Novos casos já começaram a aumentar nas faixas etárias que regressaram às escolas

Três semanas depois, já começam a ser detetados os efeitos da primeira fase do desconfinamento, iniciada a 15 de Março.

Em declarações ao Público, o investigador Carlos Antunes, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, frisa que as faixas etárias dos 0 aos 5 e dos 6 aos 12 anos são as únicas em que há um aumento da incidência, o que é uma consequência direta da reabertura das escolas para as crianças com estas idades.

O especialista explica que a situação não é preocupante, mas é preciso atuar depressa para parar as cadeias de transmissão e evitar recuar no desconfinamento.

Com dados facultados pela DGS, o investigador tem acompanhado a incidência a sete dias por 100 mil habitantes nas faixas etárias mais jovens para entender o impacto que o fecho e a abertura das escolas têm na evolução dos contágios.

De acordo com o professor, a 21 de Março já se observava uma subida da incidência na faixa dos 0 aos 5 anos, acompanhada pela faixa dos 6 aos 12 anos a partir de 26 de Março.

Os dois grupos, que regressaram às creches e escolas a 15 de Março, tiveram um aumento “significativo” da incidência a partir de dia 29 de Março. Este comportamento é contrário à tendência dos restantes grupos etários.

Carlos Antunes sublinha que os aumentos “não fazem disparar a incidência global”, pelo que considera que devem ser encarados com uma “preocupação relativa e moderada”.

“Não é preocupante. Só quando tivermos um aumento da incidência global e uma disseminação em todo o país é que é preocupante. Enquanto for centrado em alguns municípios e as medidas de saúde pública puderem atuar localmente para estagnar o aumento das cadeias de transmissão, é possível continuarmos na situação em que estamos”, considera.

De recordar que a primeira fase do desconfinamento abrangeu a reabertura das creches, jardins-de-infância e o regresso às aulas presenciais do 1.º ciclo a 15 de Março.

Ontem, foi a vez dos alunos de 2.º e 3.º ciclos regressarem às escolas, entre outras medidas previstas na calendarização quinzenal do Governo para o desconfinamento a conta-gotas.

Espera-se agora observar um aumento da incidência também no grupo etário dos 13 aos 17, que também poderá ter um aumento da incidência na fase que começa a 19 de Abril, caso a abertura do ensino secundário avance, remata o especialista.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como dizia o João Pinto, na sua imensa sabedoria: “estavamos à beira do precipício. Demos o paço em frente…”

  2. Normal (e óbvio)!…
    Só será novidade para malucos negacionistas (como aquele advogado que veio todo avariado do Brasil para ser juiz em Odemira e foi suspenso ao fim de poucos dias!), porque na cabeça deles, este vírus não existe!…

RESPONDER

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …