/

Navio português que socorreu migrantes poderá ter provocado o naufrágio

2

Vito Manzari / Wikimedia

Emigrantes clandestinos recolhidos em Lampedusa, Sicília

Emigrantes clandestinos recolhidos em Lampedusa, Sicília

O naufrágio ocorrido no domingo, no Mediterrâneo, de uma embarcação transportando cerca de 900 migrantes, poderá ter sido causado por uma onda provocada por um navio de bandeira portuguesa que acudiu em socorro, noticiou hoje a CNN.

Citando Carlotta Asami, porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que terá conversado com vários sobreviventes do naufrágio que provocou a morte a cerca de 800 migrantes, a cadeia de televisão norte-americana aponta como possível causa da tragédia um toque ou uma onda provocada pelo navio de bandeira portuguesa que foi em socorro da embarcação naufragada.

“Eles afirmam que houve uma altura em que eles [navio em socorro] estavam muito perto e, provavelmente, o que aconteceu foi que um grande navio provocou uma grande onda que poderá ter feito virar o barco“, declarou Asami, citada pela CNN.

A porta-voz do ACNUR disse ter falado com alguns dos sobreviventes do naufrágio quando estes chegaram a Catânia, em Itália.

As primeiras notícias do naufrágio, no entanto, davam conta de que quando a embarcação terá virado porque, o navio português se aproximou para a socorrer, os imigrantes “se olocaram todos do mesmo lado do barco, provocando o naufrágio“.

A estação norte-americana disse ter contactado os responsáveis pelo navio King Jacob, de bandeira portuguesa, mas sem êxito.

Baseando-se nos depoimentos dos sobreviventes, a responsável do ACNUR classificou como “credível” a informação de que estavam a bordo entre 800 e 850 pessoas no momento em que a embarcação naufragou cerca de 70 milhas a norte da costa Líbia.

As anteriores estimativas apontavam para a possibilidade de a embarcação transportar entre 700 e 950 imigrantes.

As autoridades italianas, que coordenaram as operações de resgate, confirmaram 28 sobreviventes e 24 cadáveres. Os sobreviventes terão sido todos salvos pela embarcação de bandeira portuguesa.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. Bem me parecia que estavam no local errado! A 1ª notícia dada sobre este caso informava que o navio português deu o alerta! Pudera! Foi o causador da tragédia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.