Novo naufrágio no Mediterrâneo causa pelo menos 20 mortos

Vito Manzari / Wikimedia

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Pelo menos 20 pessoas morreram nesta segunda-feira no naufrágio de uma embarcação no Mediterrâneo com mais de 300 ocupantes, segundo uma das pessoas a bordo, que pediu ajuda a uma organização internacional quando o navio se estava a afundar.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse ter recebido um pedido de ajuda de uma embarcação que se estava a afundar no Mediterrâneo e que transportava mais de 300 pessoas.

O porta-voz da OIM Joel Millman referiu que o gabinete da organização em Roma recebeu o pedido de uma de três embarcações próximas que se encontravam em águas internacionais.

“O interlocutor disse que havia 300 pessoas na sua embarcação e que esta se estava a afundar (e) falou de mortes, 20 pelo menos”, escreveu um colega de Millman em Roma, Federico Soda, num correio eletrónico.

Soda disse que a organização contactou a guarda costeira e forneceu-lhe as coordenadas das embarcações. “Mas eles não têm os recursos para fazer esses salvamentos no momento”, adiantou.

Segundo a OIM, “os guarda-costeiros vão provavelmente tentar redirecionar navios comerciais” para o local onde o barco se está a afundar. Uma operação que não é fácil dado que, segundo a organização, alguns navios comerciais “não querem colaborar”.

O anúncio é feito horas antes da reunião dos ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia para discutirem a última tragédia no Mediterrâneo, no domingo, quando mais de 700 migrantes morreram num naufrágio.

Na semana passada, outros dois naufrágios de embarcações causaram cerca de 450 mortos, suscitando apelos para uma ação imediata.

De acordo com as tendências atuais, calcula-se que o total de 170.000 migrantes desembarcados no ano passado em Itália seja ultrapassado em 2015.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.