Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas aconteceram ainda em três dias deste mês.

Segundo o Público, antes desta segunda-feira, os maiores picos registados foram também em dois dias deste mês, e ocorreram no dia 15 de outubro, em que o SNS24 atendeu 22.811 chamadas e no dia seguinte, a 16 de Outubro, em que foram atendidas 22.055 chamadas.

Contudo, e de acordo com as contas do jornal, março e setembro foram até agora os meses com mais chamadas atendidas, mas o organismo, espera que é “outubro seja o mês com o maior volume de chamadas atendidas”.

Os recordes foram alcançados dias depois de António Costa anunciar o regresso ao estado de calamidade, juntamente com medidas restritivas mais apertadas para controlar a evolução da pandemia.

No mesmo dia em que o primeiro-ministro falou sobre o novo estado do país, a Ministra da Saúde, Marta Temido, admitia que o número de novos casos poderia ascender em breve aos 3000 e adiantou que a linha SNS24 voltaria a poder prescrever testes à covid, para confirmação ao ou não da infeção, a partir desta semana – recorda o Público.

Depois desta informação, só na semana de 10 a 16 de outubro, o SNS24 ultrapassou a barreira das 20 mil chamadas diárias, ultrapassando as 130 mil chamadas nessa semana”. Ainda assim, “março foi o mês com mais atendimentos”, diz o jornal Público.

Segundo um balanço da Lusa, no mês passado, entre os dias 1 de Janeiro e 24 de Setembro, o SNS24 atendeu 1.906.644 chamadas, mais 840.844 em comparação com o período homólogo de 2019.

Ainda de acordo com o que noticia o Público, o número de chamadas atendidas pela linha gerida pelo Ministério da Saúde, ronda os 96%. Em média o tempo de espera para atendimento é, em regra, inferior a um minuto. No entanto, há períodos de picos ao longo do dia onde se pode registar uma alteração destes valores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.