Nico Williams, um dos principais jogadores da seleção espanhola, atual campeã europeia, renovou por 10 anos com o Atheletic Bilbao. O jogador já era dado como certo no Barcelona, mas a estrela do Atheletic Club acabou por fazer uma escolha com o coração.
Além da renovação com o clube basco, por 10 anos, Nico vai ter um aumento salarial — e a cláusula de rescisão do jogador foi elevada em 50%, o que significa que quem quiser tirar Nico Wiliiams do Athletic Bilbao vai ter de pagar 96 milhões de euros.
No vídeo de divulgação da renovação, o jovem jogador, de 22 anos, aparece com a cabeça tapada por um capuz de uma camisola associada ao clube basco e perto de uma pintura feita em sua homenagem.
A ilustração foi criada em homenagem a Nico e ao irmão mais velho, Iñaki Williams, também ele jogador do Atheletic desde que começou a sua carreira no futebol.
Iñaki, agora com 31 anos, foi sempre um jogador importante para o clube, e mesmo que ao longo dos anos também tenham surgido rumores de possíveis transferências, nunca saiu do clube.
Nico usa tinta em spray para escrever no seu lado da homenagem “Win 2035“. Um gesto que parece simples, mas muito sentimental, uma vez que os próprios adeptos do Athletic tinham apagado a figura de Nico da pintura por duas vezes.
As duas vandalizações tiveram lugar na semana passada, após rumores que davam o jovem jogador como certo no clube da Catalunha terem saído nas redes sociais.
ℹ .
La dignidad de un club también se refleja en la coherencia con sus valores y en la manera en que se protege a los suyos. Por eso, quienes han borrado la imagen de Nico Williams del mural del… pic.twitter.com/2RczlDGyid
— Athletic Club (@AthleticClub) June 22, 2025
O que deixou grande parte dos adeptos indignados foram as declarações do ex-internacional português Deco, também antigo jogador do clube blaugrana e atual diretor-desportivo dos catalães.
“Tanto o Nico como outros jogadores mostraram vontade de vir. Sempre tivemos a ideia de ir buscar o Nico”, disse Deco.
Os rumores ganharam ainda mais força devido à ligação de Nico com o jovem craque do Barcelona, Lamine Yamal. Ao serviço da Espanha, Yamal e Nico vêm criando uma relação bastante amigável dentro e fora do campo.
Bilbao, além de uma casa, um amor
“Na hora de tomar decisões, para mim, o importante é ouvir o coração. Estou onde quero estar, com o meu povo. Esta é a minha casa“, diz Nico no decorrer do vídeo e já com a camisola do Athletic Club ao peito.
Lo que más pesa es el corazón ❤️#AthleticWIN #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/do1QvtqYbP
— Athletic Club (@AthleticClub) July 4, 2025
O Athletic é um clube especial, devido à sua tradição de contratar apenas jogadores bascos, que nasceram ou cresceram na região.
Uma tradição que, especialmente nos dias de hoje, já foi questionada, uma vez que os impressionantes valores do mercado atual e a grande variedade de jogadores e nacionalidades, façam da tradição um obstáculo a mais.
Porém, o clube sempre reiterou que, além de uma tradição, é algo que dá valor ao clube e faz com que as pessoas se sentam também elas parte do clube.
Outro clube da região basca que também tinha essa “regra” era o Real Sociedad. Contudo, ao contrário do Athletic, que a mantém até hoje, a Real Sociedad abandonou essa restrição em 1989, após contratar o irlandês John Aldridge.