches, por exemplo, a quebra é ainda mais notória: 38%.

Neste momento, Portugal está a fazer uma média de um teste por cada mil habitantes, enquanto que a 18 de maio estava a fazer 1,5 testes por cada mil habitantes. O jornal questionou a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde, mas não responderam às perguntas sobre a tendência decrescente.

Citando o site gerido pela Universidade de Oxford, Our World In Data, o Negócios contraria o argumento usado pelo primeiro-ministro, António Costa, de que Portugal apresenta mais casos positivos porque realiza mais testes. Atualmente, por cada 100 testes, três são positivos, enquanto que a 4 de maio eram 1,9 e no final de maio 1,8.

Esta queda do número de testes contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere a manutenção da capacidade de testagem durante o alívio das restrições impostas, de forma a monitorizar os focos de contágio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump tem coisas a aprender com o Costa. Uma delas é manter a boca fechada. Em vez de anunciar que vai reduzir o número de testes atraindo as críticas de todo o mundo, redu-los pela calada e pronto, já está. O pior é que estas coisas acabam por vir a saber-se. Mas, como estamos no país dos bananas, não há problema, vamos lá a votar outra vez no cara podre que melhor mente.

RESPONDER

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrada e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …